Monza é Monza
Enviado: 18 Jul 2018, 19:21
Olá pessoal
Meu Monza está parado na garagem desde o início do ano, pois, como já comentei aqui, surgiu um ruído desagradável no motor, que parecia ser correia frouxa, mas que, após troca de correia e tensionamento correto, continuou.
Cheguei a comprar uma bomba d'água nova, para substituir a que está lá, mas precisei parar com tudo, pois em meados de janeiro fiz uma cirurgia, seguida de radioterapia, que durou alguns meses.
Durante esses meses todos utilizei, para idas e vindas do hospital, etc, meu Uno Way 2012, que ficava com minha filha e ela me devolveu por não ter onde guardar o carro e não precisar dele.
Nesse tempo todo eu dava partida no motor do Monza semanalmente, até ele aquecer, mas sem tirar o mesmo do lugar. Às vezes movimentava o carro para frente ou para trás, para evitar deformação nos pneus e outros problemas, como colar a embreagem, coisa que aconteceu duas vezes.
Acontece que a gasolina acabou, além do mofo ter impestiado o carro.
Resolvi então sair com ele até o posto de combustível e deixar ele no sol um pouco.
Caramba!
Eu até havia me esquecido de como é dirigir um Monza. Estranhei a marcha-à-ré, que no Way é para trás, com a alavanca para a direita.
Gente, esse carro anda muito e é muuuuuito macio e gostoso de dirigir!!!
Até me empolguei e andei um pouco mais, perdi até o medo daquele barulhinho chato que ele continua fazendo.
É isso. Para eu andar num dessas carrinhos modernosos e esquecer do Monza vai ter de ser um carrinho muito bom.
Estou pensando em trocar o Way por um Ford Ka Freestyle.
Não é pelos penduricalhos dele, mas pelo motor de 137 CV, a transmissão automática de 6 marchas, o controle de tração, o controle anti capotagem, o abs, os 6 airbags, a câmera de ré com sensor traseiro, a tela multimídia, os comandos de rádio, telefone, etc, no volante...
Já li que mesmo com esses 137 CV sua aceleração de 0 a 100 não ganha do Monza. Mas li também que tem bom torque em baixas rotações, coisa boa para esse trânsito cheio de semáforos e anda e para.
Eu sempre quis ter um carro automático, e como não sei qtos anos mais vou viver (a coisa não anda boa pro meu lado), acho que vou jogar fora minhas economias (o carrinho é caro!) para satisfazer um gosto. Li que a caixa automática dele não precisa trocar o óleo nunca e a correia dentada banhada a óleo dura o tempo de vida do motor, mais de 250 mil Km. Não sei se vou durar isso tudo.
Não sei se depois disso o Monza vai perder prestígio aqui em casa.
Abs
Meu Monza está parado na garagem desde o início do ano, pois, como já comentei aqui, surgiu um ruído desagradável no motor, que parecia ser correia frouxa, mas que, após troca de correia e tensionamento correto, continuou.
Cheguei a comprar uma bomba d'água nova, para substituir a que está lá, mas precisei parar com tudo, pois em meados de janeiro fiz uma cirurgia, seguida de radioterapia, que durou alguns meses.
Durante esses meses todos utilizei, para idas e vindas do hospital, etc, meu Uno Way 2012, que ficava com minha filha e ela me devolveu por não ter onde guardar o carro e não precisar dele.
Nesse tempo todo eu dava partida no motor do Monza semanalmente, até ele aquecer, mas sem tirar o mesmo do lugar. Às vezes movimentava o carro para frente ou para trás, para evitar deformação nos pneus e outros problemas, como colar a embreagem, coisa que aconteceu duas vezes.
Acontece que a gasolina acabou, além do mofo ter impestiado o carro.
Resolvi então sair com ele até o posto de combustível e deixar ele no sol um pouco.
Caramba!
Eu até havia me esquecido de como é dirigir um Monza. Estranhei a marcha-à-ré, que no Way é para trás, com a alavanca para a direita.
Gente, esse carro anda muito e é muuuuuito macio e gostoso de dirigir!!!
Até me empolguei e andei um pouco mais, perdi até o medo daquele barulhinho chato que ele continua fazendo.
É isso. Para eu andar num dessas carrinhos modernosos e esquecer do Monza vai ter de ser um carrinho muito bom.
Estou pensando em trocar o Way por um Ford Ka Freestyle.
Não é pelos penduricalhos dele, mas pelo motor de 137 CV, a transmissão automática de 6 marchas, o controle de tração, o controle anti capotagem, o abs, os 6 airbags, a câmera de ré com sensor traseiro, a tela multimídia, os comandos de rádio, telefone, etc, no volante...
Já li que mesmo com esses 137 CV sua aceleração de 0 a 100 não ganha do Monza. Mas li também que tem bom torque em baixas rotações, coisa boa para esse trânsito cheio de semáforos e anda e para.
Eu sempre quis ter um carro automático, e como não sei qtos anos mais vou viver (a coisa não anda boa pro meu lado), acho que vou jogar fora minhas economias (o carrinho é caro!) para satisfazer um gosto. Li que a caixa automática dele não precisa trocar o óleo nunca e a correia dentada banhada a óleo dura o tempo de vida do motor, mais de 250 mil Km. Não sei se vou durar isso tudo.
Não sei se depois disso o Monza vai perder prestígio aqui em casa.
Abs