Dúvida sensor MAP

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
elvisluiz88
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Jan 2016, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Dúvida sensor MAP

Mensagem não lida por elvisluiz88 »

E aí galerinha, blz?
É o seguinte, tenho um Monza 93 EFI álcool, e fica com a luz da injeção direto acesa, aí comprei um sensor MAP novo, só que; não sei se é o certo.
Na caixa está o seguinte; F 000 99P 169, a peça é da BOSCH, será que é compatível com o modelo do meu carro?
Abraços!
Monza Class EFI 2.0 93 Álcool, Prata!

Levanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz; e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida sensor MAP

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Por que acha que o defeito está no MAP? Fez algum teste nesse e demais sensores?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
elvisluiz88
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Jan 2016, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida sensor MAP

Mensagem não lida por elvisluiz88 »

Carlos A. Freire escreveu:Por que acha que o defeito está no MAP? Fez algum teste nesse e demais sensores?

Abs,

Carlos Freire
Foi passado o aparelho, e acusou, aí preferi comprar e trocar eu mesmo..
já fiz a troca e apagou a luz, espero que tenha resolvido.
Ele estava consumindo demais, me falaram que ao trocar esse sensor iria gastar menos, será que vai resolver?

Abraços!
Monza Class EFI 2.0 93 Álcool, Prata!

Levanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz; e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida sensor MAP

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Acusar defeito no aparelho não é o suficiente para diagnóstico de defeito. O sensor pode ter um mau funcionamento por problemas em outros lugares, como chicote, mangueiras no circuito de vácuo, obstruções, sincronismo do motor... Por isso é sempre bom fazer os testes de funcionamento de cada sensor.

Qualquer sensor com mau funcionamento vai prejudicar desempenho e consumo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida sensor MAP

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Faço as minhas palavras as do Carlos, mas com algumas complementações...

- Sensor MAP dificilmente dá problemas! O original que veio com meu carro durou 20 anos e só queimou porque eu coloquei ele em outro carro que estava acusando erro no sensor MAP, pelo fato de o chicote deste carro estar em curto-circuito, acabou por queimar o meu sensor. Quando reinstalei ele no meu carro, com muita dificuldade consegui fazer pegar o carro e acusou erro no sensor MAP também. Peguei o sensor, liguei ele numa fonte regulada 5vdc e liguei uma seringa na tomada de vácuo dele pra simular o vácuo do motor e não houve variação. Ou seja, cheguei a conclusão que realmente tinha queimado o sensor. Comprei um Delphi (que depois da compra fui ver que era Made in China :smt011 ), na época (Out/2013) por R$ 153,00 e na hora que fui instalar vi que a tomada de vácuo no corpo do sensor tava rachada! Voltei na loja e troquei por outro que estava OK. Por volta de Maio/2015, este sensor Delphi, quebrou a tomada de vácuo quando eu fui fazer uma manutenção em que eu tava trocando as mangueiras de vácuo da injeção, inclusive a do MAP. Meu amigo, não pensei duas vezes, fui atrás e no outro dia cedo consegui um ORIGINAL GM, fabricado em 1993, e sem hesitar comprei e está lá no carro, funcionando perfeitamente. Aqui no fórum, já temos tópicos falando de sensor MAP, inclusive o membro Savio Almeida, que é proprietário de um Monza igual ao meu, já pode constatar que sensor MAP tem que ser original GM, não adianta. De outras marcas, inclusive Delphi, podem até ser bons, tudo e talz, mas não adianta pra durar tem que ser GM. Eu, p. ex., meu carro tem todos os sensores e atuador da I.E originais GM (inclusive módulo HEI - meu HEI nem pasta térmica tem kkkkkkkk e nunca queimou) e não me incomodo quanto a injeção do carro, tenho funcionamento, desempenho e consumo ótimos com ele. Vou sempre pro litoral paulista, na ultima vez, nesta semana, fiz 13.4 km/l na estrada, com um motor beirando os 250mil km!

Ainda bem que resolveu o problema, mas se puder compre um MAP original, nem que seja usado e deixe no porta malas.

Abraço.
FelipeLichirgu
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
Cidade: Jacarei
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida sensor MAP

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Vou aproveitar e atualizar as informações, desde que postei a saga do sensor MAP.
Desde que coloquei o sensor MAP original GM, os problemas que tinha foram totalmente sanados. Os componentes atuais são um mistério. Seriam pirataria chinesa vendida no mercado como produtos legais? Não sei a resposta, mas não entro mais nessa de peças não originais.
Sim, como disse o colega Felipe, meu Monza é 93, etanol. O sensor MAP original durou 21 anos, enquanto os do mercado atual (Delphi, VDO, etc) duraram poucos dias ou poucas horas. O novo sensor MAP (mas original) está em serviço há alguns meses já, sem nenhum problema.
Gostei da técnica de testar o MAP com uma seringa de injeção fazendo vácuo manual. Quem sabe um kit caseiro para ir ao balcão comprar peças não seja boa ideia? Rsrsrsrs!
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
Avatar do usuário
elvisluiz88
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Jan 2016, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida sensor MAP

Mensagem não lida por elvisluiz88 »

Pois é, a marca do MAP que comprei é BOSCH, por enquanto está funfando.Hoje de manhã acendeu a luz de anomalia novamente, mas logo apagou, só q;
quando eu fui instalar o MAP no meu carro, percebi que tem uma peça verde com duas entradas para mangueira que fica perto do MAP, e estão lá sem nenhuma mangueira.
Será que pode ser esse o problema?
E se for, onde que conecta essas duas mangueiras?
Serão essas as mangueiras do circuito de vácuo de q o Carlos se referiu?
Se alguem puder ajudar, agradeço, pois não sou mto expert nisso, mas quero tentar fazer eu mesmo, pois aqui na minha cidade os mecânicos gostam de meter a faca no kra. :chain:
Monza Class EFI 2.0 93 Álcool, Prata!

Levanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz; e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti!
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida sensor MAP

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Savio Almeida escreveu:Vou aproveitar e atualizar as informações, desde que postei a saga do sensor MAP.
Desde que coloquei o sensor MAP original GM, os problemas que tinha foram totalmente sanados. Os componentes atuais são um mistério. Seriam pirataria chinesa vendida no mercado como produtos legais? Não sei a resposta, mas não entro mais nessa de peças não originais.
Sim, como disse o colega Felipe, meu Monza é 93, etanol. O sensor MAP original durou 21 anos, enquanto os do mercado atual (Delphi, VDO, etc) duraram poucos dias ou poucas horas. O novo sensor MAP (mas original) está em serviço há alguns meses já, sem nenhum problema.
Gostei da técnica de testar o MAP com uma seringa de injeção fazendo vácuo manual. Quem sabe um kit caseiro para ir ao balcão comprar peças não seja boa ideia? rsrsrsrs
Realmente, hoje em dia o mercado de peças de reposição está uma palhaçada. Hoje (22) mesmo, tive que comprar outro rolamento de roda (nessa vez original mesmo!) para o Renault Clio daqui de casa, porque o que eu instalei nele há uns 8 meses já foi pro saco. Ontem a noite, eu saí com ele e estava insuportável andar dentro do carro, a 50 km/h parecia que tinha uma turbina de aeronave no carro! :smt011

Este rolamento que eu comprei há 8 meses, ele venho numa embalagem de peças de reposição original Renault e, inclusive, paguei como original no auto-peças. Óbvio que mais barato do que na CCS.
Na hora de instalar o rolamento vi que as inscrições no mesmo não batiam com o que tava no carro, que era original ainda, daí resolvi tirar a capa lateral do original do carro e do novo. Pimba! O original do carro é blindado, mas internamente é cônico e o novo era esférico, pensei comprei peça falsificada. Dito e feito!

Agora quanto as peças da Delphi, eu pude perceber, ultimamente, que existem peças na embalagem Delphi com fabricação 'Made in USA', que de aparência e qualidade são iguais ou bem próximas as originais Rochester que vinham de fábrica em nossos carros. Só que tem as Delphi "Made in China", que essas pelo amor de Deus, são umas desgraças. O MAP delphi que eu usei era Made in China, não durou bulhufas nenhuma (não chegou a 2 anos), usei um bico injetor Delphi 'China', uma droga literalmente (meu carro ficava podre de bebado com aquela droga, de tão afogado que ficava, ainda bem que consegui recuperar o bico original dele, era sujeira o problema). Agora eu tenho um sensor TPS Delphi "USA" que eu comprei neste ano, paguei r$80,00 no bicho, o anterior era delphi chinês que eu tinha comprado um pouco antes do MAP (em set/2013) e paguei R$ 39,00 na época. Metade do preço do americano. E a minha bomba de combustível é Delphi USA e tá lá já faz muitos anos.

Até uns 10 anos atrás, percebo que ainda tinham peças "paralelas" de qualidade boa ou bem próximas de serem boas. P.ex., eu tenho guardado um jogo de buchas de balança do Monza, que foram compradas em 1999, que eram pra ser trocadas em outro Monza, que são paralelas, mas se você for observar elas, a qualidade parece ser bem boa, qualidade da borracha, até da embalagem, por incrivel que pareça.

Peças de arrefecimento da MTE, antigamente todo mundo colocava e não tinha problema. Hoje em dia, é uma droga, eu mesmo fiz um juramento que nunca mais usava essa marca. Isso que é industria nacional, ainda. Mas isso, é o reflexo da terceirização e da mão de obra barata, em que industriais brasileiros vão e montam fábricas lá na China. Eu mesmo conheço o dono de uma grande marca bem conhecida de peças de reposição de automóveis, os caras fazem regulador de tensão, MAP, HEI, TPS, CTS, bobina, tampa de distribuidor, em que a matriz da empresa fica aqui em Curitiba, que abriu uma fábrica na China há alguns anos. Em compensação a qualidade da marca dele virou uma droga, eu não coloco peças deles nem de graça no meu carro. :smt005 A qualidade deles, era bem melhor quando um vizinho meu, junto com a esposa e a filha, era quem fazia os pontos de solda c/estanho nos componentes na sala de casa, pra vocês verem como é as coisas...

Quanto ao teste do sensor MAP, outra hora vou fazer um vídeo mostrando pra vocês como eu faço o teste nele. E posto aqui.

Abraço
FelipeLichirgu
Responder