BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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dutra s a
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por dutra s a »

Ipanema, já que se encontra disponível a fazer esses testes, você poderia fazer esse tira teima com o motor muito bem aquecido e estando a ponto de acionar a ventoinha, desligar ele e trocar apenas o HEI e conferir os graus estando com os outros componentes originais, e no passar no tempo você catalogar os valores de tudo por cada vez que trocou um item, mas usando sempre o bico original se possivel.

O CTS (sensor temp de agua) pode influenciar se não trabalhar corretamente, MAP também e por ai vai, pois todos trabalham juntos, já a bobina impulsora e atuador de passo não devem (no meu ver) interferir em nada.

Sobre as velas, até onde sei, quem costuma carbonizar mais rapidamente são motores a gasolina e flex, principalmente usando óleo mineral e ainda assim leva um tempo (alguns km) para sujar, motores a álcool com óleo mineral leva mais tempo, para sujar,`` do dia para o outro ``, só se tiver com problema em anéis etc... Portanto, não é bom ficar tirando vela toda hora para verificar se está suja ou não.
Quando são novas levam tempo para indicar algo.
Posso dizer isso, porque eu andei 1 mês e meio com bico original sem estanqueidade, praticamente lavando cilindros, e com um motor sempre usando álcool e óleo sintentico 5w30 e, quando consegui o bico fui verificar as velas e elas estavam brancas como papel.

Eu recomendo ficar atento e tomar cuidado com bicos paralelos, em razão de poder estar andando com mistura pobre, onde isso aquece demais os pistões mesmo aumentando pressão e voltagem de CO, em último caso e, também isso se aplica em ambos gaso/alc, por isso se deve fazer a aferição de mistura com analizador de gases no escape, independente do bico injetor para evitar aquecimento demasiado por mistura pobre ou demasia de consumo.

abs estamos ai
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Felipe Lichirgu
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Vamos lá:


A mudança no avanço, devido a troca dos componentes, teoricamente (frise-se) não deveria ocorrer. Pois, quando entra no modo de ajuste, sai da jogada o avanço dinâmico (correlação entre a leitura dos componentes da injeção e o mapa de avanço da MENCAL), e o motor funciona somente com o avanço inicial, que é físico. Ou seja, é de acordo com a posição do distribuidor. Interessante seria se atentar a posição que está verificando a escala de avanços na polia. Por experiência própria, se olhar de frente é uma coisa, de lado é outra.

Mas como sou adepto da teoria que "tudo é possível", vejo que pode estar seguindo a ideia do Dutra em verificar o ponto, fazer a troca do HEI, com o motor bem aquecido. Apesar que no meu caso, por teste, já verifiquei o ponto com o carro frio e quente, e o valor sempre deu o mesmo. Recentemente, ajustei o do Gasolina com o motor bem aquecido.

Agora, o CTS e o MAP tem influência mais significativa no controle do avanço dinâmico do motor. Pois, existe o avanço é compreendido pela somatória do avanço físico (fixo - via distribuidor) e do mapa de avanço (dinâmico - leitura dos sensores entregue a UCE).

No caso do CTS é em virtude da temperatura do motor. Quanto mais frio, mais avanço. Fiz o teste com a pistola de ponto, nos dois Monzas, sem o jumper, no funcionamento normal do motor. No álcool com motor frio, o ponto avança muito: chega a próximo de 30º APMS (27-28 graus) em lenta com motor ligado e acelerado (1500rpm - fase fria). Na medida que aquece vai caindo. Com motor aquecido, o avanço fica em 20º APMS (900-950 rpm).
No motor a gasolina, percebi que o ponto não avança tanto entre a fase fria e a fase quente. Mas com motor quente, o avanço fica em torno de 24º APMS, em lenta (900rpm).
Quando se acelera, no momento da abertura da borboleta, o ponto atrasa pra menos de ZERO e subitamente começa adiantar progressivamente, na medida que recupera o vácuo do motor e sobe a rotação. E em ambos os casos, o ponto adianta o máximo dele em até 3000-3200 rpm. Após isso, começa a atrasar. Se vocês tiverem a oportunidade de fazer esses testes, façam! Pra quem gosta de mexer em motores, com a pistola de ponto fica bem mais claro certas condições de funcionamento do motor.

Quanto as velas, segue abaixo duas fotos das velas dos meus motores, um a gasolina, outro a alcool.
IMG_20200501_132817708[1].jpg
(MOTOR A ALCOOL - Sem carbonização, devido ao alcool - motor com 250mil km originais)
IMG_20200501_131021532[1].jpg
(MOTOR A GASOLINA - Leve carbonização devido a gasolina. Essas velas estão há dois anos nele - motor com 243mil km originais)

Ambos com bicos originais e bem acertadinhos! kkkk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
FelipeLichirgu
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dutra s a
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

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Rsrsrsrs! Se eu mostrar as minhas da até medo. Branca como papel, mas por razões de andar sempre no álcool e usar óleo sintético e, no modo geral, motores onde a mistura é feita já no coletor, antes de entrar no cilindro, tem tendência a nao escurecer tanto a vela (como se fosse sempre mistura pobre).

Essa vela do gasolina mostra uma queima boa e se todas tiverem no mesmo aspecto é bom, porém, na minha opnião particular acho que deveria ter um tom de marrom mais forte do que mostra a foto, ainda mais estando tanto tempo no carro como diz.

abs estamos ai
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

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Felipe Lichirgu escreveu: 06 Mai 2020, 13:23 Vamos lá:


A mudança no avanço, devido a troca dos componentes, teoricamente (frise-se) não deveria ocorrer. Pois, quando entra no modo de ajuste, sai da jogada o avanço dinâmico (correlação entre a leitura dos componentes da injeção e o mapa de avanço da MENCAL), e o motor funciona somente com o avanço inicial, que é físico. Ou seja, é de acordo com a posição do distribuidor. Interessante seria se atentar a posição que está verificando a escala de avanços na polia. Por experiência própria, se olhar de frente é uma coisa, de lado é outra.

Mas como sou adepto da teoria que "tudo é possível", vejo que pode estar seguindo a ideia do Dutra em verificar o ponto, fazer a troca do HEI, com o motor bem aquecido. Apesar que no meu caso, por teste, já verifiquei o ponto com o carro frio e quente, e o valor sempre deu o mesmo. Recentemente, ajustei o do Gasolina com o motor bem aquecido.

Agora, o CTS e o MAP tem influência mais significativa no controle do avanço dinâmico do motor. Pois, existe o avanço é compreendido pela somatória do avanço físico (fixo - via distribuidor) e do mapa de avanço (dinâmico - leitura dos sensores entregue a UCE).

No caso do CTS é em virtude da temperatura do motor. Quanto mais frio, mais avanço. Fiz o teste com a pistola de ponto, nos dois Monzas, sem o jumper, no funcionamento normal do motor. No álcool com motor frio, o ponto avança muito: chega a próximo de 30º APMS (27-28 graus) em lenta com motor ligado e acelerado (1500rpm - fase fria). Na medida que aquece vai caindo. Com motor aquecido, o avanço fica em 20º APMS (900-950 rpm).
No motor a gasolina, percebi que o ponto não avança tanto entre a fase fria e a fase quente. Mas com motor quente, o avanço fica em torno de 24º APMS, em lenta (900rpm).
Quando se acelera, no momento da abertura da borboleta, o ponto atrasa pra menos de ZERO e subitamente começa adiantar progressivamente, na medida que recupera o vácuo do motor e sobe a rotação. E em ambos os casos, o ponto adianta o máximo dele em até 3000-3200 rpm. Após isso, começa a atrasar. Se vocês tiverem a oportunidade de fazer esses testes, façam! Pra quem gosta de mexer em motores, com a pistola de ponto fica bem mais claro certas condições de funcionamento do motor.

Quanto as velas, segue abaixo duas fotos das velas dos meus motores, um a gasolina, outro a alcool.

IMG_20200501_132817708[1].jpg (MOTOR A ALCOOL - Sem carbonização, devido ao alcool - motor com 250mil km originais)

IMG_20200501_131021532[1].jpg (MOTOR A GASOLINA - Leve carbonização devido a gasolina. Essas velas estão há dois anos nele - motor com 243mil km originais)

Ambos com bicos originais e bem acertadinhos! kkkk
Olá Felipe, eu também achei estranho o ponto ter adiantado, pois não me lembro de ter visto tal diferença em outras medições, vai saber!
Também concordo que o melhor seria olhar a polia de lado para poder diminuir o erro do ajuste.

Tuas velas a gasolina estão boas, bem parecidas as do meu ex Kadett 97, só tinham um tom um pouco mais avermalhado, se bem que ai depende do combustível.

Vou ver se tenho alguma foto aqui para compartir também

Abraço
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Felipe Lichirgu
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

dutra s a escreveu: 06 Mai 2020, 23:33 Rsrsrsrs! Se eu mostrar as minhas da até medo. Branca como papel, mas por razões de andar sempre no álcool e usar óleo sintético e, no modo geral, motores onde a mistura é feita já no coletor, antes de entrar no cilindro, tem tendência a nao escurecer tanto a vela (como se fosse sempre mistura pobre).

Essa vela do gasolina mostra uma queima boa e se todas tiverem no mesmo aspecto é bom, porém, na minha opnião particular acho que deveria ter um tom de marrom mais forte do que mostra a foto, ainda mais estando tanto tempo no carro como diz.

abs estamos ai
Sim! Óleo sintético é outro nível. Tenho carro que usa óleo sintético e a "conversa é outra" mesmo. E principalmente usando álcool. Particularmente, gosto muito de usar álcool, pois deixa o motor bem limpo.

Quanto as velas do gasolina, todas elas estão com a queima igual. Vou postar uma foto das quatro. Essas fotos tirei recentemente. Pra falar a verdade, esse motor sempre foi muito saudável, até pelo fato do carro estar na minha casa desde novo.
IMG_20200501_130936965[1].jpg
Ipanema escreveu: 08 Mai 2020, 11:47 Olá Felipe, eu também achei estranho o ponto ter adiantado, pois não me lembro de ter visto tal diferença em outras medições, vai saber!
Também concordo que o melhor seria olhar a polia de lado para poder diminuir o erro do ajuste.
Isso, veja de lado.
Ipanema escreveu: 08 Mai 2020, 11:47 Tuas velas a gasolina estão boas, bem parecidas as do meu ex Kadett 97, só tinham um tom um pouco mais avermalhado, se bem que ai depende do combustível.
Mas sabe que essa questão da cor das velas, depende muito do combustível, em especial de corantes utilizados neles. Teve uma época que minhas velas ficavam levemente vermelhas e era uma gasolina de um posto X que eu abastecia. Outra época, minhas velas ficavam verdes e era por conta da gasolina aditivada da Ipiranga que eu usava. Os filtros de combustível ficam esverdeados, também.
De uns anos pra cá, vinha usando somente combustíveis da Shell. Recentemente, venho usando a gasolina e o álcool de um posto, sem bandeira, próximo da minha casa que é de procedência confiável, onde conheço o dono do posto. Todos meus carros funcionam super bem e com consumo bom, nesse combustível "sem bandeira".
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por José Luís1982 »

Boa noite.
Comprei a pouco tempo um Monza GL 2.0. O antigo dono fez várias gambiarras e já eliminei muitas delas. Troquei o eixo do comando de válvulas, escoras, balancins, tuchos, eu troquei agora recente o bico injetor na cor azul, pois o que veio nele era de cor laranja e não estancava e, acabava afogando o carro. Após trocar o bico ele parece faltar combustível, quando pisa forte e a lenta ficou boa, mas fazendo um brotoque brotoque no escape. Eu mexi no CO quando estava com o outro bico e baixei para 1,8v, ele estava com 2,0v. Será que é por esse motivo e o cheiro de gasolina no escape também?
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

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José, como muito foi informado aqui no fórum, o ajuste no regulador de mistura só deve ser feito em último caso mesmo e, com analisador de gases no escape, para então chegar próximo ao ajuste de fábrica, porém como você relata muita alteração no carro, você pode não saber se o antigo dono mexeu nesse regulador de CO também. No entanto, até onde sei, o bico dos EFI a gasolina sao da cor azul e o branco para álcool. Você deve averiguar se o bico é para Monza EFI (GASOLINA ) ou se é de outro carro que funcione com 1 bico também e que não seja Monza, como por exemplo, o Gol e o Uno, ambos 1.0, que usam bicos laranjas para gasolina.

Deve ter certeza que quando trocou kit de comando, esse kit se aplica para o seu carro/motor, como também o ponto de sincronismo e avanço se estão corretos, e para finalizar, a pressão de combustível para seu carro, o ideal é 2.0 bar

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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por José Luís1982 »

Obrigado. O bico que comprei é azul, mas importado. Comprei no Mercado Livre o eixo de comando, é igual ao que estava no carro, letra( J). Porém, o antigo dono já tinha trocado o eixo que comprou na sucata.
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