Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Coletor encharcando, em geral é sintoma de problemas com módulo HEI.
Mas antes de trocar peças é bom verificar o funcionamento do sensor de temperatura CTS e se possível também do sensor MAP.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Obrigado pela resposta Carlos.

Então quando giro a chave só pra acionar a bomba, a mesma fica ligada direto e o bico pulsando, nenhum dos dois desliga. Já viu algum problema assim que fosse algo diferente do módulo HEI?

Consegui com uma seringa sugar bastante etanol que ficou no coletor, saiu uns 200 ml. Tentei puxar dos cilindros pelas velas e não saiu nada, só deu pra ver que estava molhado.

Vou trocar o óleo também antes de tentar ligar. Mas antes vou procurar o tópico de como testar o HEI com multímetro. Eu tenho o original ainda, que acho que está bom, vou colocar ele no lugar em vez de comprar um novo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

LeoStrop escreveu: 24 Jun 2019, 17:41 Obrigado pela resposta Carlos.

Então quando giro a chave só pra acionar a bomba, a mesma fica ligada direto e o bico pulsando, nenhum dos dois desliga. Já viu algum problema assim que fosse algo diferente do módulo HEI?
Sim, já vi muito módulo HEI com esse sintoma.

O HEI acaba enviando ruídos para UCE, e ela interpreta como sinal de rotação do motor e libera tudo para funcionar, só que o motor está parado, rs!
O teste é simples, desliga o HEI e verifica se o sintoma de encharcar o TBI com bico pulsando some.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Bem isso mesmo Carlos!

Poxa eu acabei indo na afobação e já tirei o distribuidor do lugar pra testar o HEI. Dá pra saber se ele está com defeito fazendo aquele teste com multímetro? Vou pegar o original e esse Delphi atual e comparar os valores. Tomara que o original GM esteja bom!

Pior que fiz uma viagem de 560km e o carro tava perfeito, veio fazendo 9,1 km/l na estrada. Ainda bem que ele só quebra em casa
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Nem sempre um teste estático dá para dizer que o equipamento eletrônico está bom ou ruim. Alguns defeitos acontecem com o equipamento energizado. A não ser que houver curto ou circuito aberto. De qualquer forma não acho esse teste estático confiável.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Verdade.

Fiz baseado neste tópico: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... lo#p373471

E só o pino 6 do original GM que estava fora do padrão (0,46 e não próximo de 1K). Já o Delphi (que retirei agora do carro pelo suposto problema), marca bem diferente nos pinos 1 2 e 3, ou seja parece que está ruim mesmo.

Só que vendo este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=O9XoCMLkLbk , aos 2 min, ele diz que pra testar o transistor , colocando as pontas de prova no negativo e positivo (pino 6), e de acordo com o funcionamento do transistor ele deve passar de um lado e não de outro. O problema que o original que eu esperava estar bom, deixa passar pros dois lados, então já não sei se ele vai estar bom. Já o Delphi não passa.

O negócio e colocar no carro e testar.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu não sei a configuração do transistor do módulo HEI. Existem vários tipos de transistores, comum, comum com diodo entre coletor e emissor, comum com diodo entre base e emissor, Fet, MOSFET, BJT/BGT... Cada transistor tem sua particularidade na sua medição, alguns desses não tem medição confiável, a não ser que esteja em curto... Por isso seria bom saber qual o código do transistor e verificar no seu datasheet qual a sua configuração.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Obrigado pela ajuda Carlos.

Vai ser difícil pegar esses valores. Vou colocar o original e torcer pra que esteja bom.

Você acha que quando eu for ligar, seria melhor tentar ligar sem o bico funcionando pra sair o excesso de combustível? Ou girar o motor sem as velas no lugar? Já deixei sem as velas pra evaporar o máximo possível até amanhã. Vou trocar o óleo antes de tentar ligar também pois sei que foi combustível pra lá.
Responder