Página 1 de 2
pressão de óleo excesso?
Enviado: 14 Jun 2016, 12:05
por fabio_1107_sul
Bom dia,
Caros amigos monzeiros, estou com uma falha estranha, fiz a retifica do motor, foi encamisado bloco, pistões standart, trocado bomba de oleo agua e afins, uma sobrevida no motor do monza, só que to com um perrengue aqui. montei o motor e agora ele somente da pressão de oleo de 4 bar, não baixa ja troquei a bomba nova, por outra marca ja coloquei a bomba velha, mas o defeito persiste. Esse excesso de pressão encontra uma saida no caso primeiro vazou pelo retentor do volante, depois vazou pelo filtro de oleo trocado bomba e retentores volta a vazar pelo retentor do volante.
Se algum colega puder dar um norte. Ta feio a coisa, tenho uma oficina mecânica, e os defeitos mais escabrosos sempre deram no meu monza.
Re: pressão de óleo excesso?
Enviado: 14 Jun 2016, 12:43
por Rafaelo
nao é um problema oque tu tem, e sim algo normal nessa bomba de oleo.
a pressao de trabalho dela é de 3,2 a 4,0 kgcm² da lenta a acima >3000 rpm nao passa dos 4 kg.
---------------------
vazamento no retentor do virabrequim nao tem nada a ver com pressao de oleo. e sim por algum defeito na pesa, ou mal colocado.
--------------------
vazamento pelo filtro, falta de aperto, ou nao fizeram o aperto correto conforme manda o processo tecnico, como aplicar oleo no selante, 3/4 de volta, etc.
---------------------
tua bomba ta normal ate editei o titulo pra nao confundir.
Re: pressão de óleo excesso?
Enviado: 14 Jun 2016, 13:57
por fabio_1107_sul
Obrigado, Rafaelo vou trocar novamente o retentor, minha dúvida e a seguinte será que a especificação do óleo que estou usando, é minha primeira retifica, no caso estou usando o mineral 20w50 estou pensando em colocar o 15w40. Conto com a ajuda dos amigos!
Re: pressão de óleo excesso?
Enviado: 14 Jun 2016, 15:01
por Carlos A. Freire
Além do que o Rafaelo disse, verifique se não é obstruções no respiro que está causando esses vazamentos?
Temos muitos tópicos sobre respiro obstruído.
Abs,
Carlos Freire
Re: pressão de óleo excesso?
Enviado: 14 Jun 2016, 15:08
por fabio_1107_sul
Vou pesquisar sobre obstrução dos respiros, abri o cabeçote para verificar se estava passando nas galerias de oleo esta lubrificando ok. vou dar uma pesquisada no fórum, para ver se acho o defeito. desde já grato a todos!
Assim que solucionar o defeito posto a solução.
Re: pressão de óleo excesso?
Enviado: 15 Jun 2016, 00:15
por Rafaelo
esse oleo que escolheu é muito grosso pra um motor "novo".
ja o outro que esta pensando em usar é mais adequado. apesar que eu particularmente usaria um oleo moderno, sintetico 15W30. mas ae é de cada um, ate pq é caro esse oleo.
Enviado: 15 Jun 2016, 08:50
por fabio_1107_sul
vou substituir o óleo, por um sintético. estou desmontando o volante para ver o vazamento, andei pesquisando e vi duas opiniões, sobre o uso de cola no apoio do macal o ultimo onde senta a junta, e outra opinião somente orientando a não colocar, por experiencia dos amigos, ha um consenso ou as duas maneiras são aplicáveis, eu não sou adepto ao uso de cola e junta, mas se preciso for. Quanto aos respiros, estão todos limpos sem obstrução no ultimo óleo ao retira-lo não encontrei nenhuma partícula no óleo esta limpinho.
Re: pressão de óleo excesso?
Enviado: 15 Jun 2016, 09:37
por Carlos A. Freire
O pessoal hoje, no último mancal usa uma cola Loctite de alta temperatura, fechando as frestas do mancal no bloco. Não me lembro o número dessa Loctite.
Antigamente usava algum tipo de gaxeta com cola.
Na junta do cárter não vai cola alguma.
Abs,
Carlos Freire