Depois que a reforma do Monza preto acabou (agora é só manutenção), comecei a participar de alguns encontros do Monza Clube. Lá tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns membros aqui do fórum e trocar experiências sobre a restauração. De tempos em tempos, batia uma vontade de comprar outro carro pra reformar, mas como lá em casa temos 2 Monzas praticamente iguais, teria que ser um carro diferente.
Para não fazer nenhuma loucura, eu evitava olhar os anúncios de Monza na internet, só que meu pai não fazia o mesmo. De vez em quando, ele vinha me mostrar algum Monza que chamou a atenção dele no Mercado Livre.
Duas semanas atrás, ele encontrou um EF 500 e veio me mostrar. Olhando o carro, achei que pelo estado dos acabamentos específicos do modelo, dos bancos que já tinham sido refeitos fora do padrão original e do preço, não seria um bom negócio. Mas, aproveitando que eu já estava com o site aberto, por curiosidade resolvi procurar um Monza Classic. Entre os anúncios acabei encontrando um Monza 87 dourado que me chamou atenção por ser Hatch. Por curiosidade, resolvi entrar no anúncio para olhar as outras fotos. Quando abri a foto do motor veio a surpresa, ele tinha ar condicionado e direção hidráulica original. Nesse momento a razão foi tirar umas férias. Chamei meu pai pra olhar o carro e ele também se interessou.

O interior tabaco dele também me chamou a atenção

Pelas fotos dava para ver que o carro estava com alguns amassados na saia dianteira, mas parecia pouco perto do que eu já havia enfrentado na reforma do meu Monza preto. Meu pai e eu conversamos um pouco e chegamos a conclusão que valia a pena ir ver o carro, caso ele não estivesse muito ruim, compraríamos juntos para reformá-lo.
Quando encontrei o carro pessoalmente vi que a porta do passageiro estava com alguns amassados também e a pintura estava bem mais queimada do que eu imaginava. Ele tinha alguns pontos de ferrugem em volta do vidro da tampa do porta-malas, mas a parte de dentro da tampa estava surpreendentemente boa. No interior do carro, apenas a lateral do banco do motorista rasgada, o resto estava bom. Achei que no geral o carro tinha potencial, mas primeiro tinha que conversar com o funileiro e tapeceiro pra ter ideia de quanto ia gastar.

Infelizmente estava sem o forro, mas já estou resolvendo esse problema

O vendedor falou que havia comprado o carro fazia uns 2 anos e estava restaurando aos poucos. Ele já havia feito o motor completo, o carburador e trocado a embreagem, mas acabou desistindo por falta de tempo.
Ele falou que carro estava sem a correia da direção hidráulica, pois ela estava escapando, mas que estava funcionando quando estava com a correia. Já o ar condicionado eu acredito estar precisando fazer alguma manutenção, pois está parado há muito tempo.
No dia seguinte conversei com o funileiro e o tapeceiro e decidi fechar negócio.
Fui buscar o carro junto com o meu pai e voltei dirigindo o Monza pra casa, que apesar de estar sem a correia da direção hidráulica ainda estava gostoso de dirigir. O motor respondia bem e o carro estava bem silencioso, acabei pegando bastante trânsito, mas estava tão feliz com o carro que nem me estressei.

Tomou um banho antes de sair, estava bem empoeirado

Calibrei bem os pneus pra amenizar a direção pesada
Como no momento estamos sem lugar pra ele na garagem, já deixei para o tapeceiro desmontar, por isso acabei não fotografando ele por dentro.

Mas antes parei em casa para o pessoal conhecer ele

Até o final da reforma vai ter lugar pra ele ai dentro

Por enquanto é isso, espero que tenham gostado tanto quanto eu, em breve posto as fotos dele sendo desmontado.
Abraço a todos!
Fernando