Ar condicionado
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Re: Ar condicionado
Preciso saber quantia de gás que utiliza no sistema quando está vazio... Motivo... Dois furos no mangote...
Pretendo por para funcionar novamente o AC do Monza tubarão...
Mas o eletricista encontrou umas dificuldades no sistema de ventilação.
Por ser sistema vácuo.
Mas preciso saber quanto de gás usar... Sistema original do Classic 92
Pretendo por para funcionar novamente o AC do Monza tubarão...
Mas o eletricista encontrou umas dificuldades no sistema de ventilação.
Por ser sistema vácuo.
Mas preciso saber quanto de gás usar... Sistema original do Classic 92
- Carlos A. Freire
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Re: Ar condicionado
Quem faz a reposição do gás de ar condicionado são as empresas que trabalham com ar condicionado automotivo. Eles sabem quanto deve ser.
Também há uma etiqueta com o nome do gás, que no caso do Monza até 95 é o R-12 e não é mais permitido a venda desse gás no Brasil, localizada na carcaça da ventoinha de ventilação interna, fixada na parede corta fogo, atrás do alternador.
Se for utilizar o gás original do seu Monza, siga as instruções da etiqueta. Se for colocar outro gás, vai depender de qual utilizar.
O Monza 96 que vem com gás R-134a de fábrica, tem a capacidade de 700g de gás refrigerante.
Abs,
Carlos Freire
Também há uma etiqueta com o nome do gás, que no caso do Monza até 95 é o R-12 e não é mais permitido a venda desse gás no Brasil, localizada na carcaça da ventoinha de ventilação interna, fixada na parede corta fogo, atrás do alternador.
Se for utilizar o gás original do seu Monza, siga as instruções da etiqueta. Se for colocar outro gás, vai depender de qual utilizar.
O Monza 96 que vem com gás R-134a de fábrica, tem a capacidade de 700g de gás refrigerante.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ar condicionado
Fábio
Como disse o Carlos Freire, a fabricação e comercalização do gás R-12 está proibida. Só é permitido o uso de gás reciclado, coisa difícil de conseguir.
Mas, como em tudo no Brasil, existe gente que importa ilegalmente esse gás.
Você tem duas opções para colocar de novo em funcionamento o ar condicionado do seu Monza de maneira legal:
1-Fazendo a conversão do sistema para o gás R-134a, conversão essa que exige algumas mudanças, como substituição de guarnições e acumulador. Algumas oficinas garantem que não precisa fazer mais nada, mas você é que pagará para ver. Ah, um reparador me disse que é necessário substituir o selo do compressor. Não sei se procede.
2-Usando um gás substituto, constituído de uma mistura de R-134 com outros gases. Essa mistura, justamente por ser uma mistura, não é totalmente estável e pode dar alguns problemas. Por outro lado, quase nenhum reparador conhece a mistura mais nova, o Freon MO49 Plus (R-437a).
Eu estou com meu Monza sem ar condicionado há anos justamente por não ter chegado a uma conclusão a respeito do que fazer.
De qualquer modo, antes de colocar o novo gás, o sistema tem de ser limpo com um gás próprio, deve ser retirado qualquer vestígio do gás antigo, bem como do óleo lubrificante do sistema, antes de injetar o novo gás. Principalmente se for usar o R-134a, pois o óleo usado com ele não é compatível com o óleo do R-12. Já o O49 aceita ambos os tipos de óleo.
Detalhes do novo óleo substituto aqui:
https://www.chemours.com/Refrigerants/p ... 49_br.html
Abs
Como disse o Carlos Freire, a fabricação e comercalização do gás R-12 está proibida. Só é permitido o uso de gás reciclado, coisa difícil de conseguir.
Mas, como em tudo no Brasil, existe gente que importa ilegalmente esse gás.
Você tem duas opções para colocar de novo em funcionamento o ar condicionado do seu Monza de maneira legal:
1-Fazendo a conversão do sistema para o gás R-134a, conversão essa que exige algumas mudanças, como substituição de guarnições e acumulador. Algumas oficinas garantem que não precisa fazer mais nada, mas você é que pagará para ver. Ah, um reparador me disse que é necessário substituir o selo do compressor. Não sei se procede.
2-Usando um gás substituto, constituído de uma mistura de R-134 com outros gases. Essa mistura, justamente por ser uma mistura, não é totalmente estável e pode dar alguns problemas. Por outro lado, quase nenhum reparador conhece a mistura mais nova, o Freon MO49 Plus (R-437a).
Eu estou com meu Monza sem ar condicionado há anos justamente por não ter chegado a uma conclusão a respeito do que fazer.
De qualquer modo, antes de colocar o novo gás, o sistema tem de ser limpo com um gás próprio, deve ser retirado qualquer vestígio do gás antigo, bem como do óleo lubrificante do sistema, antes de injetar o novo gás. Principalmente se for usar o R-134a, pois o óleo usado com ele não é compatível com o óleo do R-12. Já o O49 aceita ambos os tipos de óleo.
Detalhes do novo óleo substituto aqui:
https://www.chemours.com/Refrigerants/p ... 49_br.html
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Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Ar condicionado
O Luiz Carlos está certo. No meu Monza eu limpei o sistema com gás 141B. Pra ficar um serviço bem feito, desmonta o compressor, limpa com o gás (que está na forma líquida). Troca o selo e os anéis o´rings do corpo do compressor. Aproveita e verifica o rolamento da polia. Coloca óleo PAG 46, em torno de 180 ml. Tem que fazer vácuo no sistema com pelo menos 550 mmHg. Coloca 900g de gás r134a. Observa a pressão de alta do sistema. O meu eu coloquei mais um eletro ventilador. Ficou muito bom. Obs.: Eu retirei a carenagem do ventilador e limpei o evaporador. Ficou muito bom.
Abs
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Re: Ar condicionado
Bom dia galera...
O compressor do ar fica disparando mesmo com a alavanca na posição de desligada. Fica armando passa um min aproximadamente e desarma (fica assim o tempo todo). Monza Class 93. Ultimamente ficou sem gás. Mandei fazer uma limpeza como deve ser. Ficou gelando muito bem. Mas percebi esse problema. Alguém tem alguma dica?
O compressor do ar fica disparando mesmo com a alavanca na posição de desligada. Fica armando passa um min aproximadamente e desarma (fica assim o tempo todo). Monza Class 93. Ultimamente ficou sem gás. Mandei fazer uma limpeza como deve ser. Ficou gelando muito bem. Mas percebi esse problema. Alguém tem alguma dica?
- Carlos A. Freire
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Re: Ar condicionado
Se o compressor ou mesmo a ventoinha funcionam com a alavanca de acionamento na posição desligada, o defeito está na chave de acionamento ou nas alavancas com folga excessiva.
Já temos aqui no fórum vários comentários sobre esse sintoma, e até um tutorial de como limpar a chave de acionamento. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.
Abs,
Carlos Freire
Já temos aqui no fórum vários comentários sobre esse sintoma, e até um tutorial de como limpar a chave de acionamento. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.
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Carlos Freire
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Re: Ar condicionado
PiresclasFica armando passa um min aproximadamente e desarma (fica assim o tempo todo)
Isso de armar e desarmar assim é sintoma clássico de falta de gás.
Abs
Luiz Carlos ele disse que acontece com a alavanca na posição desligada.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ar condicionado
Pois é isso acontece com a chave desligada. Fiz o teste com o multimetro e na posição desligada não dará continuidade