Monza é Monza

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza é Monza

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal

Meu Monza está parado na garagem desde o início do ano, pois, como já comentei aqui, surgiu um ruído desagradável no motor, que parecia ser correia frouxa, mas que, após troca de correia e tensionamento correto, continuou.
Cheguei a comprar uma bomba d'água nova, para substituir a que está lá, mas precisei parar com tudo, pois em meados de janeiro fiz uma cirurgia, seguida de radioterapia, que durou alguns meses.
Durante esses meses todos utilizei, para idas e vindas do hospital, etc, meu Uno Way 2012, que ficava com minha filha e ela me devolveu por não ter onde guardar o carro e não precisar dele.
Nesse tempo todo eu dava partida no motor do Monza semanalmente, até ele aquecer, mas sem tirar o mesmo do lugar. Às vezes movimentava o carro para frente ou para trás, para evitar deformação nos pneus e outros problemas, como colar a embreagem, coisa que aconteceu duas vezes.
Acontece que a gasolina acabou, além do mofo ter impestiado o carro.
Resolvi então sair com ele até o posto de combustível e deixar ele no sol um pouco.
Caramba!
Eu até havia me esquecido de como é dirigir um Monza. Estranhei a marcha-à-ré, que no Way é para trás, com a alavanca para a direita.
Gente, esse carro anda muito e é muuuuuito macio e gostoso de dirigir!!!
Até me empolguei e andei um pouco mais, perdi até o medo daquele barulhinho chato que ele continua fazendo.
É isso. Para eu andar num dessas carrinhos modernosos e esquecer do Monza vai ter de ser um carrinho muito bom.
Estou pensando em trocar o Way por um Ford Ka Freestyle.
Não é pelos penduricalhos dele, mas pelo motor de 137 CV, a transmissão automática de 6 marchas, o controle de tração, o controle anti capotagem, o abs, os 6 airbags, a câmera de ré com sensor traseiro, a tela multimídia, os comandos de rádio, telefone, etc, no volante...
Já li que mesmo com esses 137 CV sua aceleração de 0 a 100 não ganha do Monza. Mas li também que tem bom torque em baixas rotações, coisa boa para esse trânsito cheio de semáforos e anda e para.
Eu sempre quis ter um carro automático, e como não sei qtos anos mais vou viver (a coisa não anda boa pro meu lado), acho que vou jogar fora minhas economias (o carrinho é caro!) para satisfazer um gosto. Li que a caixa automática dele não precisa trocar o óleo nunca e a correia dentada banhada a óleo dura o tempo de vida do motor, mais de 250 mil Km. Não sei se vou durar isso tudo.
Não sei se depois disso o Monza vai perder prestígio aqui em casa.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 18 Jul 2018, 21:16, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza é Monza

Mensagem não lida por tyo »

Realmente é muito bom mesmo dirigir um monza! Tenho uma spin automatica e eu gosto bastante desse tipo de cambio embora sinta falta de ter o comando da embreagem.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza é Monza

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tyo

O câmbio automático do Ka, além de ter 6 marchas, permite troca manual por um botão na alavanca (não sei para que isso, já que eu quero câmbio automático justamente para não ter de ficar mudando marcha) e uma posição SPORT, onde o câmbio atua de maneira mais agressiva, esticando mais as marchas. Li também que o câmbio, por ser eletronicamente controlado, adapta-se ao modo de dirigir do motorista.

Mas sobre gastar uma grana nesse carro, que ainda ninguém viu nas ruas, ainda vou pensar muito.
Além do preço do carro, tenho de pensar também no maldito IPVA e no seguro. Não dá nem pra imaginar rodar nas ruas do Rio de Janeiro sem um seguro num carro caro assim.
Se bem que o ideal seria um carro blindado, pois não se contentam em roubar só, muitas vezes matam.
Minha mulher não quer que eu compre um carro caro justamente para não ser alvo desses bandidos.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza é Monza

Mensagem não lida por tyo »

ai no Rio o negocio é feio mesmo nessa questão da bandidagem.A spin também tem esse botão na alavanca eu uso muito pouco mas já usei.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza é Monza

Mensagem não lida por 500EF »

Luiz,

Nesta faixa de preços, eu daria uma voltinha no polo tsi comfortline também, só para formar uma opinião e para ter uma referência na hora de decidir pela compra. ;)

Quanto aos problemas de saúde que está enfrentando, espero que no fim seja só um grande susto e que tudo dê certo aí. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder