SAE 15W40 Semissintético ou 20W50 Mineral ?

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waldir
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SAE 15W40 Semissintético ou 20W50 Mineral ?

Mensagem não lida por waldir »

SAE 15W40 Semissintético ou 20W50 Mineral ?
ÓLEO MINERAL 20W50 ou SEMI-SINTÉTICO 15W40 ou ainda 10W40 SINTÉTICO?


Atualização do tópico de 2013:
viewtopic.php?f=15&t=26946

Tal atualização e respostas requerem algum embasamento teórico, portanto, espero que você tenha paciência e interesse em ler.

No Manual do Proprietário do Monza está especificado Óleo Mineral Multiviscoso SAE 15W40, SAE 20W40 ou 20W50 API SF ou SG.

O primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente).
Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de acioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente fica abaixo de zero com frequência.
O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar corretamente na hora da partida.

Na medida em que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas.

Comparando um óleo SAE 15W/40 com um SAE 15W/50, pode-se dizer que a baixas temperaturas (ou na partida a frio) eles têm a mesma fluidez, porém a altas temperaturas o óleo SAE 15W/50 forma uma película mais grossa do que um lubrificante SAE 15W/40.

Respondendo a 1ª pergunta sobre usar um 15W40 ou 20W50 é possível afirmar que se o seu motor não consome óleo em exagero, isto é, baixa menos que ½ litro a cada troca (5.000 KM) poderá utilizar o 15W40 com um melhor resultado na partida.
Se baixar acima de ½ litro (desde que não haja outros vazamentos pelas juntas) não é conveniente colocar óleo menor que ...W50 (viscosidade operacional aos 100ºC) por que poderá aumentar a perda por queima na câmara de combustão.

Respondendo a 2ª pergunta sobre usar ÓLEO MINERAL 20W50 ou SEMI-SINTÉTICO 15W40 ou ainda 10W40 SINTÉTICO?
Vamos à teoria para embasar a resposta:

Óleo Mineral
O óleo mineral é refinado do petróleo bruto, têm sido utilizados como lubrificante desde o desenvolvimento dos primeiros veículos automotores (~1910). Depois que o óleo é obtido, é realizado várias etapas de purificação no refino para melhorar sua qualidade de lubrificação. Normalmente apresenta muito mais elementos contaminantes que os outros 2 tipos.

Óleos Semissintéticos
Há alguns lubrificantes disponíveis no mercado que são tão puros e refinados que poderiam ser classificados como sintéticos. Entretanto eles não são óleos sintéticos verdadeiros, eles têm um pouco de óleo de base mineral, (bem pouco, impossibilitando a classificação deles como “óleo mineral somente”). No Brasil esses são os chamados óleos semissintéticos!
Além de terem pouquíssimos contaminantes presentes, estes óleos apresentam características de desempenho elevadas.

Óleos sintéticos
Ao contrário do que parecem, os óleos sintéticos não são novos. Surgiram no final da década de 1930, época da II Guerra Mundial, como alternativa para uso militar, por causa da escassez de petróleo durante o conflito. Porém, somente em 1974 um lubrificante 100% sintético chegou ao mercado consumidor. Lubrificantes sintéticos têm muito pouco em comum com o seu equivalente derivado do petróleo, ainda que usados para um propósito semelhante.

A fabricação de óleos de base sintética é muito mais simples do que o refino de petróleo. No caso de materiais sintéticos, hidrocarbonetos de baixo peso molecular são quimicamente reagidos em laboratório para produzir materiais de maior peso molecular, com propriedades de lubrificação muito específicas.

Os Óleos sintéticos tem todos os benefícios básicos do óleo mineral – como ótimo desempenho em alta ou baixa temperatura, melhor estabilidade oxidativa e térmica e características de maior diminuição de atrito e maior vida útil. Elevada resistência ao envelhecimento e períodos de troca espaçados e ausência da formação de borra.

Mas, como se pode supor, o preço deles ainda está lá nas alturas. Por regra, são sempre empregados em motores de veículos de alto desempenho (Ferrari, Porche, BMW…) pois esses sempre estão trabalhando em Temperaturas e RPM muito elevadas. Mas, você pode utilizá-lo em seu carro também, principalmente se o motor for novo.

ATENÇÃO
Para automóveis mais antigos (10 anos ou mais) os óleos sintéticos disponíveis no mercado (5W30; 10W20; 10W30 e 10W40) não tem a melhor relação custo/benefício, já que são motores projetados para trabalhar com lubrificantes de desempenho bem inferior aos vendidos hoje.

Logo, o óleo mineral resolve o caso. Se quiser garantir uma proteção extra, prefira API superior ao SL que já estaria de bom tamanho.
Vide tópico: viewtopic.php?f=15&t=30793

É possível também usar óleos semissintéticos com excelentes resultados já que a viscosidade oferecida se enquadra na especificação da GM, o 15W40 e com preço acessível e equivalente ao 20W50 API SL.

Há restrição na utilização de um óleo com viscosidade menor que ...W40 especificado pela montadora (no caso os sintéticos 0W30; 05W20 e 05W30) principalmente para os motores mais rodados, que normalmente têm maiores folgas entre as partes móveis, como anéis de pistão, por exemplo, provocando maior “vazamento” de óleo para câmara de combustão e consequente fumaceira e consumo. Caso surja um sintético 10W50 poderia tranquilamente substituir o velho 20W50 e não haveria problema de vazamento para a câmara de combustão devido a viscosidade ...W50.

Na troca regular obedeça as informações do Manual do Proprietário para condições de transito severas ou em condições leves, em 6 meses ou entre 4 e 5.000 Km o que primeiro ocorrer e troque o filtro todas as vezes devido a ação dos novos APIs e para não contaminar o óleo novo.
Óleos Sintéticos tem durabilidade para 10.000 até 20.000, mas, respeite o prazo máximo de 6 meses.
Fonte: http://oleoparacarros.com.br/ e outros sites na WEB

As Montadoras no quadro abaixo especificam preferencialmente os sintéticos 5W20, 30 e 40
SAE 5W40 temos o Shell Helix Ultra API SN (R$30,00 o litro) e o Lubrax Supera API SN (R$25,00 o litro) Teoricamente podem substituir o 15W40 mineral ou semissintético no caso do Monza .

Imagem

No quadro abaixo a relação de preços atualmente está mais alta ou seja: R$120,00 /5000Km = R$0,024 por Km rodado e o combustível cerca de R$0,40 por Km rodado. O que não inviabiliza totalmente a ‘pizza’ de custos abaixo.

Imagem

Gráficos pertencem à Motorlub

Óleo Semissintético 15W40 API SN: Shell Helix HX6 (R$26,00 o litro) e o Lubrax (R$20,00 o litro)
.........

Tenho usado já há 3 trocas o Quartz 7000 API SM, sem melhoria perceptível. Na primeira troca do 20W50 para 15W50 e agora 15W40 “achei” que melhorou na partida, mas passados já 18 meses deve ser só um achismo meu.

Na Próxima troca colocarei 4 litros do 15W40 API SN da Lubrax (R$80,00) ou 5W40 (R$120,00 - pagar para ver :smt030

Editado para incluir a colaboração do WALDSR em complemento à esta matéria.
Enviado: Sáb, 24/10/2015 - 02:54 AM
De: WALDSR
Para: waldir

Salve
Se me for permitido, gostaria de acrescentar um adendo explicativo ao vosso tópico.
Segue o texto, abaixo, para sua apreciação.

Hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio.

Os hidrocarbonetos se classificam de acordo com a proporção dos átomos de carbono e hidrogênio presentes em sua composição química.

Assim, denominam-se hidrocarbonetos saturados os compostos ricos em hidrogênio, de peso molecular mais alto, encontram-se em alguns tipos de petróleo e como elementos constituintes do pinho, da casca de algumas frutas e dos pigmentos das folhas e hortaliças.

Enquanto os hidrocarbonetos ditos insaturados apresentam uma razão hidrogênio/carbono inferior e são encontrados principalmente no petróleo e em resinas vegetais.

Os hidrocarbonetos aromáticos, o segundo subgrupo dos hidrocarbonetos insaturados, foram assim chamados por terem sido obtidos inicialmente a partir de produtos naturais como resinas ou bálsamos, e apresentarem odor característico. Com o tempo, outras fontes desses compostos foram descobertas.

Até a segunda guerra mundial, por exemplo, sua fonte mais importante era o carvão.
Com o crescimento da demanda, durante e após a guerra, outras fontes foram pesquisadas.
Atualmente, grande parte dos compostos aromáticos, base de inúmeros processos industriais, se obtém a partir do petróleo.

Os hidrocarbonetos de baixo peso molecular são gases. À medida que aumenta o número de átomos de carbono, passam a líquidos cada vez mais viscosos, até chegar aos hidrocarbonetos sólidos.

Fonte: ©Encyclopedia Britannica do Brasil Publicações Ltda
Autoria: Daniel Salomão Carvalho

ASSISTAM OS VÍDEOS (mais da mesma coisa)





waldir
21.10.15
Editado pela última vez por waldir em 25 Out 2015, 19:59, em um total de 4 vezes.
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matheusrsouza
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Modelo: Não tenho Monza :(

Re: SAE 15W40 Semissintético ou 20W50 Mineral ?

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Belíssimo topico Waldir!

Eu usava o 20w50 e depois de ter feito o motor do carro tenho usado o 15w40 semi-sintético SN. Percebi o carro mais leve na primeira partida do dia, mais solto, e um pouco mais econômico.
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