Não estou falando de avião e sim dos meus próprios carros Luiz, se fosse o caso teria que confiar se o mecânico e o técnico usaram o procedimento do engenheiro, e ainda se o engenheiro soube fazer correto.
Aliás, o que tem de avião que caiu ae por falta de qualidade em mecanico e algumas vezes por eng que projetaram errado. Então é aquilo, anda com o ... na mão e seja o que Deus quiser. A gente fica na mão de maus profissionais, é normal isso em toda a área, e aviação nao é uma exceção. Eu vejo um programa na TV fechada chamado desastre aéreos, bom programa para tu ver. Gosto pq tem engenharia no meio.
Como falei antes eu não confio, estou falando de carro onde eu posso ter o controle total da situação. Como eu tenho minha própria oficina, conhecimento e não dependo de ninguém nessa área felizmente, rara as vezes preciso subir o carro, só aí que apelo para 3°... Tem gente por aí que nem sabe o que é torquímetro e para que serve, eu queria saber se teria algum mecânico que faria o que está 100% no manual, que o engenheiro fez, DUVIDO! Eles não tem tempo, nao tem treinamento, não tem ferramental, e muitas vezes sao instruídos a fazer de qualquer forma, para dar uma rotativa e lucro. Lá no meu canal tem muita gente respondendo que tem suspensão do Monza deles montada errada, e olha que subi o vídeo ontem, por que será? Como falei no vídeo, as vezes uma explicação errada é pior que um leigo aprendendo sozinho.
Tenho confiança, já que segui o que esta no manual, se é 100% correto não é, nada é 100% nessa vida. Porém, como tenho um conhecimento at5e apronfudado, já que é da minha área, fiz questão de salientar esse pequenoooooooo detalhe do batente, imaginem os que não seguem nem o manual, putzzzzzzz. O manual não é sagrado e corretinho como muitos pensam, tem falhas e erros. Lá no manual oficinal da GM de injeção da Multec 700, que eu te mostro uns 4 erros básicos, e alguns até grosseiros de amador. Confundir período com amplitude é de doer.
1- O batente mostrado por vc, que o manual (faltou dizer qual manual, é o de reparação de Monza?) manda montar errado, está diferente de um batente que vi em um vídeo sobre o mesmo assunto
o certo seria como montei e mostrei no vídeo meu, é só pensar um pouco que tu vai entender como as peças foram projetas, para suas funções. Da outra forma errada, não vai funcionar como deveria, infelizmente ensinaram errado. OFICIALMENTE é muita gente seguindo a fila. Não é um erro grave montar isso errado, mas tb nao é o certo. Errado é o que fazem por aí, montando errado as molas, espero que tu não tenha que passar por isso, já que depende de terceiros, confie, rsrsrsrs!
obs:> manual oficinal da GM Monza 1990
o desenho indica uma colocação errada do batente. Veja lá é claramente visível. Já vi gente cortando essa peça para adaptar a uma informação errada!
Esse batente a ponta cônica tem que estar para cima, justamente para não entrar água e pó, já que o cônico escorrega para fora da haste, e auto limpar ao flexionar a haste. Se fosse ao contrário, aquela base acumularia sujeira e nao escoaria de forma alguma pra fora do eixo...
Já da forma correta que é a ponta cônica para cima, ele fica mais protegido, tem mais batente cobrindo a haste e também, a parte cônica comprime de forma correta ao espaçador de metal. A função desse batente é impedir o fim de curso da mola e evitar elos com elos. Em situação normal ele não é usado... Só em extrema deflexão.
2- No seu vídeo, vc manda girar a parte inferior do suporte 20 graus. O vídeo que eu mostrei fala em até 20 graus. Qual seria o correto? Outra coisa: essa parte não gira livre?
Sim, ele 0 ate 20° mesmo, a razão para isso ainda não descobri, mas creio que seja pela posição da mola em relaçao ao ângulo. Depois eu edito o vídeo e faço essa informação. De qualquer forma, se colocar 20° vai estar correto ja que a variação é ampla.
O prato da mola gira sim né, mas se tu alinhar errado na montagem, vai ficar errado ao virar a direção.
Blz upei eles.
Aqui indica de 0 a 20°
Batente montado errado.