Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
CooperRJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por CooperRJ »

Amigos,
Junto com o problema já citado na injeção em outro tópico, notei que fizeram uma gambiarra "Sinistra" no arrefecimento do carro.
Olhando os diagramas vi que a UCE aciona o eletroventilador na baixa e na alta velocidade conforme necessário, em nenhum momento é utilizado um cebolão correto?
No meu colocaram um rele ao lado do radiador e um cebolão (Que acho não ser original do carro) para acionar a ventoinha na velocidade máxima quando chega aos 86º e desliga nos 80 em média.
Até onde sei, nos 86 geralmente se arma o eletroventilador na velocidade mínima só para manter essa temperatura média de 85 à 95 que é a temperatura ideal do motor. Quando chega aos 100 arma a segunda velocidade para reduzir a temperatura para o ideal, pelo menos costuma ser assim em outros carros.

O que expliquei acima está correto para o Monza? Se sim, tenho que desfazer essa gambiarra que colocaram por algum motivo que não sei qual, pode até ser foi falta de conhecimento do mecânico que fez.

Outra questão, na parte superior da VT tem uma mangueira indo para uma união que fica no lado direito do motor, até onde vi em outros EFIs não existe essa conexão, mas isso é assunto para outra hora, primeiro quero ver essa questão do eletroventilador.

Abraços.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1994

Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Cooper

Essa modificação geralmente indica que o sistema original do Monza deu algum problema, seja o módulo, seja algum outro componente.

As temperaturas para o Monza EFI são acima dessas que vc citou.
Aqui no fórum existem muitos tópicos falando sobre essas temperaturas.
Se for possível, posta uma foto dessa mangueira alienígena que vc citou, para podermos tentar desvendar a charada.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
CooperRJ
Membro SL (Ní­vel 1)

Opa Luiz,
Eu encontrei já as temperaturas ideias dos nossos motores, obrigado.
Agora o medo de desfazer essa gambiarra e ser problema na UCE é grande, rs.

Amanhã vou tirar a foto dessa mangueira e posto, realmente é muito estranho, estou começando à achar que o ex dono era bem negligente com o carro.
Estou cada vez com mais pena do meu Monza, kkkk.

Por enquanto o foco é o outro problema do outro tópico, mas já vou me preparar para rever essa questão também, afinal é muito importante o motor funcionar na temperatura adequada.

Abraços meu amigo.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Salvo engano meu, o sensor que fica la na carcaça da VT é que manda o comando pra uce , no EFI que mexo de vez em quando foi um sufoco pra resolver este problema, principalmente que o que eu mexo é um completo (A/C) .

Consegui resolver o problema no sensor somente com a tabela do manual e uso de pistola de temperatura (vc viu né, cada temperatura "deve" gerar uma voltagem equivalente)
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
CooperRJ
Membro SL (Ní­vel 1)

Opa Deco, sim, o valor da UCE é recebido desse sensor mesmo.
À principio ele está normal, indicando temperatura semelhante ao obtido com a pistola de temperatura.

A gambiarra é tão grande que vou ve-la depois, kkkkk, está dando medo.
CooperRJ
Membro SL (Ní­vel 1)

Bom, vamos lá.
Acertei a ligação do ventilador, parece que o único problema era a burrice de algum mechanico, única coisa que tive que trocar (Alem de desfazer as gambiarras) foi o rele da baixa velocidade do eletroventilador, agora a UCE manda informação para arma e desarmar o eletroventilador.

Notei o seguinte: Meu carro não arma a segunda velocidade, somente arma a baixa quando chega em 101º~103º, o marcador as vezes passa um pouquinho do meio, mas como relatado aqui por outros amigos, é normal, já que meu carro é ano 95, como podemos ver abaixo.
Testando diretamente no rele (Ou seja, no rele de alta fechar os contatos) ele arma normalmente a segunda velocidade.

Já temos alguns tópicos onde já foi discutido esse assunto das velocidades da ventoinha.

Parece que até 94 era euma condição e de 94 em diante houve mudança, como por exemplo que citei meu Monza GLS 96, onde raramente entra a segunda velocidade, a não ser que ligar o A/C.
Ligando o A/C a primeira velocidade entra no mesmo instante, mesmo com motor frio e depois fica alternando entre primeira e segunda velocidades conforme temperatura do motor ou pressão do sistema de A/C. Sem ligar A/C, em condições normais não entra a segunda velocidade, a não ser que por algum motivo a temperatura chegar em 3/4 do marcador, onde entra a segunda velocidade, quando o ponteiro entrar 1/2 de escala volta para primeira e fica assim até desligar, quando o ponteiro chegar em 1/4 de escala.

A primeira velocidade é bem silenciosa, sendo muito difícil ouvir quando ativada e a segunda é um escândalo, que se ouve de muito longe.

No meu Monza GLS 96, a primeira velocidade,a mais baixa, da conta do recado para o arrefecimento do motor, sem ter problemas e nunca tive problemas com super aquecimento do motor

Abs,

Carlos Freire
Único revés é que tive que desativar o AC pois não tive tempo de terminar o chicote dele, mas amanhã devo finalizar e colocar ele para funcionar novamente.

Abraços.
CooperRJ
Membro SL (Ní­vel 1)

Amigos,
Hoje retomei ao trabalho do AC, realmente a coisa está feia. Pelos componentes unico problema é com o seletor do AC (Onde você comanda a direção do AR), ao que parece ele está danificado, só que ao invés de simplesmente fazer uma troca do componente ou até mesmo fazer uma gambi, mas ali mesmo, não, o eletricista adicionou 2 resistors, adicionou um cabo pós alternador e comandou o acionamento do AC ligando o pós alternador no positivo e massa da polia do AC (Sim, nos 2 terminais, por isso o resistor, evitando o curto), ficou algo de professor pardal mesmo, bem louco.

Agora algumas dúvidas:
Antes de acertar as velocidades da ventoinha, meu carro estava sumindo óleo, não queimava pois não tinha fumaça, mas sumia algo em torno de 1L a cada 100km, após acertar a ventoinha, o óleo estabilizou exatamente onde deixei quando completei a ultima vez, e andei mais de 100km já, será que a vareta está me sacaneando? (Pensativo).
Penso que como o motor agora atinge a temperatura, o óleo acaba chegando a temperatura onde a viscosidade aumente, parando assim de vazar ou queimar seja lá como estava com motor frio constantemente, estou pensando errado?

Outro fato, ontem depois de andar bem com o carro, algo em torno de 80km, parei em um posto para comprar outro litro de óleo (Reserva), quando religuei o motor, notei que a temperatura estava acima de 3/4 do marcador (No meio entre o 3/4 e o topo), notei que a uce ativou somente a ventoinha no mínimo (Mesmo a velocidade máxima funcionando nos testes, a uce não armou (Ou não notei que tenha armado, pois já estava andando com o carro)), a temperatura manteve alta por 1km em média depois começou a baixar e voltar ali na escala da metade do marcador. Agora perguntou, isso é normal? Observação importante é que estou com somente água no sistema, sem nenhum aditivo, por enquanto.

Mais uma questão, luz de óleo acendendo com motor quente em marcha lenta e apaga assim que acelera o carro, a lenta está estável, na faixa dos 900rpm, isso só ocorre somente com motor quente. Estou com duas desconfianças, uma é a bomba dando pau, ou o óleo muito viscoso (usando o BR alta rodagem, ele é 25w-50) será que ele está muito grosso quando esquenta? Passei a usa-lo pois notei que estava sumindo óleo, como pensei de estar queimando, usei ele mas continuava sumindo até o momento que citei acima, onde parou de sumir.

Bom, por enquanto é só, amanhã retomo à questão do AC, aproveitando que as coisas na empresa estão tranquilas, estou tirando um tempo para mexer no carro (Quase uma férias #SQN).

Para os amigos, aqui no fórum encontrei o diagrama elétrico do monza ano 90, outro do 93, onde o AC não é comandando pela UCE, ajudou muito na questão de entender o sistema, mas faltava essa parte, porém encontrei no google esse conteúdo:

http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap41.htm

Esse conteúdo que estou partindo para resolver o AC do meu carro, até onde vi é o mais adequado no EFI 95 e 96, onde temos os 2 estágios da ventoinha funcionando e AC controlado pela UCE.
Não vi aqui no fórum ainda, mas mesmo que já tenha, não faz mal ter novamente, rs.

Abraços meus amigos
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Nao sei c seu sistema de A/C é igual ao classic se 93 que mexo de vez em quando, e nao conheço legal mas fiz praticamente todos testes constantes do manual da multec, mas te falo que o sensor de temperatura é praticamente o calcanhar de aquiles dele, mexe em muitos parametros, impacta no consumo e principalmente no acionamento da ventoinha .
Existe um momento critico onde ocorre um "salto" de potencia e este parametro tem que estar correto, na verdade, nao pode haver nenhuma variaçao de voltagem na relaçao da tabela, este monza que mexo teve graves problemas de nao acionar a ventoinha no momento certo causando super aquecimento e queima da junta.

DADOS A
Temperatura graus 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10
Resistência  177 241 332 467 973 1188 1802 2796 4450 7280
Tensão V 1,0 1,9 2,3 2,8 3,2 3,6 4,0 4,3 4,5 4,7

Os valores tem que bater, e so da pra testar com a pistola + multimetro, ignorando a resistencia

Cara, realmente vc tem uma bela bucha pela frente, mas nao tenho a menor duvida de que vai resolver tudo e gostaria de te dar uma ajuda mais efetiva, mas esta questao de "sumir" oleo, pra algum lugar ele esta indo, e me parece que vc esta com deficiencia na bomba de oleo, tem como testar ela, ja vi falarem aqui no forum, mas nao lembro onde, mas este é um problema grave . Tem certeza que nao ta com um vazamento enorme ? 1 l cada 100 km é muita coisa mesmo, ta parecendo o meu kkkk (porem o meu eu sei que vaza pelo carter, e o pior, meu oleo é 5w30 sintético , carrisimo :cry: ) .
Cara, este sumiço do oleo realmente me deixou de boca aberta, nunca vi nada parecido, sempre ou vai pra cabeça do pistao, ou para galeria de agua, fiquei muito curioso mesmo !

Como ja disse, gostaria de ajudar mais, mas sou limitado em EFI e em ar condicionado entao, mal sei como funciona kkkk , mas vou colocar meu tico e teco pra tentar te ajudar, ja vi gente leiga, recem chegado matar charada de primeira, entao nao perco minha confiança em poder ajudar em algo.

Boa sorte

acompanhando
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder