Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Enviado: 30 Jul 2016, 21:31
Amigos,
Junto com o problema já citado na injeção em outro tópico, notei que fizeram uma gambiarra "Sinistra" no arrefecimento do carro.
Olhando os diagramas vi que a UCE aciona o eletroventilador na baixa e na alta velocidade conforme necessário, em nenhum momento é utilizado um cebolão correto?
No meu colocaram um rele ao lado do radiador e um cebolão (Que acho não ser original do carro) para acionar a ventoinha na velocidade máxima quando chega aos 86º e desliga nos 80 em média.
Até onde sei, nos 86 geralmente se arma o eletroventilador na velocidade mínima só para manter essa temperatura média de 85 à 95 que é a temperatura ideal do motor. Quando chega aos 100 arma a segunda velocidade para reduzir a temperatura para o ideal, pelo menos costuma ser assim em outros carros.
O que expliquei acima está correto para o Monza? Se sim, tenho que desfazer essa gambiarra que colocaram por algum motivo que não sei qual, pode até ser foi falta de conhecimento do mecânico que fez.
Outra questão, na parte superior da VT tem uma mangueira indo para uma união que fica no lado direito do motor, até onde vi em outros EFIs não existe essa conexão, mas isso é assunto para outra hora, primeiro quero ver essa questão do eletroventilador.
Abraços.
Junto com o problema já citado na injeção em outro tópico, notei que fizeram uma gambiarra "Sinistra" no arrefecimento do carro.
Olhando os diagramas vi que a UCE aciona o eletroventilador na baixa e na alta velocidade conforme necessário, em nenhum momento é utilizado um cebolão correto?
No meu colocaram um rele ao lado do radiador e um cebolão (Que acho não ser original do carro) para acionar a ventoinha na velocidade máxima quando chega aos 86º e desliga nos 80 em média.
Até onde sei, nos 86 geralmente se arma o eletroventilador na velocidade mínima só para manter essa temperatura média de 85 à 95 que é a temperatura ideal do motor. Quando chega aos 100 arma a segunda velocidade para reduzir a temperatura para o ideal, pelo menos costuma ser assim em outros carros.
O que expliquei acima está correto para o Monza? Se sim, tenho que desfazer essa gambiarra que colocaram por algum motivo que não sei qual, pode até ser foi falta de conhecimento do mecânico que fez.
Outra questão, na parte superior da VT tem uma mangueira indo para uma união que fica no lado direito do motor, até onde vi em outros EFIs não existe essa conexão, mas isso é assunto para outra hora, primeiro quero ver essa questão do eletroventilador.
Abraços.