Eu tinha pendente a dúvida (conf. coloquei aqui no forum tempos atrás) se as duas conexões do suporte da válvula se comunicavam no final. Sou meio São Tome´

Então hoje precisei retirar o suporte da VT para trocar o anel de borracha que estava vazando e por sinal quebrei os
parafusos que seguram o suporte e vou ter que levar o cabeçote para extrair os dito cujos. Devo ter tirado sangue do parafuso
na ultima vez que os apertei e estou super contente com isso



Então chequei o fluxo metendo uma mangueira com água na passagem 1 e com isto deu para perceber o porque da inversão das mangueiras (tantas vezes discutidas aqui no forum) prejudicam o aquecimento na fase fria.
Penso que (após uma segunda análise) na conexão 5 o fluxo é mais estrangulado devido caminho 1-3-4-5 passando pelo corrugado do aquecedor de ar quente e estrangulado mais uma vez pelo diâmetro menor da saída do radiador de AQ

Informações editadas após uma segunda análise onde havia colocado que somente ao abrir a VT o fluxo era liberado até a conexão 5, o que não é verdade, devido a pressão da bomba d'água as conexões 2 e 5 são alimentadas ao mesmo tempo
Para quem tem Monza a Etanol e com o PTC - aquecedor do coletor de admissão percebe-se que entre 5 e 7 minutos em movimento, a temperatura do liquido de arrefecimento atinge 83ºC desligando o aquecedor e mais uns 5 minutos começa a abrir a VT e se faz sentir a partir daí o ar quente aquecido, isto é, se liberar na alavanca do painel. Se o AC estiver desligado a ventoinha entrará na 2ª velocidade aos 101ºC

waldir
18.06.16