Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo

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Luiz Carlos (Rio)
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Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Acompanho, como todo ex profissional da área de mecânica, a evolução dos veículos e dos motores.

Ultimamente têm surgido motores de 3 cilindros, anunciados como evolução dos motores com 4 cilindros, motores que constituem a maioria dos motores existentes no mundo. Tirando os 8 cilindros que os americanos adoram e os 6 cilindros. Esses dois últimos mais raros, principalmente por causa do custo mais alto e do maior consumo de combustível.
Pode ser novidade para os tempos atuais, mas eu já tive, quase 50 anos atrás, um carro com motor de 3 cilindros e 1 litro de cilindrada.
Esse motor, aliás, também tinha 3 bobinas, uma para cada cilindro, coisa anunciada também como novidade.

O Fiat Mobi e também o Uno Way usam motor de 3 cilindros.
O Up da Volkswagem também usa.
O Ka idem.

Agora, no ano passado, a Ford lançou o primeiro, segundo ela, motor 1.5 litro com 3 cilindros. E dias atrás anunciou o início de fabricação desses motores na fábrica da Ford em Taubaté. Até então o motor era importado da Índia e equipa o SUV da Ford.
Pelo que andei lendo e vendo em vídeos na internet, o motor, de fato, tem muitas coisas interessantes. Algumas já existem no motor que equipa alguns carros do referido fabricante, mas outras são inéditas. Vou enumerar aqui as principais:

1- correia dentada embebida em óleo. Segundo diz a Ford, dura 240 mil Km. Isso já existe no motor de 4 cilindros da mesma fábrica. É mais silenciosa que a corrente que a Ford usou durante muitos anos.
2- bobinas individuais, uma para cada cilindro. O posicionamento delas, diretamente sobre as velas, elimina a necessidade de cabos de vela. O motor do Up também usa esse recurso.
3- Eliminação do tanquinho de gasolina para partida a frio. O etanol é pré aquecido (isso até Monza tem) e o sistema de ignição tem um recurso que possibilita centelhas múltiplas na partida.
4- O coletor de escape é incorporado ao cabeçote, possibilitando melhor aproveitamento do catalizador, que pode ficar mais perto da saída do escape.
5- O motor é todo de alumínio, cabeçote, bloco, pré carter, etc. Mais leve e melhor dissipação de calor, segundo eles.
6- A pressão do óleo é variável, só fornece pressão total em altas rotações, com isso diminuindo a perda de potência em baixas rotações.
7- O motor possui um eixo balanceiro, nome que eles deram a um eixo adicional destinado a eliminar vibrações do motor.
8- O girabrequim é deslocado para um lado, diminuindo o atrito entre pistões e camisas. Não entendi como isso funciona em teoria, mas acredito que melhore alguma coisa.
9- Comandos de válvulas variáveis. O comando é duplo (o motor do Up também é) mas a novidade é que o avanço e retardo das válvulas de admissão e escape são independentes. Ah, são 4 válvulas por cilindro, duas de admissão e duas de escape. Os balancins são roletados.
10- O posicionamento das velas, na vertical sobre cada cilindro, possibilita melhor combustão. Meu DKW Sedan S 1967 também tinha as velas nessa posição. :)
Fiquei decepcionado com o consumo de combustível em estrada anunciado: 13,8 Km/l. Devem usar um método diferente para aferir isso, pois meu antigo Monza fazia 13 Km/l com 5 pessoas a bordo, bagagem considerável e ar condicionado ligado o tempo todo.
Decepcionou-me também o fato desse novo motor só equipar o Ford Ecosport, carro caro e que não me agrada. Um Ka Sedan com esse motor até que atrairia minha cobiça. :)
Ah, não informam a potência, mas li em algum lugar que é 137 CV, abastecido com etanol, e um pouco menos que isso na gasolina. Segundo gráficos da Ford, esse novo motor é bem mais eficiente que o motor Sigma 1.6 que equipa alguns carros desse fabricante, e apresenta maior potência (ou torque) em rotações mais baixas, ideal para o trânsito da cidade.

Eu compraria um Ka com esse motor, mas como segundo carro, claro. O Monza continua rei aqui em casa, apesar de estar parado há meses e minha mulher volta e meia dizer que eu deveria vendê-lo, pois vive parado. :)

https://youtu.be/Pt4SrvbQQ8Y

Abs
Luiz Carlos
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Gilmar Martins
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Re: Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Gostei das explicações.
De fato sr Luiz, pode ter muitas vantagens, mas realmente é decepcionante o consumo de combustível (se estiver correto). Meu Monza MPFI faz isso na estrada. Também meu Vectra (97) GLS 2.0 MPFI chega a fazer 14 km/l em condições de trânsito bom.
Só se haveria vantagem em melhorar o rendimento na questão de emissão de gases poluentes.
A tecnologia terá que ser muito boa mesmo para evitar trepidações.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
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500EF
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Re: Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo

Mensagem não lida por 500EF »

Você fez uma boa análise da parte técnica do "novo" motor.

Eu costumo acrescentar que se eu fosse dono de montadora, só ia querer que fabricassem carros com 3 cilindros (ou 2, ou 1... hehehe). Pense que não existe desconto no preço (que aliás sempre aumenta, mesmo nas crises), mas a cada 3 carros que saírem da linha de produção, o motor do quarto sai de graça para a fábrica.

Em temos de custo, é como se você passasse uma serra em 3 motores de 4 cilindros, tirando 1 cilindro de cada. E depois de 3 carros montados, você juntasse as partes serradas e fizesse um motor 3 cilindros de graça (pistão, biela, pedaço dos comandos e do virabrequim, válvulas, bico injetor, cabeçote, bloco... simplesmente tudo!).

Obviamente, eles alegam que esta redução de custo é compensada pelo uso de tecnologias mais modernas (variadores de comando, injeção direta, etc).

Eu vejo este argumento com muita desconfiança, mas tudo bem... hehehe

Sobre o Ka, claro que nada é confirmado pela Ford oficialmente ainda. Mas as mídias especializadas tupiniquins dão conta de que o novo 1.5 3 cilindros virá na versão Freestyle.

"Outra informação relevante é que o eficiente motor tricilíndrico, capaz de entregar até 137 cv com etanol, também será utilizado pelo Ka FreeStyle."
Fonte: https://www.autoo.com.br/ford-nacionali ... utomatico/

Sobre o consumo, tem que ver em que condições ele foi medido. Mas, de cara posso dizer que o ecosport é pelo menos uns 150 kg mais pesado e provavelmente tem a aerodinâmica (digo a área frontal e não o coeficiente) não muito boa, pelo estilo "SUVinho". E se foi uma unidade com câmbio automático, piora mais a média também (mais perdas na transmissão). ;)
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José Leal
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Re: Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo

Mensagem não lida por José Leal »

Chegando tarde, mas vamos lá. Esse virabrequim deslocado deve ser igual ao do motor AP, que tem o bloco "torto". Eu acho que a vantagem está no fato da biela estar em 90° com a cabeça do pistão no tempo de combustão (e da admissão, claro). Num motor "normal", nos tempos citados, a biela estaria inclinada em relação ao plano da cabeça do pistão.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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