Problemas diversos

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
yan
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:25
Cidade: Barro
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Problemas diversos

Mensagem não lida por yan »

Bom dia, amigos monzeiros!

Preciso da ajuda de vocês! Vou narrar toda a minha saga...

Desde o ano passado, meu Monza (sl/e, 1.8, carburado) vem apresentando um falhamento. Esse falhamento se dava principalmente na estrada, e geralmente a partir dos 50 km rodados. Eu sempre imaginei que era no sistema de ignição, e meu mecânico também disse que era bem provável. O falhamento era daqueles que carro perde força repentinamente e quanto mais se acelera, mais ele falha. Não chegava a morrer, mas também não dava pra rodar. Então eu parava, dava uma forçada nos cabos pois podia ser alguma folga, sei lá...
Pois bem, meu primeiro passo foi trocar a tampa do distribuidor, pois notei que estava com o carvão gasto. NADA.
Depois, no meio de uma viagem bem longa, ele começou a falhar muito e parei numa auto-peças e comprei os cabos da BOSCH. NADA.
Meu mecânico então tirou o distribuidor, verificou que os dois avanços estavam prejudicados. Trocamos o à vácuo e colocamos novas molas no centrífugo. Colocamos em ponto. NADA.
Depois resolvi trocar a bobina, pois acreditávamos que ela estava esquentando muito e poderia estar causando o falhamento. NADA. O problema persistia.
As velas estavam queimando bem, então foram as únicas coisas que não troquei (e também não troquei o rotor).
Recentemente, a bomba d'água foi para o espaço, então troquei ela, o tensor e a correia dentada, assim como as duas correias do alternador e da bomba de DH.
Aí apareceu OUTRO problema. Um barulho da polia da bomba d'água raspando na tampa de proteção da correia dentada. Isso nunca tinha acontecido. Esse eu ainda não tentei resolver. Mas preciso de ajuda (será que a correia dentada foi colocada de forma errada? Ou a bomba d'água? Não faço a mínima ideia).
Com relação àquele problema que tem me tirado do sério há UM ANO, outro mecânico disse que poderia ser o carburador sem manutenção. De fato, fazia 2 anos que não mandava o carbura para uma geral. Então levei. Foram trocadas as juntas, feita a limpeza, trocada a agulha etc...
O carro agora começou a dar uns falhamentos MUITO grandes quando engatado em qualquer marcha, daqueles que ele fica pulando, rpm oscilando e apaga. Levei de novo no especialista de carburador, ele verificou tudo mais de uma vez e disse que talvez o problema fosse por conta da correia dentada estar rodando pesada por estar raspando na tampa de proteção.
Resumindo, tenho 2 problemas atuais: 1) a polia da bomba d'água pegando na tampa sendo que antes nunca tinha acontecido isso. E 2) o carro que antes falhava somente depois de um tempo (talvez ainda esteja, pois não dá para testar devido o novo problema) agora engasga, falha e desliga quando engatado em qualquer marcha, sobretudo em baixa rotação e em reduzidas de velocidade/marcha.
Já pensei seriamente em vender o carro, pois há um ano é só dores de cabeça, desgosto, e muitos gastos :cry: :cry: . Mas tem um valor sentimental e não queria desistir agora.
Me ajudem aí, pessoal!
yan
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:25
Cidade: Barro
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por yan »

Ah, vi outros tópicos mas a maioria é de carros sem carburador, então não encontrei uma solução.

Um fator importante: eu tirei o cânister do carro e isolei as mangueiras. Será que pode ter influência? Só que o problema só apareceu bem depois de ter tirado.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por mspagiari »

Amigo, carburador é difícil hj em dia alguem mexer "decentemente"...

Injeção mais antiga os "mexanicos" torcem onariz, pra ter uma idéia...

Eu aposto no carburador, se o "mexanico" mexeu e piorou, talvez seja ele o seu problema.

Tive um escort xr3 q me deixou louco com carburador (weber 460) , mexi, troquei, levei em vários "mexanicos", gastei uma nota e nada... entregavam o carro pior... Aprendi a mexer sozinho no carburador, desmontar e montar GERAL, limpar, regular, etc... comprei um usado no ferro velho e montei, acabou o problema, porém o weber 460 era problemático, vivia entupindo gicle, travando estágio... Mas aí vinha o coringa, EU MESMO aprendi a mexer e solucionava...

No caso do monza, eu tive um carburado ano 89 completo ( o atual é injeção) e o 89 NUNCA deu defeito,para vc ter uma idéia, fiquei 3 anos com ele e nem sabia onde era o carburador, nunca precisou limpar, era um relógio,parecia injetado.

