Página 1 de 1

Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?

Enviado: 15 Abr 2018, 07:34
por Gustavo Linhares
Ola familia Monza!
Eu tenho um Monza 2.0 93 EFI e quero trocar o comando por um de duração um pouco maior, dar uma "taxada" leve só pra ajudar a queima dessa gasolina de hoje. Fazer um escape 4x1 com abafador e um coletor de admissão melhor. Quero só deixar o Monza fica mais solto e, se ele ganhar uns 10cv já esta bom. Minha dúvidas é: Eu preciso mexer no módulo... Eu preciso reprogramar a IE original ou colocar uma injeção programável por causa dessas mudanças de taxa e do comando?

Desde ja agradeco

Obrigado !

Re: Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?

Enviado: 15 Abr 2018, 12:35
por tyo
eu não entendo muito de preparação mas creio que sim pois se as valvulas vão ficar mais tempo abertas vai ter que entrar mais ar/combustível.

Re: Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?

Enviado: 16 Abr 2018, 21:02
por Gustavo Linhares
Vamos dizer q eu só troque a polia por uma regulavel e adiante o ponto, a injecao nao se adaptaria ?

Re: Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?

Enviado: 17 Abr 2018, 08:42
por 500EF
Não! Ela nem vai "saber" o que está acontecendo.

E eu não vejo motivo para mexer no enquadramento do comando original.

Eu já usei polia regulável em motor GM com cabeçote muito rebaixado, mas o objetivo era justamente retornar o comando ao enquadramento original.

Em qualquer posição que eu deixava o comando, para lá ou para cá, só piorava.

Além disso, mudando a posição do comando em relação ao virabrequim você também altera a curva de avanço de ignição (o distribuidor vai junto).

Tenha cuidado aí...

Re: Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?

Enviado: 17 Abr 2018, 22:34
por Gustavo Linhares
Sim entendi; eu pensava na polia regulavel porque vi topicos aqui q falava na ideia de te um motor com mais torque em baixa, na verdade minha intenção era aumenta a taxa pra te uma compressao maior, ja que em 1991 a nossa gasolina nao tinha 27% de alcool, era menos, entao a ideia é te uma queima melhor uma saida de escape melhor e por concequencia ter um pouco mais de potencia

A minha duvida cruel é se vamos supor eu taxasse o cabecote ( pra 10: ... alguma coisa) e colocasse por exemplo um comando de graduacao maior, eu teria q muda algo na injecao ?! Ou eu posso usa a injecao EFI pra essas mudancas leve ?

Re: Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?

Enviado: 18 Abr 2018, 08:14
por 500EF
Não dá para saber. Só fazendo para ver no que vai dar.

Agora, usar um comando com mais duração vai contra a vontade de jogar mais torque para baixas rpm.

E tentar corrigir isso usando uma polia variável para trazer de volta o torque para baixo me parece um paradoxo do tipo cavar um buraco para tentar tampar o outro que você mesmo decidiu abrir desnecessariamente.

Mas a idéia da taxa é boa.

Não sei se justifica o gasto de abrir o motor só para subir de 9,2 para 10,x:1, mas aí é com você (a menos que já precise mesmo tirar para revisar de qualquer forma).

Só tenha certeza que a saúde da parte de baixo do motor está em dia.

Ou então, espere para quando for fazer o motor inteiro (ou trocar por outro mais moderno, como os 2.0 flex de astra/vectra) para então fazer algo que realmente valha a pena. ;)

Re: Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?

Enviado: 18 Abr 2018, 19:21
por Gustavo Linhares
Verdade 500F melhor guarda dinheiro e faze alguma coisa descente kkkk

Vlw pela ajuda

Re: Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?

Enviado: 05 Jul 2018, 16:20
por Anderson Monzeiro
Cara até da pra vc fazer um comando com maior duraçao ETC... e ainda existe remap pra esse tipo de injeçao... mas tenha em mente que é caro hoje em dia o melhor custo beneficio é o Turbo.. vc compra um kit ai com uma Turbina 48/50 e coloca pra rodar se preferir a gasolina da pra rodar ai com seus 0,7kg sem precisar de bico extra.. apenas coloque um dosador HPI e vc tera um motor esperto e duravel e com mais potencia desejada do que com a receita que vc citou.

Forte abraço