[TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

DÉCO escreveu:.
Aí sim heim leo, nota 10 "procê" .

E o resultado ? como ficou a frenagem do carro ? nao ficou com freio " demais " na trazeira ?

abraçao amigo !!
Que isso DECO, pra um 10 eu deveria ter pelo menos lavado o carro por baixo! kkkkk.

Valeu ai DECÃO! Cara, nunca esqueço a primeira vez que o vi pessoalmente, eu tava saindo do clube da GM, e você chegando!

Bem, o freio já ficou melhor de cara, mas tem muito a melhorar ainda, devido o assentamento das pastilhas no disco, já que são novos. E, sobre frenar mais a traseira que a dianteira, as válvulas equalizadoras dão conta disso, a dianteira sempre vai frear mais!
O legal é o seguinte, é a resposta do freio, você pisa e ele já responde de imediado.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por arnaldo silva »

B tarde Leo! Quanto ao cabo freio de mão / alavanca ficou segurando bem? A alavanca não sobe exageradamente? abs
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

Arnaldo, a alavanca sobe 3 estalos, e "ANCORA" o carro no chão. Mas, é regulável, o cabo a regulagem é a mesma do Monza.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por luiz sle »

E aí, Léo. Sentiu a diferença no freio? hahaha Numa freada bem forte a traseira assenta junto com a frente, isso no meu que é do Vectra A 260 mm, imagina esse que é maior!

O freio de mão é ... também, não tem comparação! O freio de mão do Monza nunca foi eficiente, logo, o freio pedal na traseira também não é, pois compartilham o mesmo funcionamento.

Agora venha o ABS! hehehe Na chuva faz diferença, porque esses freios travam com maior facilidade quando está só o piloto. Com o carro cheio acredito que seja um pouco mais dificil. Os do monza se tiver cheio não trava nunca :lol:

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Robson Lott »

Poxa Luiz, freio bom é pneu bom! :lol:

Zueras à parte, o sistema aprimorado à disco faz mesmo o efeito de curso menor no pedal e para o carro com menos esforço.

Abraço!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

Complementando:
Em resumo, no eixo dos Kadetts 98, a instalação é plug and play, não precisa furar o eixo!
Plateau escreveu:Aproveitando o seu tópico, Leo, vou acrescentar algumas fotos que tirei para demonstrar o processo para quem quiser fazer no Kadett.

Eu tenho 3 Kadetts, sendo 2 GLS 98 e um GLS 97. Inicialmente, iria fazer o processo em um dos 98 mas acabei optando pelo 97 (que está com apenas 80.000 Km originais).

Em função dessa mudança, percebi que os eixos dos 98 são diferentes dos anteriores no que diz respeito ao tamanho do furo onde se encaixa a ponta de eixo. O eixo traseiro dos 98 possui furação com diâmetro semelhante a dos Vectras, enquanto os demais tem furação menor (tal como a do Monza descrito nesse tópico). Dessa forma, passei o eixo de um dos 98 para o 97 para não ter que efetuar cortes. As figuras abaixo apresentam essas diferenças.

Eixo traseiro do GLS 98

Imagem

Eixo traseiro do GLS 97

Imagem

Ponta de eixo do Vectra

Imagem

Imagem

Ponta de eixo do Vectra sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 98

(obs.: ela adentra até o fim, apesar de eu não ter dado enfoque nisso)
Imagem

Ponta de eixo do Vectra sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 97

Imagem

Como podemos perceber, a ponta de eixo do Vectra não adentra totalmente o eixo do GLS 97 (e modelos anteriores) como acontece no GLS 98. Com isso, continuei o projeto transferindo o eixo do 98 para o 97, como mencionado anteriormente.

Para os que não possuam o eixo de um 98, a solução seria usar a ponta de eixo do próprio Kadett, como mostrado a seguir.

Ponta de eixo do Kadett sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 97

Imagem

Imagem

Quanto ao cabo do freio de mão, utilizei o do próprio Kadett. Apesar disso, fui obrigado a fazer dois suportes para que encontrar a curvatura correta, de modo que o cabo não ficasse estrangulado. As figuras abaixo demostram esse suporte, o qual foi feito usando o próprio suporte presente no Vectra.

Suporte para o cabo do freio de mão

Imagem

Imagem

Imagem

Por fim, aproveitei e instalei tambem o conjunto de freios dianteiros do Vectra GLS. O resultado foi o seguinte:

Conjunto de freios a disco traseiro do Vectra instalado

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Conjunto de freios a disco dianteiro do Vectra instalado

Imagem

(obs.: Utilizei os flexíveis dianteiros e trazeiros do próprio Vectra. Aqui fiz uma adaptação do suporte que prende, no Vectra, os flexiveis dianteiros. Na torre do Kadett existia um furo, no qual abri rosca M6 e prendi a peça do Vectra)
Imagem

Imagem

Grande abraço a todos,

Pedro Rosa.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Léo,to instalando os meus nesse exato momento! Rs

Abraços! :smt023
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza

Mensagem não lida por italo_ »

Entao deixa eu ver se entendi. Se for adptar o freio traseiro a disco do vectra B no monza, a unica modificaçao sera este rasgo no eixo para passar a alavanca do freio de mao? O cabo do freio de mao precisarei comprar o do vectra A ne? (meu monza possui tambor na traseira). Alem deste rasgo, das pinças, discos e pastilha e do cabo de freio de mao, precisarei comprar mais alguma peça?

Tambem vi alguns topicos e vou instalar as pinças e disco dianteiro do vectra B (254mm). Terei, obviamente, que usar os espelhos do vectra né? Vi que um amigo teve o dorso da pinça de freio pegando na roda.... Eu estou usando as rodas originais do monza gls 96, aro 14. Sera que terei este problema ou o caso dele foi pontual?
Responder