Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

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Rafaelo
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Mensagem não lida por Rafaelo »

parabens Eliel, simples, resumido, e objetivo.

vou ate pinar teu topico por ser rapido e objetivo. assim quem quiser fazer a mesma instalaçao ja tem uma referencia pra MPFI em monzas.

o melhor que foi sem adaptação alguma, nao precisou alterar nenhuma peça, apenas trocou as peças como uma instalaçao tipica, como avia dito, é tao simples que parece mentira.

so uma coisa, tu nao pode tampar a saida dos gases ali da tampa como fez, tu tem que por pra fora os gases de alguma forma, senao vai da um baita de um problema, aquela mangueira que tu ligou nao é bem pra isso, ele tem funçao no vacuo pra puxar os gases apenas, senao tem como tu ligar acha um T ligando na TB, ou um filtro externo, mas nao tampado.

sim melhora o giro, consumo, potencia, torque e tudo mais, vale apena. nao esquece de acertar agora a mistura, e depois um video dele rodando pra nos ver como ficou forte.

muito bom tu ter seguido o caminho certo da coisa.
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eliel_cardoso
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Vamos entender:
Imagem

O conjunto gaiola + tampa original do Monza Classic 500EF 1990 tem duas saídas/entradas. A nº 3 é ligada no tubo do respiro (ao lado da vareta de óleo) da parte de baixo do motor e o nº 2 é o suspiro geral do motor ligado no corpo de borboleta.

Ao pegar o novo kit, gaiola + tampa do Astra 2009 percebi que esse conjunto possui 3 saídas/entradas. Ao analisar vi que todas são integradas assim como no Monza. o que fiz foi apenas isolar o nº 1 pois parece fazer a mesma função da nº 3, ligar a nº 3 no suspiro da parte de baixo do motor (ao lado da vareta de óleo) e ligar o suspiro geral no corpo de borboleta através do nº 2. Pareceu muito simples e normal pra mim e o mecânico. Também liguei assim por já ter visto um vídeo na internet ligado desse mesmo jeito. A borracha do vectra de que falei é a que está ligado no nº 3 (só precisei cortar um pequeno pedaço do tubo de aço que vem da parte inferior do motor). Se tiver informação adicional sobre isso fico no aguardo.

Quanto à regulagem através dos parafusos, a injeção do monza 1990 le-jetronic até onde sei só existe um parafuso para regulagem da lenta. A não ser que esteja falando da regulagem do sensor de fluxo de ar que precisa ser aberto, mas minha experiência de 10 anos com o carro diz para não mexer nisso. Até porque fiz a revisão daquela peça no Rio de Janeiro com um alemão especialista nesta peça. Qualquer mexida ali pode arrebentar com o carro, coisa que já fiz. Meu carro está aparentemente ótimo de potência. Se puder dar mais informações sobre essa regulagem de alimentação da le-jetronic eu agradeço e também fico no aguardo.

Abraço.
Eliel Cardoso
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Rafaelo
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Mensagem não lida por Rafaelo »

eliel_cardoso escreveu:Ao pegar o novo kit, gaiola + tampa do Astra 2009 percebi que esse conjunto possui 3 saídas/entradas. Ao analisar todas percebi que todas são integradas assim como no Monza. o que fiz foi apenas isolar o nº 1 pois faz a mesma função da nº 3, ligar a nº 3 no suspiro da parte de baixo do motor (ao lado da vareta de óleo) e ligar o suspiro geral no corpo de borboleta através do nº 2. Pareceu muito simples e normal pra mim e o mecânico. Se tiver informação adicional sobre isso fico no aguardo.
ta bem errado esse conceito.

ali onde tu colocou 3° nao é saida e sim entrada. a ventilação do carter a pressão entra ali e sai onde tu tampou rsrsrs, ali inclusive tem filtro interno da tampa.

oque tu ta fazendo é sufocando a ventilação do motor e isso pode estourar uma junta, queimar oleo, quebrar anel, essas coisa básica. no meu que é original N20XF(motor inteiro completo) esse tubo vai pra mangueira do filtro do ar, e pequena entra pós borboleta pra fazer o sistema sugar ela, tem um filtro anti chama dentro dessa tampa :smt02 tenta melhorar isso, de resto ta perfeito. o sistema sao diferentes em partes...
eliel_cardoso escreveu:Quanto à regulagem através dos parafusos, a injeção do monza 1990 le-jetronic até onde sei só existe um parafuso para regulagem da lenta. A não ser que esteja falando da regulagem do sensor de fluxo de ar que precisa ser aberto mas minha experiência de 10 anos com o carro diz para não mexer naquilo. Até porque fiz a revisão daquela peça no Rio de Janeiro com um Alemão especialista nesta peça. Qualquer mexida ali pode arrebentar com o carro. Meu carro está aparentemente ótimo de potência. Se puder dar mais informações sobre essa regulagem de alimentação da le-jetronic eu agradeço e também fico no aguardo.
ta errado tb, existe sim um bypass pra regular a mistura. baixe o manual de reparo e veja como se faz o processo de acerto da mistura, se andar assim vai queimar combustivel e deixar a mistura mais rica. é simples o ajuste, coloca esse carro no analisador, faz oque tem que fazer o processo de acerto, depois mexa no parafuso certo pra regular a mistura AFR.

é a coisa mais facil da vida acertar ele. problema que o pessoal gosta de complicar pra justificar a facada :wink:

Abraço.[/quote]
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eliel_cardoso
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Entendo o que você disse e vou ver o que posso melhorar. Mas uma coisa precisa ser esclarecida. Meu carro não está com o suspiro preso. Quando você tampa a nº 1 e a 3 sai tudo pela 2, o que mostra que é tudo interligado. A 3 eu sei que é entrada. Todas as minhas afirmações era entrada/saída para generalizar. Nº 3 é entrada, nº 1 e 2 saídas. Talvez porquê no astra tenha outras funções eles fizeram duas saídas.. Sei lá, mas o suspiro sai também pelo nº 2. É só tirar a mangueira com o carro ligado que você percebe na hora o fluxo de ar.

Vou verificar como fazer essa regulagem de alimentação. Obrigado por tudo.
Eliel Cardoso
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

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eliel_cardoso escreveu:Entendo o que você disse e vou ver o que posso melhorar.
ve o quanto antes isso
eliel_cardoso escreveu: Mas uma coisa precisa ser esclarecida. Meu carro não está com o suspiro preso. Quando você tampa a nº 1 e a 3 sai tudo pela 2, o que mostra que é tudo interligado.
parcialmente trancado ele está e te garanto isso, se tu tampar a ventilaçao do carter esse tubo maior ele é maior por uma razao, oque sai pelo numero 2° que tu apelidou ali na imagem é o retorno da pressao que sai pelo cabeçote que tem ligaçao ao carter, mas isso nao é o suficiente pra ventilar teu motor entendeu? como falei, aquele tubo maior que sai do carter com um tubo maior esse SIM é a ventilaçao correta do motor, e precisa estar ligado no seu lugar original, é onde o teu esta ligado certo agora. porem o teu sistema ta faltando funçao, esse n°2 que tu falou so funciona com ele em marcha lenta(pode notar que ele é pos borboleta pelo menos no original N20XF é no coletor eu digo), ele so suga baixa vazao em lenta e vacuo forte, ja o maior que tu tampao é funcional na maioria do tempo do motor com maior vazao e menos pressao :wink:

ele DEVE ser ligado no modo pre borboleta, pra poder ser queimado novamente, ou liberado na atmosfera, mas nunca tampar da forma que foi feita.
eliel_cardoso escreveu: A 3 eu sei que é entrada. Todas as minhas afirmações era entrada/saída para generalizar. Nº 3 é entrada, nº 1 e 2 saídas.
ok, so respeite essa ligaçao que tu nao vai ter problemas :smt023

eliel_cardoso escreveu:Talvez porquê no astra tenha outras funções eles fizeram duas saídas.. Sei lá, mas o suspiro sai também pelo nº 2. É só tirar a mangueira com o carro ligado que você percebe na hora o fluxo de ar.
tem nada ver Eliel, como te explique antes, um é pra um determinada funçao e outra pra outra, ambas fazem o mesmo objetivo, uma funciona com vacuo na lenta(borboleta fechada) e a outra funciona com a (borboleta aberta), ele é mais eficiente assim com duas vias, antigamente era com uma unica, isso mudou pra melhor agora, o teu ta ligado por incompleto, e fora que a vazao ta pouca ali, deixando o motor com mais pressao do que deveria. sai pelo 2° mas novamente! é insuficiente.
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Mensagem não lida por Rafaelo »

fiz questao de te mostrar como é no N20XF originalmente ligado a ventilação do carter.
a ventilação de baixa vazao que tu apelidou antes de N°2 ela é POS BORBOLETA, onde tem vacuo de lenta, ali ele puxa com muita violência os gases do carter. porem ele se limita apenas em lenta
Imagem


aqui ja é a via de alta vazao que tu tu apelidou antes de N°1 ele é PRE BORBOLETA, onde "nao tem" vacuo na lenta nesse ponto, mas tem quando aciona a borboleta e quando o motor aspira mais vazao quando gera carga. o teu vai funcionar 100% das vezes, porem com limitação na vazao dos gases. nao estou te dizendo que ficou tampado, se tive-se teu motor ja teria reclamado, mas ele ta respirando pouco assim, a tampa nao foi feita pra trabalhar dessa forma. e pra piora o nivel de agua do motor dos gases queimado pode prejudicar a lubrificação do oleo, podendo seriamente contaminar o oleo com o passar do tempo de uso.
Imagem



OBS: vou levar teu topico pra projetos ja que nao se classifica com o titulo da seção, nao é nem uma coisa nem outra.
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eliel_cardoso
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Mensagem não lida por eliel_cardoso »

Entendi perfeitamente. Obrigado pelo esclarecimento. Não sei como a Le-Jetronic vai se comportar com essas entradas, mas vou ver o que faço. Aparentemente não devo ter problemas para fazer isso. Vou ter que arrumar umas mangueiras para fazer as reduções, mas acho que tem lugar para encaixar tudo. Posso colocar a saída nº 1 onde hoje está conectada a nº 2 no pré-borboleta a nº 2 ligar no vácuo pós borboleta certo? Vou mudar e posto aqui. Valeu.
Eliel Cardoso
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Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Mensagem não lida por Rafaelo »

legal, assim teu motor vai funcionar como deve ser...

não vai ter problema algum, desde que conecte onde deve, a mangueira que tu tampou faça ela entrar de alguma forma na mangueira do filtro.

ja percebeu que o kadett/monza MPFI tem a mangueira identica e conecção da tampa de "plastico" pronta? é so trocar, novamente sem adaptaçao alguma, tira uma peça e poem outra.

faz assim... deixa tudo como esta o teu agora, a unica coisa que ta faltando é tu tirar aquele tampao e ligar na mangueira do filtro, só isso.
https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=221018

ali da pra ver a entrada da tampa, so precisa comprar o terminalzinho de plastico e acoplar ali, uma usada deve ser ideal. melhor que essas paralelas.
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