Página 1 de 4

A Olivetti, o caminhão a álcool e o site Monzeiros.

Enviado: 29 Mar 2016, 10:19
por Evandro Monza SR
Amigos Monzeiros...

Passando aqui para expressar minha preocupação e deixar uma provocação.

Vou começar pela provocação, contando uma historiazinha.

O carro a álcool surgiu lá no fim dos anos 70 pq o mundo entrou numa crise do petróleo (1973). O Próalcool foi a resposta do Brasil a essa grande crise.
Como toda novidade, o álcool despertou grandes expectativas no futuro. Parecia que o álcool seria a salvação do planeta. No fim de 79 e começo de 80 o carro a álcool era o soberano, e assim foi até 1989, quando eu pessoalmente empurrei o carro do meu pai em fila de posto de combustível.

A propósito, estou falando essas datas de cabeça...algum Monzeiro mais detalhista, fique a vontade para me corrigir.

Nesse ufanismo todo, lá no início dos anos 80, foram lançados caminhões a álcool. Eu me lembro de falarem em ônibus movidos a álcool.

Bom, do ponto de vista técnico, pode até fazer sentido, algum de vcs poderão argumentar isso.

Mas, sejamos práticos: no mundo real, não fez, até o momento, muito sentido.

Ou seja: nem toda novidade é realmente boa. Nem toda novidade realmente é adequada ao propósito que "queremos" que ela tenha.
Modinhas sempre existiram...


Agora vem a parte da Olivetti e a minha preocupação.

Lá no início dos anos 80, escritórios, escolas, redações, todos tinham suas máquinas de escrever. Era um orgulho ter uma. Funcionavam muito bem. Tinham as mecânicas, as elétricas, e finalmente as eletrônicas, lá nos primórdios dos computadores.

Hoje quase ninguém sabe o que foi a Olivetti. Sumiu.

Daí, me surgem duas perguntas (ou blocos de perguntas):

1 - O Whatsapp e seus grupos, que pretensamente querem substituir o Monzeiros (o site), ainda que inconscientemente, são um "caminhão a álcool"? Uma modinha passageira?
Tudo o que é discutido lá, parte técnica, venda de peças, desaparece em minutos. Tudo jogado fora. Nada se mantem. Impossível de se procurar coisas discutidas.
Será que nós não estamos usando o Whatsapp de maneira errada? Será que queremos que o Whats seja um caminhão a álcool?
O Whats é para coisas rápidas, marcar encontros, nos localizarmos, falarmos um a um, trocar ideia despretensiosamente.
Seriam os grupos com dezenas, centenas de pessoas realmente produtivo para os amantes do automobilismo e do Monza em particular?

2 - Vejo o "movimento" e as discussões caindo vertiginosamente aqui no fórum. A seção de compra e venda está as moscas. O Monzeiros virou Olivetti? Facebook e Whats indevidamente estão matando o Monzeiros?

Estou postando isso aqui apenas como provocação, tipo filosofia de cafezinho...

Minha preocupação somente é que esse patrimônio seja perdido.

Re: A Olivetti, o caminhão a álcool e o site Monzeiros.

Enviado: 29 Mar 2016, 11:32
por rodrilp
eu e assim como alguns amigos aqui do fórum, paramos de postar ou até mesmo de acompanhar o fórum, por causa de atitudes tomadas por alguns, que ao invés de somar para o bom andamento de uma coisa tão legal, como "era" o fórum...agem com atitudes totalmente desnecessarias e com isso...todo mundo acaba curtindo um caminhão a alcool e jogando fora as olivetti

Re: A Olivetti, o caminhão a álcool e o site Monzeiros.

Enviado: 29 Mar 2016, 12:50
por Rafaelo
ate perdi a vontade de postar conteudos tecnico que poderia ajudar a educar muita gente, do meu monza por exemplo tambem tem muito conteudo, mas como tem gente aqui dentro que nao consegue ver o sucesso dos outros prefiro me reservar. quem sabe um dia vao evoluir ne Evandrao vai saber ne cara hehehehe

* tem o problema dos ptistas
* tem o problema da crise, sem micro, sem net, sem comida, sem emprego, sem p enhuma
* tem o whatzap
* tem o desinteresse pela vida
* venderam o carro

com essa crise afetou tudo, inclusive esse forum, que pra mim ta cada vez mais enjoado, so aparece gente perguntando as mesma coisa todo dia. eu ja faz quase um ano que nao respondo mais esse tipo de coisa, alem de banal, nao se dao o trabalho de pesquisar, e quando agente da bronca acham ruim. o verde é moderador e nao usuario! esse pessoal tem que aprender primeiro isso antes de frequentar um forum :wink:

Re: A Olivetti, o caminhão a álcool e o site Monzeiros.

Enviado: 29 Mar 2016, 13:15
por 500EF
Eu cheguei a usar zapzap pelo PC (nunca tive instalado no meu celular... não gosto... acho invasivo e aqueles grupos então são de matar de raiva). Como não permitem o uso desta forma, através de um software não oficial (você é obrigado a ter no telefone), me baniram... Azar o deles... eu nem ligo.

Facebook eu nunca tive e pretendo nunca ter.

E concordo totalmente que este tipo de coisa deveria ser usado de outra maneira. Comunicadores instantâneos (desde os obsoletos ICQ, MSN, etc), devem ser usados para conversas rápidas, coisa que se resolva ali na hora e já foi... Que não precise ficar arquivada... que não gere conteúdo que poderia ser usado para pesquisas futuras por outras pessoas.

É simplesmente impossível estudar algum assunto seriamente por mensaginha de texto na tela do telefone... fala sério!

Mas este movimento de esvaziar fóruns não é exclusividade daqui. Tenho notado em todos onde participo.

