CONSERTANDO O DISPOSITIVO DA RÉ DA ALAVANCA DE MARCHAS

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waldir
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CONSERTANDO O DISPOSITIVO DA RÉ DA ALAVANCA DE MARCHAS

Mensagem não lida por waldir »

CONSERTANDO O DISPOSITIVO DA RÉ DA ALAVANCA DE MARCHAS

Amigos, pela segunda vez em 20 anos rompeu-se o cabinho de aço que permite o ajuste ou engate da marcha à ré na alavanca de marchas. A primeira vez se deu em 2001 e a recente ocorreu em 08.09.16. Nas duas vezes eu fiz o conserto. Nesta vez estou usando um cabinho melhor que na vez anterior.

Apresento a seguir os passos para o devido conserto e há um Grau de Dificuldade = 8 (no meu ver) devido o manuseio de pequenas ferramentas conforme abaixo indicadas e em tê-las à disposição.

Acredito que todos já viram que há um pino transversal na alavanca que é puxado para cima e funciona como uma trava para manter a ré posicionada na alavanca.

Há um cabinho de aço interno que pode romper-se. Considerando uma média de 2 engates por dia teríamos 7.300 engatadas em 10 anos ou cerca de 15.000 engatadas em 20 anos.

Observo também que numa emergência para movimentar o veículo é possivel fazer com as mãos. Isto é: tira-se ou levanta-se a coifa/guarda-pó. Pisa-se no pedal da embreagem e com o indicador ou médio da mão esquerda levanta-se o pino e com a direita engata-se a ré. Tente fazer isso "para ver como funciona" que poderá livrá-lo de um aperto se por desventura romper o cabinho.

Por terem alguma dificuldade em consertar, (custo da mão de obra, e digo, não especializada) algumas oficinas, se não a maioria, dão como perdido e sugerem a reposição da alavanca por uma paralela que custa cerca de R$250,00 no Mercado Livre.

Requerimentos ao processo:
Habilidade com ferramentas; atenção na desmontagem e montagem.
Ferramentas:
uma morsa de bancada;
chave de fenda pequena chata de 2mm de fenda;
chave allen 2mm;
alicate de corte tamanho médio, para cortar o arame de aço.

Material auxiliar:
300 mm de arame de aço para varal com 2,0mm de diâmetro com capa plástica (20 fios trançados). Sem capa = 1,2mm
1 segmento de conector de cabos elétricos (tamanho pequeno).

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Passos do Processo

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1- Retirar a alavanca do console (4 parafusos) e tirar o guarda-pó (coifa)
2- Prender o conjunto pela haste numa morsa e retirar a manopla do câmbio. Às vezes não é uma tarefa fácil. Tem que bater com algo que não danifique a manopla (madeira) para que ela saia. Não há rosca ali, somente um encaixe numa haste com ranhuras e talvez uma cola. Muita calma nessa hora.

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3- Retirada a manopla temos o que segue na foto abaixo; uma mola e parafusos a serem retirados.

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4- Com uma chave de fenda chata de 1,5mm e uma chave allen de 2,0mm retira-se os dois parafusos visíveis no corpo plástico (botão de engate da ré). O parafusinho de 1,5mm x 8 ou 10mm de comprimento eu esqueci de apresenta-lo na foto.

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5- Retirar o seletor do controle da mudança de marchas, o segmento com a bolotinha inferior que é posicionada no varão. Para tanto é preciso tirar o pino-elástico que prende o seletor na haste. Bata com um pino (ou prego sem ponta) sobre ele que sai fácil. E depois puxe o seletor.
Ao tirar o seletor sairá também a mola de pressão da mudança da marcha à ré (pos. 19 do diagrama)

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6- Com uma chave de fenda fina retira-se a trava ½ lua que prende o pino centralizador e empurra-se o pino para sair pelo outro lado.

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7- Movimenta-se o sistema para a posição inversa e tem-se acesso ao pino que já foi parcialmente empurrado anteriormente e é só puxar com os dedos ou com um alicate de ponta fina. Nesse momento percebe-se que o sistema plástico tem abertura para passar tal pino na desmontagem e montagem.

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8-Tendo soltado o pino 22 o tubo da alavanca fica solto e aí é necessário tirar o pino do tubo seletor que sai também com a mão ou no máximo com uma batidinha leve num dos lados, estando na posição de descanso (diametro maior da haste).

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9- Tendo soltado o pino do seletor sairá/escorregará o dispositivo de aço que corre internamente e onde se encaixa o pino do tubo seletor, conforme se vê no diagrama e nas fotos que seguem.

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10- Como se vê na foto o cabo de aço que é prensado no cilindro que se movimenta no interior da haste está rompido.
Eu utilizei um segmento de latão do conector de cabos que tem 2 parafusinhos e fiz a conexão com o resto de cabo de aço original com um pedaço de arame de aço de varal.

11-Após apertar bem é necessário cortar a cabeça dos parafusinhos para não enroscarem no interior do tudo quando chega ao diâmetro interno menor na haste

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Remontagem:

12-Insere-se o arame (sem a capa plástica) no interior da haste até sair por onde encaixa-se a manopla. Nesse momento o arame deve passar por um orifício de 2mm no botão plástico.
Algo parecido com o diagrama abaixo. E é meio chatinho como enfiar linha na agulha.

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13-Somente após isso e já com o botão plástico na posição (sem qualquer fixação ainda) começa-se a remontagem da haste na carcaça plástica, posicionando-se o pino do tubo seletor.

14- Coloca-se o pino centralizador e a trava ½ lua.

15- Coloca-se a mola de pressão inferior e encaixa-se o seletor do controle de marchas e a seguir coloca-se o pino elástico.

16-Posiciona-se o botão plástico na mesma posição da 1ª foto, estica-se o arame para verificar se está movimentando o pino do tubo seletor.

17- Coloca-se e aperta o parafusinho de 1,5mm e testa puxando o botão plástico de engate e verifica-se o pino do tubo seletor sobe até o máximo da ranhura. Se não, solta o parafusinho e ajusta novamente.

18- Feito isso, dê um aperto final no parafusinho de 1,5mm e depois encaixe a trava do cabo e coloque o parafuso allen de 2mm e aperte-o.

19- Coloque a mola superior e corte o excesso do arame de aço (com o alicate de corte)

20- Encaixe a manopla e depois monte o sistema no veículo; mais o guarda pó.

Waldir
11.09.16
Editado pela última vez por waldir em 13 Set 2016, 19:26, em um total de 4 vezes.
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DÉCO
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Re: CONSERTANDO O DISPOSITIVO DA RÉ DA ALAVANCA DE MARCHAS

Mensagem não lida por DÉCO »

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Parabens cara, fico honrado em participar de um forum onde existem pessoas como vc : generoso, detalhista, e comprometido com trabalhos de 1ª , MUITO OBRIGADO pelo tempo, e o trabalho para desenvolver topicos deste nivel de detalhes !

Abraço nobre Monzeiro !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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tyo
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Re: CONSERTANDO O DISPOSITIVO DA RÉ DA ALAVANCA DE MARCHAS

Mensagem não lida por tyo »

muito bom Waldir! Ainda bem que meu Monza nunca rompeu esse cabinho até hoje!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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waldir
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Re: CONSERTANDO O DISPOSITIVO DA RÉ DA ALAVANCA DE MARCHAS

Mensagem não lida por waldir »

Déco e Tyo, obrigado pelas considerações.

Cada ano que passa fica difícil repor peças e encontrar mecânicos com conhecimento e dispostos a consertar veículos com mais de 15 anos.
Essa situação é generalizada para outras marcas também, sem mencionar a situação econõmica que atravessamos.
Então, toda contribuição é de grande ajuda.

Abs
waldir
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Re: CONSERTANDO O DISPOSITIVO DA RÉ DA ALAVANCA DE MARCHAS

Mensagem não lida por NaldoCalado »

Muito bom o tutorial. Muito obrigado. Uma pena que as imagens não estão aparecendo apesar de eu estar logado.
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