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Dúvida - Cabos de velas - Qual é melhor ?
Enviado: 15 Jul 2015, 12:33
por shel
olá.. monzeiros.. tenho um monza club 94 efi ,Pesquisei em alguns lugares sobre cabos de velas NGK, achei dois codigos scg01 e scg65 , ambos resistivos... mas percebi que meu cabo é um supressivo e aparenta melhor qualidade.... mas não encontrei em lugar nenhum deste.. alguem pode me esclarecer isso ? obg
Re: Dúvida - Cabos de velas - Qual é melhor ?
Enviado: 15 Jul 2015, 14:04
por waldir
shel,
o cabo especificado para o EFI é o SC G65 cabo resistivo desde 1992.
não há na tabela a indicação de cabo supressivo (ST) com terminal resistivo para o Monza e o SC G01 é opcional para 1.8 e 2.0 de 1992 à 1994
vide tópico
viewtopic.php?f=15&t=28746
Re: Dúvida - Cabos de velas - Qual é melhor ?
Enviado: 15 Jul 2015, 14:52
por shel
Obg Valdir.. então eu ja havia visto o teu tópico antes.. e por sinal muito bem explicado... mas meu monza estava com um cabo ngk supressivo, e é um cabo muito bom.. mais grosso e pelo menos na aparencia do mesmo me pareceu ser superior.. mas vou comprar o scg65 então. obg.
Re: Dúvida - Cabos de velas - Qual é melhor ?
Enviado: 15 Jul 2015, 15:26
por Carlos A. Freire
Até 1993 o Monza utilizava o cabo NGK SG-01 de 94 em diante o SG-65. A diferença é que o SG-01 tem conectores de velas mais estreitos e com mola na ponta e o SG-65 é grosso e não tem a mola.
Os dois cabos funcionam perfeitamente em qualquer Monza EFI.
No meu Monza GLS 96, sempre usou o SG-65, o mais grosso, entretanto, fui trocar o jogo o mês passado e fui informado que que não estão mais fabricando esse cabo e o SG-01 está com aplicação para todo Monza EFI.
Como gosto de um bom funcionamento e estética, não gostei muito, pois na minha opinião o conector mais largo deixa o motor com visual melhor. Mas, fazer o que? Coloquei esse mais fino mesmo...
Cabo SG-65:
http://www.drael.com.br/loja2/index.php ... t_id=25552
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-r ... 2-39482201
Cabo SG-01:
https://www.diskpecas.com.br/produtos/2 ... NGK+SC+G01
Vale lembrar que o cabo original GM é Delphi e nele vem a inscrição Pakard
Abs,
Carlos Freire
Re: Dúvida - Cabos de velas - Qual é melhor ?
Enviado: 18 Jul 2015, 01:23
por dutra s a
eu tava de passagem so pra dizer que se pararam de fabricar os que tem o conector das velas mais largos (grossos) acho que foi pela mesma razao que eu , quando vi que o problema dos mais grossos é que estao dando fulga na chapa de cobertura do coletor escape principalmente no 4 cilindro , eu nao pensei 2 vezes botei o fino que se aplica nos mpfi da ngk
pois esses mais grossos facilitam a fulga porque alem da distancia pra chapa tem aquela folguinha + vibraçao ...., dai , nao vao saber porque ( quem sabe ) queimou o hei
abs estamos ai
Re: Dúvida - Cabos de velas - Qual é melhor ?
Enviado: 18 Jul 2015, 05:42
por Carlos A. Freire
Em 15 anos com meu Monza GLS 96, que sempre uso o o SG-65 com conetor grosso, nunca passei por problemas de fuga de tensão.
Mas isso que disse ocorreu com um amigo com Monza Club 94.
Abs,
Carlos Freire
Re: Dúvida - Cabos de velas - Qual é melhor ?
Enviado: 18 Jul 2015, 09:04
por waldir
pois esses mais grossos facilitam a fulga porque alem da distancia pra chapa tem aquela folguinha + vibraçao ...., dai , nao vao saber porque ( quem sabe ) queimou o hei
Amigos,
há anos que eu só uso o SG 65 proteção mais larga de alumínio e já usei Bosch, Dayco e NGK ultimamente nos últimos anos... nunca tive problemas.
O único problema é no sacá-los das velas que tem que puxar pela borracha da cabeça para liberar o encaixe e "até parece" que tem uma cola... precisa de um esforço para tirar.
PENSO que se puxarem pelo cabo ele poderá se romper e vazar para a capa de alumínio... mas é só um achismo.
Li aqui outro dia que a NGK parou de fabricar nesta configuração. Se eu não achar no mercado vou trocar para a marca que tenha essa capa parruda.
O importante é que a impedância dos cabos e velas estejam nos conformes.
Re: Dúvida - Cabos de velas - Qual é melhor ?
Enviado: 18 Jul 2015, 11:07
por dutra s a
podem verificar que da fulga sim e vou provar porque :
no dia que descobri eu estava numa reuniao de amigos gauchos num domingo na v.guilherme , ao ir embora a noite por volta das 9 o filho da mae afogou e fazia que ia pegar e nao pegava , dai abri o capo desconectei o hei e segurei na parida pra secar o cilindro , coisa de 3 segundos no seco sem faisca , dai reconectei o hei , ao dar parida os meus amigos tinham dito que tava saindo fogo ! da 4 chupeta da vela rsrr
quando o carro pegou e como tava no escuro fiquei observando , lá no cantinho do conector do 4 cilindro tava tendo uma fulga tao pequena que mal dava pra escutar , uma faisquinha de nada , dai pequei uma fenda parruda e dei uma amassada na chapa pra afastar do cabo e fiz nos 4 conectores , detalhe :15,000 km de uso , entao como pode ??????? sem dizer que era ngk, se derem uma bela comparada a cabeça do conetor dos mais finos sg-1 é mais reforçado que o grosso sg-65 pra evitar sair a chupeta do corpo de aluminio e facilitar a manobra de retirada que ainda assim tambem é brabo pra puxar em , mas por outro lado nao possui tanta folga como o sg-65 na vela
uma vez na marginal pinheiros ele me deixou na mao por ter sujado a lamina do rotor do distribuidor , na revisao fui puxar o cabo pelo conector como o waldir disse , escapou a mao e o cabo saiu ficando a chupeta com a capa de aluminio na vela , nisso por sorte nao partiu o filamento de conduçao que é um fiozinho de cabelo que saiu um monte , como eu nao tinha cabo reserva empurrei tudo devolta no conector e o engraçado é que depois que descobri o que era depois de ter estragado o cabo ele nao ocasionou problemas de falha de cilindro por conta do cabo que estragou
ate eu comprar os sg-1 eu fiz um isolamento nos corpos da chupeta com fita veda rosca varias voltas e depois fita isolante por cima , conforme foi ressecando a fita isolante ia descacando , mas isso depois de um baita tempo , mas fulga de faisca nao tinha mais rsrsrsrsrs
no geral os 65 dao fulga la no cantinho de encaixe no bloco , ou no coletor ou na capa do coletor devido a grossura e distancia , a chupeta de conecçao pra vela resseca permitindo essa fulga porque ceramica com borracha esquentando e esfriando da nisso
abs estamos ai