BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por dutra s a »

Galera, fui atrás de bico injetor para o meu tuba álcool EFI, um lado meu esta feliz com a Delphi e o outro lado não, pois eles com o nome e porte deveriam fazer algo onde o nome deles estão sendo usados e, os produtos dando problemas, no caso, produtos falsificados ou coisa do tipo.

Pois bem, vou relatar aqui algumas coisas com imagens detalhadas, de como você pode saber se é original ou não, caso tenha algum perito dessa parte, que possa ajudar aqui e quiser participar fique a vontade, a comunidade agradece.

Bom, o bico injetor do Monza EFI não trava, não queima e também nunca ouvir dizer que entope, causando fraqueza ao acelerar, mas uma coisa posso provar, ele pode se desgastar na agulha, com um tempo, ele acaba que deixando passar mais combustível do que esta determinado pela UCE e regulagens que estiverem presentes. Mas, isso irá ocorrer depois de ANOS. Muitos anos eu diria, lá para 8 quem sabe mais, vai da manutenção do dono. Portanto, no meu como sou o terceiro dono, então, não posso ser exato na idade do bico que estragou com esse desgaste, se sempre foi do carro etc... Mas ele veio a dar isso após 5 anos.

Testei ele na proveta e de fato ele tava lavando o TBI, em alguns casos gotejava ao acionar o contato mas não era sempre. Comprei outro original num desmanche, testei e instalei e deu tudo certo. Porém, esse veio a dar esse mesmo sintoma agora após 1 ano de quando comprei, lembrando que comprei em desmanche e não novo original, pois está muito caro e estou com ele de reserva, rsrsr! Por, vai que... Ninguém sabe o dia de amanhã, kkk!

Em uma loja com filiais muito famosa em SP/C que pra se comprar a peça tem de levar senão te passam a peça errada.
Testei 5 bicos injetores no estacionamento, os cinco estavam com problemas. Durante os testes nos bicos, fiz uma série de regulagens em pressão, ponto, mistura e nada. Quando pegava, em 2 segundos o carro morria de tanto combustível que os benditos bicos mandavam. Então, alertei a empresa que esses produtos da China estão condenados, pois uns não tinham marca de fabricante e outros marcas que nunca ouvi falar. Portanto, bicos injetores por faixa de preço entre 80 a 220 réis, não prestam, seja qual marca for mesmo sendo, Delphi ainda mais chinesa. Caso for de desmanche, sendo original mesmo, ate vale apena tentar alguns usados por volta de 350, 00, tem de ser original Rochester ou esquece.

Eu paguei 210 réis , num bico Delphi, porém, com uma etiqueta que dizia, Made In Brasil. Nas imagens abaixo irão ver a diferença entre esse bico e um Delphi Made In USA, até a caixinha é diferente, pois esse americano que comprei, também não vem com saquinho e sim com o certificado de garantia e, esse Made In USA ou canadense foi pago 550 réis. Já vi na net até por 800 réis, porque era Delphi americano.
Há quem diga que antigamente os bicos originais vinham com parafuso de reposição onde se prende ele com a chapinha no TBI. Disso eu não sei dizer.

Pois é... Coloquei esse bico de 210,00, na lenta tava normal, mas ao acelerar ele dava um buraco federal e, ate desenvolver demorava demais. Nisso fiz as regulagens, pressão, CO, ponto, borboleta, mas sem chance, o bico estava condenado.

Depois disso voltei na loja e devolvi. Tinham mais 2 lá e eu logo disse: Não quero nem tentar, quero cancelar a compra ou me devolvem a grana. A compra foi cancelada pelo cartão.

Quando fiz a comparação desse bico falso com o verdadeiro, uns detalhes como nas imagens abaixo logo entregam as diferenças de um original que vale o preço e de um falso.

As imagens não estão tao boas, mas quebra o galho (rsrsr!), pois para identificar não é tao difícil.

O bico falso: As numerações na cabeça do bico saem facilmente, basta passar dedo até mesmo levemente úmido de álcool ou gasolina.
O carimbo/relevo Rochester na cabeça tem seu desenho muito fino e um pouco menor do original.
O vão acima do o'ring é maior (espaçoso) que o original, complicando o encaixe. A base de alumínio onde trabalha a agulha e a resistência é maior de tamanho/altura que o original.
A parte onde sai o jato tem mais de 3 pontos de solda ou apenas 2, as vezes até 2 saídas de jato ele também tem.
Nessa mesma parte, a ponta da agulha é mais grossa que o original.

Se eu lembrar ou ficar sabendo de mais algum detalhe postarei aqui.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O bico original Delphi americano ou canadense:

Na borda da cabeça acima do o'ring e o vão maior, estão 2 marcações muito pequenas. De um lado possui 1 letra W e um numero junto, no meu está o 4, do outro lado da borda possui apenas 1 numero. No meu tem um 0, nas imagens abaixo da para ver.

Na cabeça as numerações gravadas não saem, tanto que o bico que comprei do desmanche também tem a numeração e faz anos de uso!!!!

A loja que comprei é a Vetter distribuidora, eles trabalham com muita coisa da Delphi americano, ate potenciômetro de CO eles tem!!! Só esqueci de perguntar o preço kkk!
Disse a eles que divulgaria aqui, portanto, eles ainda tem 1 bico a álcool Delphi americano lá pelo mesmo preço, é só dar meu nome lá e falar com Thiago.

Em fim... No geral, assim como eles me disseram, a Delphi não esta mais fazendo bicos EFI, apenas para multi pontos e eles não vão comprar, pois estão vindo da China e, eu sou mais um que pode ter caído nessa, porque eu não conheço ninguém que usou um bico Delphi Made In China, que elogiou a qualidade.

No site dos opaleiros, há uma identificação sobre esse mesmo tema, mas não foi documentado como deveria:
http://www.opaleirosdoparana.com/t1618p ... por-r2-000

Por mais, segue imagens e sejam bem vindos. Fiquem a vontade.

Obs: Nas imagens estão 2 bicos. os mesmo são originais Delphi Rochester americano. O com selo azul é o bico novo. O falsificado não tirei fotos, mas, pelo relatório aqui postado... Abaixo as fotos servem como base:

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Já falei sobre isso em outros tópicos Dutra, muito boa ideia de concentrar estas informações num só lugar (estão espalhadas pelo fórum) >
Já disse que de quando em quando mexo no Classic SE EFI 2.0 álcool 94 de minha amiga (carro espetacular, eu que "achei" pra ela).
Ela é a segunda dona dele, TODO original, até a abraçadeira do filtro de combustível é original GM (gravado no corpo da abraçadeira).
Então conclui que o bico Delphi que está nele é original do carro e durou 165.000 km, massss longos 21 anos (foi negligenciada a manutenção pelo outro dono).
Ai começou a novela: foram 3 bicos EURO, mais 2 sei la de que porr@ de marca :smt021 , só dor de cabeça, imagina o processo de "devolução" de cada um dos 5 :?
Não vou nem falar do tira e poe, dos ajustes SÓ RAIVA
Inclusive estes 2 últimos vinham na caixa de Delphi, caixa com acabamento GROTESCO visivelmente falsificado.
Ela precisou de uma viagem urgente, peguei um Delphi, usado judiado, feião, que um amigo usa na oficina para testes resultado: carro lizo, voando, econômico, ou seja EU CONFIRMO em um usado original em bom estado compensa o investimento.
Como o Dutra disse, a Delphi não está mais fabricando este bico branco, então eu acredito que eles possam ter deixado alguma marca chinesa fabricar eles usando a marca Delphi : "Ah pode fabricar ai, é para o 3º mundo mesmo .
Isso pode ser real sim: EX sabe aquele notebook baratinho " dual core " Intel? NÃO FABRICA MAIS a 5 anos, eles autorizaram uma industria chinesa a continuar fabricando este lixo, isso mesmo, este "dual core" Intel a 5 anos é tudo xing-ling!
Imagina peça de carro, lembrem-se o projeto da MULTEC 700 é de 1978!!
Cara, c estão falsificando LEITE que é para criança beber imagina peças...
Este tópico vai ajudar muito para que não sejamos mais enganados.
Obrigado Dutra!!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por dutra s a »

Pode contar comigo Desde, pois a agulha e seu assentamento no bico para trancar a passagem no tempo certo, vazão, resistência e etc... Tem que ser uma precisão a nível de NASA e Fórmula 1, se fizer de qualquer forma, vai demandar um prejuízo na cadeia comercial, principalmente aqui na América do Sul.

Eu tenho o primeiro bico do meu carro, foi o que tirei, pois ele sim, não tem recuperação e é Rochester, pois bem, ele está​ na oficina encostado e vou pegar ele. Adivinha o que vou fazer e compartilhar aqui? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por WALDSR »

Bico ainda não troquei, mas tenho um bico reserva bastardo (sem marca). Já o testei por uma semana, notei que é semi bebum, mas funciona bem.
Outras peças Delphi que instalei, são Made China. A do TPS até abri tópico, e apesar da suspeita qto a qualidade já tem exatos 2 anos funcionando normal. Assim como a tampa distribuidor e rotor.
Imagem
Imagem
Cito tb outras peças e marcas conhecidas, que continuam caras, e são China tb.
-Pivô da bandeja Nakata
-Amortecedor AC Delco
-Bomba combustível Delco, Delphi, Marelli.
-Bomba óleo Brosol, Nakata, Metal Leve.
-Atuador Marcha lenta Delphi, VDO, Marelli.
E tem até uma curiosidade qto aos idolatrados coxins Axxios/Monroe. A embalagem e carcaça são Axxios, mas na borracha está estampado JAHU.
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por dutra s a »

A bomba de combustível estou usando DPL, não tenho o que reclamar... Fazem uns 3 anos, acho que tive sorte de ter pego uma que não veio da China

Os itens de suspensão: Cofap, Axxios, INA, TRW, Idelbras, apenas...

O meu sensor TPS também é Delphi chines, paguei 40,00, está sendo usado ate agora, ele que me venha dar problema para ver, kkkkkkkk!

Compadre, vai por mim, bico ´Delphi Rochester é americano ou canadense, não tem outro.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por rafamts »

Estou usando um bico Delphi made in China. O original não acha mais. Se achar é uma fortuna! Mais vale a pena! Se desse para recuperar os bicos originais danificados seria uma boa!
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por dutra s a »

Não lembro o endereço das lojas e nem nomes, mas eu tinha achado 4 lojas que tinham bicos a gasolina americanos Delphi, coisa entorno de 500 réis, isso a mais de 2 anos. Sei que tudo está na zona sul de SP e, está aí, boa pergunta! Seria possível a Delphi recuperar bicos??

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
RSI
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Jun 2016, 01:15
Cidade: Araçoiaba da Serra
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por RSI »

Amigos, aproveitando esta enquete, qual é o bico certo para o motor 2.0 Álcool EFI? Pergunto pois uns fala qdo é branco é do a álcool e azul é a gasolina, até aí tudo bem, a dúvida está no bico branco mesmo, pois tem dois modelos - um tem furos superior (tela maior) e inferior (tela menor) - no caso o outro só tem o furo na parte inferior (tela menor), Alguém sabe a diferença entre um e outro? Obrigado galera!!!
Responder