Adaptação de alternador

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Bruno delgado
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Adaptação de alternador

Mensagem não lida por Bruno delgado »

Galera.
Tenho um tubarão 92 sle completo, e como todos sabemos o alternador não presta,a pergunta seria:qual alternador cabe no suporte para adaptação ? Consegui um do corsa modelo Gm 93 312 974 de 90 amperes. Ele cabe ? Tem q fazer muita adaptação ? Se não cabe por qual eu poderia trocar? Vlw
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Adaptação de alternador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se seu Monza tiver DH original de fábrica, somente os alternadores para Monza vão servir sem adaptações. No caso, pode colocar o alternador Bosch de 75A.
Não informou qual alternador está no seu Monza e o por que da opinião de não prestar... O Monza tem vários alternadores, de diferentes marcas e potência.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por italo_ »

Bom, essa questao de nao prestar é relativo. Meu monza possui DH, mas nao possui AC. Pelo manual, o alternador é bosch 65Ah. Realmente o que esta la é bosch. Acontece que eu instalei um AC e para resumo de conversa, além da ventoinha do monza com AR que eu coloquei, a qual fica ligada no primeiro estagio (passando por um resistor) tambem instalei uma outra auxiliar na frente, dessas menores ai universais. Minha bateria é uma heliar, tem cerca de 1 ano. Até agora nao tive problemas. Com o carro ligado de noite, ficam, além dos sistemas da injeçao, os farois, o compressor do ar, as duas ventoinhas, o ventilador interno e um radio mp3 com som baixo (consumo minimo). Minha bateria nunca arriou apos a instalaçao do ar. O unico momento em que o voltimetro marca uma voltagem inferior a voltagem da bateria com o carro desligado é logo apos a partida quando alem disso tudo, entra em funcionamento o aquecimento do coletor de admissao....esse sim consome uma p**** corrente! De qualquer forma, ele fica ligado por pouco tempo dependendo da temperatura e a UCE, apos a partida nao aciona o compressor do ar e o aquecedor ao mesmpo tempo para proteger o alternador de um pico de corrente inicial.

Como meu carro nao possui farol de neblina e nem farol de milha auxiliares, acredito que meu alternador esteja dentro, mesmo que no limite. Penso que no caso dos monzas gls com todos estes farois auxiliares ligados e o AR, o alternador de 75Ah de conta, afinal é de bom senso que tenha sido projetado para operar com todos os consumidores eletricos ligados (farol, farois auxiliares de milha e neblina, limpador de parabrisa, desembaçador, AC, radio), entao o meu de 65 sem estes farois fica no ponto de corte hehehe, Ps: a queda de tensao no meu carro, medida nos bornes da bateria, com o ar e os farois e radio ligados fica em torno de 1,2v
Bruno delgado
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Bruno delgado »

Carlos A. Freire escreveu:Se seu Monza tiver DH original de fábrica, somente os alternadores para Monza vão servir sem adaptações. No caso, pode colocar o alternador Bosch de 75A.
Não informou qual alternador está no seu Monza e o por que da opinião de não prestar... O Monza tem vários alternadores, de diferentes marcas e potência.

Abs,

Carlos Freire
Fala ae...o meu é todo original e já tem o alternador de 75A da marca cinap se não me engano...mas quero colocar um mais forte p não ter me queda e perder rendimento no ac...e eu só quero saber qual cabe lá com adaptação ou algum mais moderno q caiba com ou sem adaptação .
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

o meu é todo original e já tem o alternador de 75A da marca cinap se não me engano...mas quero colocar um mais forte p não ter me queda e perder rendimento no ac..
Bruno

Meu Monza GLS 94 completo veio de fábrica com alternador de 65 A e bateria de 55A/h.
Um dos donos anteriores substituiu por um Bosch remanufaturado (Wapsa) de 75A.
Eu tinha um Delco Remy de 80A (original de fábrica) do meu Monza anterior, um GLS 94/95 super completo e instalei no atual. A bateria atual é de 65 A/h.
Não é preciso mais do que 65 ou 75A para suprir bem o sistema, a não ser que você tenha uma usina de som e bateria de 70A/h ou acima disso.
A Cinap, segundo andei pesquisando na net, fabrica (ou copia, não sei direito) o alternador Bosch.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por italo_ »

Seu monza tem ar e alternador de 65Ah Bosch? Eu estava preocupado em ter de passar pro 75, mas o seu relato me encoraja mais ainda em permanecer com o atual, vide eu nao ter farois auxiliares e nem modulo(s) de som. Como disse, eu tambem nunca fiquei sem carga na bateria e olha que ja teve vezes que demorou muito a pegar na primeira partida quando n tava frio ao ponto de injetar gasolina. Uso heliar 65ah e ta sempre pronto pra briga.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fala ae...o meu é todo original e já tem o alternador de 75A da marca Cinap se não me engano...mas quero colocar um mais forte p não ter me queda e perder rendimento no ac...e eu só quero saber qual cabe lá com adaptação ou algum mais moderno q caiba com ou sem adaptação.
Bruno, meu Monza GLS 96 tem A/C e alternador de 75A e bateria de 55A, com exceção da bateria que troquei algumas vezes nesses 17 anos com o carro, o restante é original e nunca tive problemas de suprimento de energia. Ou seja, o sistema elétrico original dá conta do recado.

Agora, se quer adaptar outro alternador, temos vários outros tópicos sobre o assunto, onde usuários aqui adaptaram um alternador de 120A, porém, no Monza de 91 a 96 com DH original, tem um problema com a barra de direção do lado direito. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.
Se não estiver enganado, o Leandro (Leocastro) e o Diego Paiva fizeram essa modificação em seus Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Seu monza tem ar e alternador de 65Ah Bosch?
Italo
Como eu disse, 65A é a configuração de fábrica para o GLS 94 com ar condicionado.
No meu caso, um dono anterior substituiu por um de 75A.
Provavelmente o original deu problema e já que precisou substituir, optou pelo de 75. Ou talvez só tenha encontrado o de 75. Não dá pra saber.
Atualmente estou com um Delco Remy de 80A.
Troquei porque tinha esse Delco guardado (achava que estava ruim) e o Bosch de 75A estava dando muito problema com regulador.
Se você não está tendo problemas com o seu Bosch de 65A, não vejo necessidade de mudar. 10 Amperes a mais não é muita coisa.
Ah, o Delco de 80A equipava alguns Monzas 94/95 com ar condicionado.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder