Cabeçote para Vectra 2.2 8v ano 1998 (existe?)

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
ase-le
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jun 2018, 03:27
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Cabeçote para Vectra 2.2 8v ano 1998 (existe?)

Mensagem não lida por ase-le »

Olá pessoal, como podem ver pelo título, meu carro não é um Monza, mas só aqui neste fórum que eu vi um pessoal com mais conhecimento sobre o assunto, por isso me cadastrei aqui pra ver se alguém pode me ajudar. Vamos lá: pessoal, fiz um burrada enorme, desmontei TODA a parte da frente do meu carro (motor, suspensão, freio, etc.) em casa, pra fazer tudo que precisa ser feito, pois não aguentava mais pagar pra "mecânicos" fazerem serviço porco no carro e nunca ficar bom. Ia levar o motor pra retífica e montar eu mesmo, o problema é que o cabeçote está trincado entre as sedes de válvulas de três das quatro câmaras e já está na altura mínima, ou seja, praticamente condenado. De acordo com o catálogo Chevrolet, estes são os códigos compatíveis com o meu motor (2.2, 8v): 93226500, 93226501, 93380942, 93380943. Fiz uma busca na internet pra ver se achava novo, mas no ÚNICO lugar que achei me pediram R$ 3.500, aí não dá!!! Até achei usado retificado, mas vendo a peça por fotos fica complicado! Agora vem as dúvidas: no meu cabeçote está marcado 2.0E e um código R 90400095. Esse código nem consta no catálogo da Chevrolet! No catálogo consta para o motor 2.0 do Vectra e para o motor 2.4 da S10 o código 93369529 e esse acha fácil na net, mas perguntei pro vendedor e ele disse que não é compatível com o 2.2!!! Ora, como um cabeçote serve pro 2.0, pro 2.4 e não serve pro 2.2 que está entre esses dois?! Por quê um cabeçote é compartilhado entre mais de um carro e mais de um motor e SÓ o 2.2 tem um cabeçote específico só pra ele? Qual seria a diferença do cabeçote do 2.2 para os outros? E sobre o cabeçote roletado, posso colocar no meu motor, já que está difícil até de achar um substituto sem ser roletado? Se sim, qual seria o cabeçote (código GM) e quais seriam as adaptações? Devo mante a gaiola e a polia? E qual óleo usar?

Peço desculpas por tantas perguntas, mas é que estou desesperado, pois tenho só 15 dias pra fazer o serviço e estou empacado nesse cabeçote!!

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote para Vectra 2.2 8v ano 1998 (existe?)

Mensagem não lida por 500EF »

Posso estar enganado, mas até onde eu sei, os 2.0E sao intercambiaveis em todos os familia 2 8v.

Nos 16v o cabecote do 2.0 e 2.2 tambem sao iguais.

O que pode mudar é o perfil do comando. Entao, se olhar o codigo do cabecote completo, vai ser diferente mesmo.

Se tiver duvida, leve sua junta de cabeçote velha na loja quando for comprar e coloque no cabeçote. Verá que tudo deve casar certinho.

E sobre os "roletados", temos topicos de monzas com ele aqui no forum. Dê uma pesquisada. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
ase-le
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jun 2018, 03:27
Cidade: Serrana
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Cabeçote para Vectra 2.2 8v ano 1998 (existe?)

Mensagem não lida por ase-le »

Realmente eu vi em alguns lugares na net dizendo que eles são intercambiáveis, mas quando ligo nas concessionárias, lojas de peças da Chevrolet ou vendedores do ML, dizem que não serve o do 2.0 no 2.2 (mas serve no 2.4). O estranho é que eu não acho em nenhum lugar o cabeçote para Vectra 2.2. Até achei um no ML por R$ 2.500, idêntico ao que estava no carro, inclusive com o mesmo código que tem gravado no meu (90400095) mas mesmo eu dizendo isso pro vendedor ele disse que não serve!!! Já estou ficando louco com isso!

Sobre os códigos que informei, eles se referem ao cabeçote com válvulas e sem válvulas, mas sem o comando. Sobre a junta eu acredito que casa pois todos os cabeçotes que vi pela net são idênticos ao meu (dutos, canais de óleo e água, câmaras), mas sempre anunciados como "pra 2.0 e 2.4" e quando pergunto dizem que não serve pro 2.2! Será que tem a ver com o duto da válvula EGR, que tem no 2.2 e não no 2.0? Vi um vídeo no Youtube de um cara dizendo que os cabeçotes são intercambiáveis, mas que em alguns esse duto é fechado e em outros não. O do meu carro, se olhar através deste duto é possível ver do outro lado. Será que é essa a diferença entre estes cabeçotes?
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote para Vectra 2.2 8v ano 1998 (existe?)

Mensagem não lida por 500EF »

O jeito mais facil de descobrir é sair em campo e ver um pessoalmente na loja, como recomendei... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder