Ar condicionado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Fábio Magnago
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Set 2019, 16:09
Cidade: Castelo
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Fábio Magnago »

Preciso saber quantia de gás que utiliza no sistema quando está vazio... Motivo... Dois furos no mangote...
Pretendo por para funcionar novamente o AC do Monza tubarão...
Mas o eletricista encontrou umas dificuldades no sistema de ventilação.
Por ser sistema vácuo.
Mas preciso saber quanto de gás usar... Sistema original do Classic 92
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quem faz a reposição do gás de ar condicionado são as empresas que trabalham com ar condicionado automotivo. Eles sabem quanto deve ser.
Também há uma etiqueta com o nome do gás, que no caso do Monza até 95 é o R-12 e não é mais permitido a venda desse gás no Brasil, localizada na carcaça da ventoinha de ventilação interna, fixada na parede corta fogo, atrás do alternador.
Se for utilizar o gás original do seu Monza, siga as instruções da etiqueta. Se for colocar outro gás, vai depender de qual utilizar.
O Monza 96 que vem com gás R-134a de fábrica, tem a capacidade de 700g de gás refrigerante.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Fábio

Como disse o Carlos Freire, a fabricação e comercalização do gás R-12 está proibida. Só é permitido o uso de gás reciclado, coisa difícil de conseguir.
Mas, como em tudo no Brasil, existe gente que importa ilegalmente esse gás.
Você tem duas opções para colocar de novo em funcionamento o ar condicionado do seu Monza de maneira legal:

1-Fazendo a conversão do sistema para o gás R-134a, conversão essa que exige algumas mudanças, como substituição de guarnições e acumulador. Algumas oficinas garantem que não precisa fazer mais nada, mas você é que pagará para ver. Ah, um reparador me disse que é necessário substituir o selo do compressor. Não sei se procede.
2-Usando um gás substituto, constituído de uma mistura de R-134 com outros gases. Essa mistura, justamente por ser uma mistura, não é totalmente estável e pode dar alguns problemas. Por outro lado, quase nenhum reparador conhece a mistura mais nova, o Freon MO49 Plus (R-437a).

Eu estou com meu Monza sem ar condicionado há anos justamente por não ter chegado a uma conclusão a respeito do que fazer.
De qualquer modo, antes de colocar o novo gás, o sistema tem de ser limpo com um gás próprio, deve ser retirado qualquer vestígio do gás antigo, bem como do óleo lubrificante do sistema, antes de injetar o novo gás. Principalmente se for usar o R-134a, pois o óleo usado com ele não é compatível com o óleo do R-12. Já o O49 aceita ambos os tipos de óleo.
Detalhes do novo óleo substituto aqui:

https://www.chemours.com/Refrigerants/p ... 49_br.html

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

O Luiz Carlos está certo. No meu Monza eu limpei o sistema com gás 141B. Pra ficar um serviço bem feito, desmonta o compressor, limpa com o gás (que está na forma líquida). Troca o selo e os anéis o´rings do corpo do compressor. Aproveita e verifica o rolamento da polia. Coloca óleo PAG 46, em torno de 180 ml. Tem que fazer vácuo no sistema com pelo menos 550 mmHg. Coloca 900g de gás r134a. Observa a pressão de alta do sistema. O meu eu coloquei mais um eletro ventilador. Ficou muito bom. Obs.: Eu retirei a carenagem do ventilador e limpei o evaporador. Ficou muito bom.


Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
Piresclas
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 55
Registrado em: 22 Mar 2019, 20:54
Cidade: Ipixuna do Pará
Estado: Pará-PA
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Piresclas »

Bom dia galera...
O compressor do ar fica disparando mesmo com a alavanca na posição de desligada. Fica armando passa um min aproximadamente e desarma (fica assim o tempo todo). Monza Class 93. Ultimamente ficou sem gás. Mandei fazer uma limpeza como deve ser. Ficou gelando muito bem. Mas percebi esse problema. Alguém tem alguma dica?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o compressor ou mesmo a ventoinha funcionam com a alavanca de acionamento na posição desligada, o defeito está na chave de acionamento ou nas alavancas com folga excessiva.
Já temos aqui no fórum vários comentários sobre esse sintoma, e até um tutorial de como limpar a chave de acionamento. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Fica armando passa um min aproximadamente e desarma (fica assim o tempo todo)
Piresclas

Isso de armar e desarmar assim é sintoma clássico de falta de gás.

Abs

Luiz Carlos ele disse que acontece com a alavanca na posição desligada.


Abs,

Carlos Freire
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Piresclas
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 55
Registrado em: 22 Mar 2019, 20:54
Cidade: Ipixuna do Pará
Estado: Pará-PA
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado

Mensagem não lida por Piresclas »

Pois é isso acontece com a chave desligada. Fiz o teste com o multimetro e na posição desligada não dará continuidade
Responder