No seu caso creio q exista duas alternativas: Descartar este carburador e comprar um recondicionado ou novo ou procurar um MECANICO q garanta o serviço, pq picareta q só pega grana tá cheio.... e vai acabar custando mais caro q um carburador recondicionado com garantia.

Fora o carburador, rotor e velas tb tem de ser trocados, influenciam muito, ou seja, não adiante trocar a tampa do distribuidor só,mas o conjunto todo (velas, rotor, cabos)...

As vezes peças novas tb são ruins,o mecanico trocou peças no "achometro",mas isto vale para QUALQUER carro, se o mexanico mexer errado aí começa o efeito dominó...

Já tive 10 usados de várias marcas, aprendi a mexer sozinho neles, pq já sofri muito com mecanicos q faziam cag... com o carro... Mas te garanto, omonza em termos de confiabilidade e conforto dá de 10.

Troque de mecanico e peça GARANTIA do serviço efetuado, pq mexer qualquer um mexe, o dificil é entregar o carro bom.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
lcsvsl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Jan 2017, 22:10
Cidade: Magé
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por lcsvsl »

tenta trocar o rotor ele quem distribui corrente para as velas, limpe seu carburador com descarbonizante car80 e troque os gicles e "chuveirinho"
Atual: Chevrolet Monza SL/E - 1993/93 - Vermelho Maiorca - Gasolina/GNV - EFI 8)

Ex: Chevrolet Monza SL/E - 1986/86 - Alt p/2.0 Gasolina :lol:
Ex: Chevrolet Chevette SE 1.6 - 1987/87 - Alcool
Ex: Fiat Uno Electronic 1.0 - 1995/95 - Gasolina
yan
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:25
Cidade: Barro
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por yan »

Então, está nos meus planos trocar as velas e o rotor mesmo. Mas só depois de resolver esses problemas da tampa da correia dentada e do carburador.

O cara que mexeu no carbura é super conhecido na região, inclusive, ele que mexe no do meu carro há alguns anos. Ele disse que era melhor eu tentar resolver o problema da polia da bomba d'água primeiro, pois aquilo certamente estava deixando o carro desregulado e ficava mais difícil de verificar algum problema do carburador. Mesmo que tenha ficado pior depois da mexida no carburador, o carro fora de ponto e pesando dificulta a identificação do problema né?
Eu assisti um vídeo do Doutor Carro falando da tensão que se dá à correia dentada pela regulagem da bomba d'água.
Será que ela está desregulada e tensionando demais ou de menos e por isso esteja raspando na tampa e deixando o carro fora de ponto?
Acredito que após eu consegui resolver esse pepino, ficará mais fácil pro cara identificar o problema do bura, não? Eu não vejo a hora de voltar a rodar. Queria planejar uma viagem no monzão na certeza de que não terei problemas :?
Ah, e o ponteiro da bateria tem oscilado também. Creio que seja pq troquei a correia e ela tenha dado uma laceada. Vou mandar verificar a tensão dela também.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Yian, você disse que o problema da correia começou depois que trocou a bomba d'água? Será que não está com aplicação errada? Tem certeza que é a correta do ano de seu carro? Outra coisa, pode ser também que ao colocar a guarnição , i.e, a capa de proteção tenha sido de forma inadequada.
Sobre a correia pular e sair do ponto isso pode realmente acontecer se a tensão não for correta. Ao colocar a bomba d'água, é preciso seguir as orientações do manual de reparação. Se ficar muito frouxa pode mesmo pular e sair fora do ponto de sincronismo. A tensão é feita pela bomba, soltando os três parafusos que a prendem e girando para direita ou esquerda (o corpo dela é excêntrico) para dar a tensão correta. O tensor é apenas para segurar na tensão adequada, mas ele tem um limite de trabalho. :oops:

Com respeito ao carburador: É comum dar problema se usar combustível sujo ou adulterado. Meu Monza carburado (90 gasolina) está com 3 anos que mandei dar uma geral no carburador (anterior dono rodava com álcool) que ficou caro na época 500 reais. não comprei um novo por que não tinha disponível na região. Mas ficou bom, até agora não deu nenhum problema. Só uso gasolina aditivada de um único posto da cidade que confio. :roll:
Verifica se o técnico faz o serviço adequado como: limpeza em geral é feita em três etapas colocando em banho de vários produtos até que ele seja realmente limpo, depois, verifique se todos os giclês e demais reparos como diafragmas, bomba de aceleração rápida, injetor estão nas especificações corretas. Isso não serviço para qualquer um, mas como o mspagiari mencionou, talvez vale a pena você mesmo tentar reparar, se não tiver um bom técnico por aí. :D
Depois poste para nós, :ok:
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ele disse que era melhor eu tentar resolver o problema da polia da bomba d'água primeiro, pois aquilo certamente estava deixando o carro desregulado e ficava mais difícil de verificar algum problema do carburador.
Só se esse problema estiver tirando o motor fora de sincronismo. Caso contrário, não afeta em regulagens do carburador. A polia ou correia esfregando na proteção não tem força suficiente para ter interferência no funcionamento do motor. Se tiver dúvidas é só remover a proteção e ajustar. Mas resolva logo esse problema de desalinhamento.
o carro fora de ponto e pesando dificulta a identificação do problema né?
Fora de ponto seria o motor fora de sincronismo (ponto da correia dentada) ou fora do ponto de avanço inicial (ponto do distribuidor). Os dois afetam o funcionamento e desempenho do motor.
Eu assisti um vídeo do Doutor Carro falando da tensão que se dá à correia dentada pela regulagem da bomba d'água.
No motor do Monza a correia é tensionada se movimentando a bomba d'água em sua fixação. movimentando para direita ou para esquerda se estica ou afrouxa a correia dentada.
Será que ela está desregulada e tensionando demais ou de menos e por isso esteja raspando na tampa e deixando o carro fora de ponto?
Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Correia mal tensionada pode causar desgaste na correia, barulhos e muito tensionada, danificar rolamentos, no caso, da bomba d'água por exemplo.
Raspando na proteção, a causa em geral é de desalinhamento entre polias. Esteja certo de que essa bomba d'água tenha aplicação ao motor do seu Monza, seja de boa qualidade e está bem instalada. Vale lembrar que a bomba d'água do Monza 96 é diferente na forma e quantidade dos dentes, se aplicada em carro errado, vai danificar a correia dentada, podendo até tirar o sincronismo do motor. Então, confira a aplicação dessa bomba, certificando se é para um Monza até 95.
De qualquer forma, resolva o mais rápido possível esse problema de desalinhamento.
Ah, e o ponteiro da bateria tem oscilado também. Creio que seja pq troquei a correia e ela tenha dado uma laceada.

Se a correia estiver com o mínimo de tensão não vai causar oscilação na carga da bateria. Somente se estiver muito frouxa e patinando poderá causar instabilidade no alternador, mas em geral, provoca ruídos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...tenho 2 problemas atuais: 1) a polia da bomba d'água pegando na tampa sendo que antes nunca tinha acontecido isso. E 2) o carro que antes falhava somente depois de um tempo (talvez ainda esteja, pois não dá para testar devido o novo problema) agora engasga, falha e desliga quando engatado em qualquer marcha, sobretudo em baixa rotação e em reduzidas de velocidade/marcha...
Yan

Sobre a polia da bomba d'água estar pegando na tampa, é necessário verificar se está pegando na capa traseira (que é parafusada no bloco) ou na dianteira.
Lembro que quando precisei substituir minha bomba d'água, o mecânico (muito experiente) deixou a capa traseira frouxa. É necessário remover essa tampa traseira para trocar a bomba d'água. Perguntei a ele qual a razão disso e ele afirmou que só daria o aperto nela depois de checar se não tinha nada pegando na dita cuja.
Fora isso (tampa traseira fora da posição ideal), existem dois tipos de bomba dágua para os Monzas sem ser o 1996, citado pelo Carlos Freire.
A diferença está num flange ou coisa parecida. Essa bomba com o flange se destina a Monzas mais antigos, cuja capa da correia é diferente.
Se a correia estiver excessivamente frouxa pode pegar na capa em algumas situações, geralmente ao mudar o regime do motor.

Sobre o problema de falha depois de rodar uns 50 Km, que seu Monza apresentava antes de mexerem no carburador, eu tive um Chevette que apresentava o mesmo problema. Toda vez que eu tinha de ir a um lugar mais longe, na volta, depois de rodar uns 40 Km, o carro falhava.
Fiz uma revisão no carburador, sem sucesso (a revisão, feita por mim mesmo, consistiu em desmontagem total, troca de todo o reparo - giclês, válvulas, bóia, juntas, bomba de aceleração, etc).
Acontece que uma revisão total num carburador, para ficar cem por cento, deve incluir a desobstrução dos dutos internos. Isso só se consegue removendo alguns tampões, usando broca, limpando os mesmos e depois instalando tampões novos. Isso eu não tinha condições de fazer. :(
Resolvi o problema substituindo o carburador, que no Chevette não custava muito caro. :D
Então, se você já substituiu várias peças na parte de ignição (faltou rotor e velas), se resolver partir para carburador, procure alguém que faça realmente uma revisão decente.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder