Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no painel!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
julio EFI
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2015, 20:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no painel!

Mensagem não lida por julio EFI »

Estava mais de 15 dias sofrendo com a elétrica do monza, queimou o módulo rei que era paralelo, a tampa de distribuição estava sem o carvão, troquei tudo e, agora nos últimos dias começou não pegando, troquei bateria e nada, fui em vários mecânicos e eletricistas, todos diziam ser alternador, ainda bem não mechi, pois era uma lâmpada no painel que eu nem imaginava, troquei agora a noite mesmo, e acabou o problema, substitui de um lado para outro provisório, o carro virou um avião.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no paine

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse sintoma já foi muito discutido aqui no fórum em vários tópicos. Uma rápida pesquisa encontraria essas informações.

Se a luz de carga da bateria não acender ao ligar o contato de ignição e apagar quando motor entrar em funcionamento, o alternador só vai fornecer carga quando o motor entrar em alta rotação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no paine

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

A luz de carga de bateria pertence ao circuito de excitação do alternador. Como o Carlos disse, se a luz não acender ao ligar o contato, não adianta, só vai funcionar o alternador com o motor em alta rotação.

Assim, se eu fosse você verificava se a lâmpada realmente queimou, ou se não era mal contato no encaixe do soquete dela no circuito impresso do painel. No passado, tive o problema de o alternador deixar de funcionar esporadicamente. Eu e meu pai fizemos todos os testes possíveis (alternador, regulador de tensão, chicote, tudo OK) e continuou o problema. Meu pai, ele é eletrotécnico, trabalha na indústria automobilística há muito tempo, me alertou do circuito de excitação do alternador e que a lâmpada de carga da bateria no painel fazia parte deste setor. Daí pensei, a lâmpada oras vezes acende outras vezes não quando ligo chave no segundo estágio da ignição. Tiramos o painel e a lâmpada tava OK, dai percebi um pouco de zinabre no encaixe da lâmpada no circuito impresso do painel. Limpei o setor, dobrei um pouco o encaixe do soquete da lâmpada e pimba! Passaram-se 6 anos e nunca mais tive problemas no alternador! =D
FelipeLichirgu
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no paine

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Mesmo quem não sabe que a lâmpada é responsável pela ativação inicial do alternador (depois que ele começa a gerar mesmo na marcha lenta ele continua gerando, pois fica com magnetismo residual) deve sempre olhar se todas as luzes do painel acendem ao ligar a chave.
Elas avisam quando alguma coisa está errada, e alternador não carregando é uma pane importante, pode deixar o motorista na estrada.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
André Faria
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Out 2022, 14:07
Cidade: Barra mansa
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no painel!

Mensagem não lida por André Faria »

Estou com um problema parecido. Já troquei a luz do painel, mas msm assim não carrega. Já comprei regulador de voltagem, mas não carrega a bateria fica abaixo do meio.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no painel!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

André Faria escreveu: 07 Out 2022, 14:08 Estou com um problema parecido. Já troquei a luz do painel, mas msm assim não carrega. Já comprei regulador de voltagem, mas não carrega a bateria fica abaixo do meio.
Nos passe os testes que fez para saber que o circuito da lâmpada está bom ou ruim e o teste que condenou o regulador de tensão.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3530
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no painel!

Mensagem não lida por tyo »

O alternador não se resume a regulador de voltage. As vezes trocou uma peça boa por bobeira... a luz da bateria acende? Pode ser placa retificadora, diodo de excitação, estator, rotor...
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não carregava bateria. Conclusão. Lampada no painel!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

André

Não ficou claro na sua postagem se, ao girar a chave de ignição (sem dar partida) a luz da bateria no painel se acende.
Caso ela não acenda, o primeiro teste a fazer é desconectar o plugue lá no alternador e fazer um terra no mesmo, com a chave de ignição ligada (sem dar partida). Se a luz acender, o circuito da lâmpada está OK. Nesse caso o mais fácil é substituir o regulador de voltagem, principalmente se o alternador for um Bosch com regulador do lado de fora dele.
Se após isso continuar o problema, aí, como disse o tyo, pode ser muita coisa. Inclusive um detalhe que já me fez substituir um alternador sem precisar.
No meu caso a luz acendia normalmente na partida e o voltímetro indicava voltagem normal, mas a bateria descarregava. O cabo de saída do alternador estava ruim, com vários fios enzinabrados (aquela coisa verde que dá em fios com o tempo) e não deixava passar toda a corrente necessária para a bateria. Esse problema é comum em Monza, aconteceu nos dois Monzas que já tive. E eram Monzas relativamente novos. Num deles comprei o chicote completo e substituí. No atual não encontrei para comprar o tal chicote e fiz eu mesmo um novo cabo que vai do motor de arranque até a saída do alternador. Por segurança, coloquei logo dois cabos.

O voltímetro do painel, como o nome indica, mostra a voltagem de saída do alternador. Ele não precisa estar sempre acima do meio. Depende do estado de carga da bateria. Se a bateria estiver muito descarregada, o alternador não consegue uma voltagem suficiente para o ponteiro passar do meio da escala. O ideal é levar a um BOM eletricista e medir a AMPERAGEM de saída do alternador e ver se bate com a capacidade nominal dele, com a rotação do motor em torno dos 2.500. Com o motor em marcha lenta vai ser muito menos do que isso.

Um bom e bem equipado eletricista* consegue até saber, com o uso de equipamento próprio, se algum diodo de saída do alternador está ruim. Isso é denunciado pelo "ripple" (resíduo de voltagem AC) na voltagem de saída DC do alternador. Problema no diodos excitadores geralmente fazem a luz de bateria oscilar o brilho durante o funcionamento do motor.

* O que se vê mais por aí são eletricistas que não têm cocnhecimento ou equipamentos decentes. Eu tenho em casa um teste para baterias que mostra, além do estado da bateria, se o alternador está carregando legal e se há "ripple" na voltagem. Dá também para medir 'ripple' com um multímetro, na faixa de voltagem AC.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder