Gasolina pura?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Gasolina pura?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Desculpe-me criar esse tópico, é que na minha pesquisa não encontrei algo parecido.
Então pessoal, andei assistindo alguns vídeos no youtube sobre "purificar" a gasolina e gostaria de saber se tais informações procede. i,e, se adicionarmos água na gasolina e agitar, o álcool da gasolina se misturará na água e separará, deixando a gasolina aparentemente pura. Estou enviando o link para que o pessoal dê a opinião. Será que realmente é isso? https://www.youtube.com/watch?v=wukSUlCWnEU
:oops:
Aguardo

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Gasolina pura?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal, eu acho que o tópico não tem interesse para os colegas, então algum dos moderadores pode trancar, se assim o desejar. Porém gostaria de informar que fiz a experiência relatada no vídeo mencionado e funcionou muito bem. Só que coloquei a gasolina "pura" na minha motocicleta "SUZUKI INTRUDER 125"(modelo 2008). Foi impressionante ver o funcionamento do motor, tanto na partida, na marcha lenta mesmo fria e nas arrancadas. Não tenho como medir em números, mas dá para perceber uma boa melhora. Quanto ao consumo ainda é cedo para fazer uma análise
De forma alguma estou recomendando aos colegas que façam isso, por que naturalmente todos sabem que é muito perigoso manusear combustível em casa, principalmente para encher o tanque de nossas máquinas. mesmo por que isso seria inviável financeiramente. Mas para os mais "entusiastas", que usam o seus modelos apenas para exposições, talvez seria interessante, penso eu.
Mas muito obrigado pela atenção que me dispensaram.
Abraços a todos os entusiastas.
Gilmar.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Gasolina pura?

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Rapaz.tá acontecendo alguma coisa nesse fórum.eu nao vejo as mensagens quando sao postadas.e nao foi o primeiro caso.e a pessoa acha que o assunto nao interessou,quando na verdade nao vimos o assunto.mas,deixa ai para podermos opinar amigo :ok: :ok: :ok:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Gasolina pura?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Gilmar

Eu não me interessei pelo assunto por não ser adepto de improvisações, ainda mais quando se trata de manusear combustível. Já vi muitos incêndios acontecerem devido a combustão não esperada de gasolina.
A gasolina pura tem baixa octanagem, isto é, não resiste à alta compressão dos motores da época do Monza, e muito menos ainda desses motores flex atuais.
Para aumentar a octanagem, antigamente era adicionado um produto altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde das pessoas, o chumbo tetraetila. Nos Estados Unidos, na década de 70, começaram a produzir carros que rodavam com uma gasolina sem chumbo (era chamada Unleaded) e quando o sujeito abastecia o carro, de acordo com o carro que tivesse, tinha de escolher uma delas. Carros para gasolina com chumbo não funcionavam bem com a sem chumbo, e vice versa.
Aqui no Brasil o problema do chumbo e da baixa octanagem foi resolvido adicionando álcool, que tem octanagem muito superior à da gasolina. Por isso os Monzas a etanol têm uma taxa de compressão bem maior do que os Monzas à gasolina.
Nos países da América do Sul, onde não existe álcool na gasolina ou existe muito pouco, a octanagem é mais baixa. Alguns carros fabricados aqui no Brasil e exportados para esses países têm até um dispositivo para alterar a octanagem no sistema de injeção. Embora isso não altere a taxa de compressão, altera alguns parâmetros da injeção e ignição do motor. O Monza não tem isso, se tivesse até que poderia ser mudado para gasolina sem álcool. Aí sim o rendimento da pura certamente seria melhor.
O ponto a que eu quero chegar é o seguinte: se tirarmos o álcool da gasolina, deixando ela pura, certamente um motor de baixa octanagem, como o do meu antigo Chevette 1975 talvez funcione bem e renda mais, isto é, rode mais Km por litro.
No Monza tenho minhas dúvidas.

Por outro lado, acho que não compensa mexer com gasolina dentro de casa. Se der algum problema, principalmente se alguém se queimar, já viu.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Gasolina pura?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pois é Sr Luis:
Dá para notar que eu não entendo nada de combustível mesmo, portanto gostei muito da sua explicação sobre a qualidade da gasolina e também sobre a importância de cuidados com o manuseio de combustível.
Mas gostaria de aproveitar de seus conhecimentos e entender um pouco mais sobre o assunto. Tem algum site que o senhor recomenda no qual eu poderia obter mais conhecimentos sobre o assunto? :idea:
Por exemplo, quando eu era jovem não tive oportunidade de ter sequer uma bicicleta, mas ouvia meus colegas de escola falar sobre gasolina amarela, gasolina azul, parece que na época a tal da gasolina azul era usada em aviões teco-teco, mas me lembro que vendiam-na em postos de gasolina e o alguns a colocavam em seus automóveis (principalmente em fusca) e parece que segundo me lembro ficavam "envenenados". :mrgreen: Talvez o senhor tenha conhecimento disso, mas me parece que o motor não aguentava muito. Bem isto é uma história bem antiga. :D Mas, mais uma pergunta: O motor de minha motoca vai sofrer danos por meu procedimento da tal "gasolina pura"? Pergunto isso por que aparentemente o funcionamento do mesmo é muito melhor! :oops:
Aguardo sua bondade e paciência. :lol:

Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Gasolina pura?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá Gilmar

Entre os anos de 1968 e 1972 eu tive um Renault Gordini (fabricado no Brasil pela Willys Overland, a mesma fábrica do Jeep) e costumava usar a gasolina azul.
Havia nessa época dois tipos de gasolina para carros vendida nos postos, a amarela (sem corante) e a azul (com corante azul).
Para os motores da época, de baixíssima compressão (7,8:1) a amarela servia, mas como a diferença de preço era mínima, eu costumava usar a azul.

Mas essa azul nunca foi para uso na aviação. Na aviação havia 3 tipos de gasolina:
vermelha: (80/87 octanas) a diferença é só o método de cálculo, por um método era 80, por outro era 87. Essa era usada em tecotecos.
verde: (100/130 octanas) usada nos motores dos aviões em que eu voava quando jovem.
roxa: (115/145 octanas) usada em motores de avião de alto desempenho

Atualmente existe a azul, a 100 LL que tem menos chumbo (low lead), mas nunca vi. Nem sei se no Brasil existe. Nada a ver com a antiga azul que eu usava.

Já vi gente usar em carro a gasolina verde, que tem 100 octanas. Essa sim deve ser um foguete. Mas dizem que ressecava os motores...não sei se é verdade.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Gasolina pura?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Legal, sr Luis. Gostei de sua explanação sobre o assunto. Bom conversar com que sabe das coisas. Quando eu era jovem ficava, ainda fico, facinado com a aviação. Eu era criança quando assisti várias demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, nos antigos NA-T6, também tive oportunidade de assisir demontrações do saudoso Alberto Bertelli com seu biplano, era muito legal. Foi muito bom conversar com o senhor, peço desculpas por fugir um pouco do tópico, acho que me empoguei!
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
monza91
Mensagens: 7
Registrado em: 12 Jul 2016, 19:45
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Gasolina pura?

Mensagem não lida por monza91 »

Boa noite pessoal.

Nesse site tem uma matéria muito boa sobre a mistura do álcool com a gasolina. Achei bem interessante:

https://www.flatout.com.br/27-de-etanol ... s-motores/
Responder