E pelo lado pessoal, fico indignado quando sento em uma mesa de restaurante e olho para os lados. O que vejo é completo silêncio, com praticamente todo mundo olhando para o seu telefone e teclando loucamente. Contato humano é coisa do passado. Agora a moda é essa.

Ouvi um filósofo definindo outro dia estas ferramentas assim:

"Esta tecnologia foi feita para aproximar as pessoas que estão longe. Mas é preciso tomar muito cuidado para não afastar as que estão próximas".

Uma pena... Espero que a moçada jovem acorde a tempo para a bobagem que andam fazendo.

Re: A Olivetti, o caminhão a álcool e o site Monzeiros.

Enviado: 29 Mar 2016, 13:46
por Rafaelo
olhem a ironia.

trabalho com tecnologia, eletronica, mecanica, informatica, sou afavor da evoluçao tecnica(apenas que alguns nao aceitem isso), etc, etc. mas eu me nego a ter um celular, alias eu ja tive quando muita gente nem sabia oque era em 2000 eu tinha um, me enojei de carregar isso.

nao tenho rede social, acho a coisa mais ... possivel e usarem isso como "social" eu tenho uma conta mas nao utilizo, so tenho pra manter minha amizade da infância e adolescência dos locais onde frenquentei, e ver como eles andam, mas nada alem disso, nem conteúdo sei postar nesse negocio.

nem relogio uso, sou bem moda antiga. e a ironia é essa!

é uma pena, pq ate o site da Megasquirt vazou pra essa porcaria. e o monzeiros ta indo pro mesmo caminho, um dia vao se arrepender de terem feito essa escolha :smt023

Re: A Olivetti, o caminhão a álcool e o site Monzeiros.

Enviado: 29 Mar 2016, 20:13
por Evandro Monza SR
Legal saber que há alguns amigos Monzeiros que compartilham dessa mesma inquietação que tenho quanto ao futuro do fórum e essas tendências modinhas...

Re: A Olivetti, o caminhão a álcool e o site Monzeiros.

Enviado: 29 Mar 2016, 20:42
por jesuino b ferreira
eu tenho façebook.
entro,olho e troco algumas ideias e vazo.
nao tenho zap,mas ja deixo avisado aos amigos que encontro e me perguntam se tenho.
um dia posso ter,mas se me encherem o saco ou me colocarem em grupo eu acelero.
nao quero participar de grupo e nem peao me enchendo o saco pensando que eu nao mais nada para fazer.

o proprio MONZEIROS-GO que organiza os encontros aqui na cidade nao vem aqui anunciar os encontros.
eles me avisam via façebook e um amigo que tem zap-zap me coloca a par deles tambem.
sempre avisei para deixarem o convite aqui,pois o grupo começou aqui.e a divulgaçao teria que passar por aqui.
mas acho que tem um desinteresse enorme em fazer isso.
e,acho que organizam somente via zap-zap.
mas,deixo para eles virem aqui falar mais a respeito.


entro aqui diariamente,mas aqui deu uma esvaziada enorme ultimamente.
quase nao posto por nao ter mais conhecimento em muitas perguntas que fazem aqui.
as que eu conheço e ninguem respondeu eu dou um pitaco :mrgreen:

Re: A Olivetti, o caminhão a álcool e o site Monzeiros.

Enviado: 31 Mar 2016, 10:38
por Robson Lott
Evandro Monza SR escreveu:Amigos Monzeiros...

Passando aqui para expressar minha preocupação e deixar uma provocação.

(...)

Estou postando isso aqui apenas como provocação, tipo filosofia de cafezinho...

Minha preocupação somente é que esse patrimônio seja perdido.
Achei ótima a introdução, e espelha realmente o propósito de uma boa conversa informal, porém ou típica de forum, ou típica de um bom cafezinho antes do trabalho.

E deixo meu testemunho: a sensação que dá é que com a efemeridade e volatilidade de um monte de coisa contemporânea (não só Whats App, como também computador novo, celular novo, aquele liquidificador Mallory, o fone de ouvido chinês, aquele sensor dos EFI que dão pau, etc) parece que até a noção do tempo foi mudada. O tempo tá mais curto, não "dá tempo" de fazer nada, e tem uma pá de coisas a serem resolvidas. Isso sem contar com os imprevistos, que a cada dia que passa, surgem mais coisas fora do planejado.

Sou conservador também. Gosto da tecnologia, mas sou cri-cri com a evolução dela. Tal como o caminhão à álcool.

Acredito mais ainda que no mundo contemporâneo, a tecnologia que tá a favor do ser humano é secundário. Secundário! Inevitável!!! A evolução do capitalismo faz com que os maiores engulam os pequenos, e cada dia mais temos produtos como Mitsubishi nos anos 90 no Japão: que vai desde televisão até carros. E essa "evolução" faz com que haja uma intenção muito mais mercadológica do que pela qualidade duradoura dos produtos feitos. Tudo tem EOL (end-of-life) e todo dia esse EOL tá ficando mais curto, pra que com o favor da tecnologia, os produtos tenham mais "qualidade" de funcionalidades, menor durabilidade pra que o consumidor seja fiel e refém de um consumo muito mais frequente ao longo dos anos, do MESMÍSSIMO PRODUTO!

E isso eu não curto. Acho que por essa razão que gosto do Monza. Ou poderia gostar do Santana, ou do Del Rey. Mas Por que pelo menos nessa época a qualidade e durabilidade era um pouco mais enfatizada do que a tecnologia à favor (ou contra...)

Se pelo menos pudesse haver um meio termo...

Abraços,
Robson Lott

PS: Taqueopariu Fraga... vc escreve muito bem! Parece um artigo de jornal! Falando em jornal, nem sei quando comprei um da última vez... :smt021