Monza GLS 2.0 1994 Azul Strauss
Enviado: 19 Mai 2016, 12:56
Bom dia pessoal. Como alguns aqui já sabem, tenho um Monza GLS 1994 Azul Strauss, recentemente precisei remover o cabeçote para a troca da junta. Mas isso foi depois de muito sofrer tentando encontrar de onde era o vazamento que fazia com que a água sumisse. Acompanhem:
Bom, tudo começou repentinamente com vazamento no tubo d'água que fica atrás do bloco. Quando removi a mangueira inferior do radiador vi que o tubo estava rachado, aí começa o sofrimento rsrs. Com a ajuda do meu amigo aqui do forum Leocastro removemos o coletor de admissão, trocamos o tubo e algumas mangueiras ruins. Visto que as conexões do coletor estavam ruins decidi troca-las também. Inclusive, quem não encontrar essas conexões para o Monza EFI podem usar espigões de 1/2 por 3/4 que será perfeito. Pois bem, tudo montado sistema reabastecido e acompanhamento de 1 semana feito, a água continuava baixando! Em menor quantidade a água continuou baixando e mais um vazamento encontrado, no oring do cavalete da válvula termostática. Mais uma vês o amigo Leocastro me auxiliou na retirada do cavalete para troca do oring. Novamente sistema abastecido, 1 semana de acompanhamento e a água continuava a baixar. O tempo passou e começou a pingar água e o problema estava no tubo da bomba d'água. Retiramos tudo fora novamente e a troca do tubo foi feita. Aproveitando a manutenção trocamos o cavalete da válvula termostática que não estava muito boa. Mais uma vêz, sistema abastecido e a água continuava baixando. O "sumiço" da água começou aumentar e um indicio de junta queimada começou a aparecer. Quando o motor ficava desligado muito tempo, quando dava a partida um dos cilindros não funcionava, passava-se alguns segundos estabilizava. Além disso, um forte cheiro de combustível no reservatório de expansão e o sistema sempre com uma pressão além do normal. Com todos esses fatores e visto que não haviam mais nada a ser feito, decidi então remover o cabeçote. Com o mesmo removido veio a explicação de todos os fatos:
Iniciando a desmontagem

Bloco já sem o cabeçote. Reparem o 4º cilindro

Cabeçote parte das camaras. Vejam como estava as valvulas do 4º cilindro

Balancins e escoras separadas para limpeza e guardar nessa sequência para ser montado da mesma forma

Olhando a junta não aparenta ter danificado, mas a agua entrava pela galeria retangular no 4º cilindro

Peças já separadas e no porta-malas em destino a retifica

O Leocastro usa junta de chapa do Astra Flex no Monza dele. Optei por usar a mesma visto que a original talvêz seja mais frágil uma vez que meu Monza não sofreu super aquecimento que justificasse a danificação da junta. Vamos ao cabeçote já retificado onde foram feitos dois pontos de solda, plaina, troca de retentores e verificado assentamento de valvulas e banho em todas as peças.


Oleo novo, de baixa qualidade, mas é para rodar os primeiros 1.000 KM

Iniciando procedimentos para montagem. Limpeza do bloco

Cabeçote, gaiola e coletor de admissão já em cima do bloco

Oring toppp que o amigo Leocastro sempre me arruma rsrs

Um inconveniente, a junta ficou por cima de parte do numero do motor. Os blocos mais novos o numero não fica mais aí

Dia seguinte, faltando pouco para dar a primeira partida

Primeira partida. Tremendo mais que viciado em abstinência
Motor já estabilizado, ainda uma leve batida de tuchos
Tudo montado, primeira partida do dia seguinte
Outro inconveniente, na montagem do coletor de escape faltou um parafuso, logo pensei que poderia ter caído dentro do tudo. Quando liguei o motor vi que algo estava no escapamento. Levei à uma loja de escapamento e olha onde estava o danado


Depois de toda essa novela o problema foi resolvido.
Agradecimento especial ao meu amigo Leandro (Leocastro), sem ele não teria coragem de encarar sozinho esse serviço.
Bom, tudo começou repentinamente com vazamento no tubo d'água que fica atrás do bloco. Quando removi a mangueira inferior do radiador vi que o tubo estava rachado, aí começa o sofrimento rsrs. Com a ajuda do meu amigo aqui do forum Leocastro removemos o coletor de admissão, trocamos o tubo e algumas mangueiras ruins. Visto que as conexões do coletor estavam ruins decidi troca-las também. Inclusive, quem não encontrar essas conexões para o Monza EFI podem usar espigões de 1/2 por 3/4 que será perfeito. Pois bem, tudo montado sistema reabastecido e acompanhamento de 1 semana feito, a água continuava baixando! Em menor quantidade a água continuou baixando e mais um vazamento encontrado, no oring do cavalete da válvula termostática. Mais uma vês o amigo Leocastro me auxiliou na retirada do cavalete para troca do oring. Novamente sistema abastecido, 1 semana de acompanhamento e a água continuava a baixar. O tempo passou e começou a pingar água e o problema estava no tubo da bomba d'água. Retiramos tudo fora novamente e a troca do tubo foi feita. Aproveitando a manutenção trocamos o cavalete da válvula termostática que não estava muito boa. Mais uma vêz, sistema abastecido e a água continuava baixando. O "sumiço" da água começou aumentar e um indicio de junta queimada começou a aparecer. Quando o motor ficava desligado muito tempo, quando dava a partida um dos cilindros não funcionava, passava-se alguns segundos estabilizava. Além disso, um forte cheiro de combustível no reservatório de expansão e o sistema sempre com uma pressão além do normal. Com todos esses fatores e visto que não haviam mais nada a ser feito, decidi então remover o cabeçote. Com o mesmo removido veio a explicação de todos os fatos:
Iniciando a desmontagem

Bloco já sem o cabeçote. Reparem o 4º cilindro

Cabeçote parte das camaras. Vejam como estava as valvulas do 4º cilindro

Balancins e escoras separadas para limpeza e guardar nessa sequência para ser montado da mesma forma

Olhando a junta não aparenta ter danificado, mas a agua entrava pela galeria retangular no 4º cilindro

Peças já separadas e no porta-malas em destino a retifica

O Leocastro usa junta de chapa do Astra Flex no Monza dele. Optei por usar a mesma visto que a original talvêz seja mais frágil uma vez que meu Monza não sofreu super aquecimento que justificasse a danificação da junta. Vamos ao cabeçote já retificado onde foram feitos dois pontos de solda, plaina, troca de retentores e verificado assentamento de valvulas e banho em todas as peças.


Oleo novo, de baixa qualidade, mas é para rodar os primeiros 1.000 KM

Iniciando procedimentos para montagem. Limpeza do bloco

Cabeçote, gaiola e coletor de admissão já em cima do bloco

Oring toppp que o amigo Leocastro sempre me arruma rsrs

Um inconveniente, a junta ficou por cima de parte do numero do motor. Os blocos mais novos o numero não fica mais aí

Dia seguinte, faltando pouco para dar a primeira partida

Primeira partida. Tremendo mais que viciado em abstinência

Motor já estabilizado, ainda uma leve batida de tuchos
Tudo montado, primeira partida do dia seguinte
Outro inconveniente, na montagem do coletor de escape faltou um parafuso, logo pensei que poderia ter caído dentro do tudo. Quando liguei o motor vi que algo estava no escapamento. Levei à uma loja de escapamento e olha onde estava o danado


Depois de toda essa novela o problema foi resolvido.
Agradecimento especial ao meu amigo Leandro (Leocastro), sem ele não teria coragem de encarar sozinho esse serviço.