Reparo em estamparia por continuidade(processo TIG)
Enviado: 16 Jun 2015, 12:57
pessoal, como estou fazendo alguns reparos, troca de material velho e vencido que o meu monza tinha 82 e colocando material moderno(poliester/pu), aproveito pra filmar e mandar pra voces como fazer uma solda de alto nivel com qualidade e segurança.
eu removi todo o material velho do monza 82 tinta/selante e notei alguns podre escondido debaixo do material velho, e algumas casca de pobre que ficam escondidas. carro velho como o monza sempre tem isso, por mais bunitinho que no olhar de um leigo seja, nao é assim que as coisas funcionam :smt023 debaixo disso esconde muita armadilha. eu ate tenho outros videos que nao subi mostrando isso. tem muita gente ae andando com podre escondido(pobre iniciais que nao vazaram)
em fim, voltando, eu reparei a estampa da caixa de roda nesse caso, utilizo um solda de alta precisão e qualidade TIG pulsada digital, essa maquina tem tudo oque uma TIG precisa ter, ela é DC ate 200A e começa em apenas 5A com controle de pulso, ou seja solda chapas extremamente finas como 0,5mm. o video do funciona pra quem tem uma TIG pulse não importando o modelo.
esses dias aqui no sul estao bem frio, nesse tarde seg que filmei tava 13° dentro da oficina e 8° na rua em plena tarde, esse tipo de clima é complicado trabalhar com estamparia devido o frio. porem tem que ser feito, não se pode parar de trabalhar so pelo clima. eu tive que usar mascara na filmagem devido os gases da tinta que aqueceu, oque é normal em reparo de estamparia com tinta aplicada. e deve ser usado no momento da soldagem devido os fumos da solda, apesar que a TIG quase nao faz fumos, mas é bom usar.
em questao do reparo na estampa foi utilizado aço 1020 1,5mm, mesmo material da confecção da estamparia dos carros, porem nesse caso é 1.0mm ou em alguns caso 0.8mm, se voces notarem eu limpei todo o podre arrombando com uma broca escalonada, assim se pode fazer um enxerto redondo facilitando o corte, depois que é feito os ponto se faz o cordao, depois se rebaixa o cordao com a tocha, e depois se rebaixa tudo com o flap disk.
algumas imagens ja com a massa poliéster aplicada e lixada. so a espera do preto vinilico e primer pra dar o acabamento, como falei no video, era pra ter esperado secar mais a tinta, mas eu estou com presa e ja estou cansado do monza, afinal sao 10 anos mexendo nele e ainda falta um pouco pra terminar e deixar ele todo novo de fato. me consomem muitas horas de trabalho na qual poderia estar dando seguimento alguns projetos inéditos no país que eu tenho na área automotiva. fora o meu trabalho...
nunca usem qualquer outra tecnica a nao ser MIG/TIG/Solda fria, qualquer outro tipo é gambiarra, trabalho sujo, etc. solda acetileno é um crime fazer isso, solda MMA é quase impossivel e tao sujo quando acetileno. não deixem ser enganados por Boquetas Neanderthal lascadores de pedra, quem comete esses tipos de erros não tem ideia do mal que faz pra qualidade do trabalho. eu coloquei pra voces oque tem de melhor no processo de recuperação de uma estampa o mesmo poderia ser com a MIG porem cada reparo se usa um tipo de soldagem. a TIG é um processo difícil porem muito limpo. a MIG é mais pratica e mais acessivel em algumas partes, ambas seriam ideais pra se ter no trabalho...
REGULANDO A MAQUINA SOLDA TIG PULSADA.
Configuração de ponto de solda S/adição
corrente de base = 15A
corrente de pico = 40A
frequencia = 2Hz
Dutycicle = 30%
pre gas = 0.5 seg
pos gas = 2 seg
rampa de subida = 0.5 seg
rampa de descida = 0 seg
Configuração pra cordão de solda C/adição
corrente de base = 25A
corrente de pico = 55A
frequencia = 2Hz
Dutycicle = 30%
pre gas = 0.5 seg
pos gas = 2 seg
rampa de subida = 0.5 seg
rampa de descida = 0 seg
Configuração pra acabamento do cordão de solda S/adição
corrente de base = 25A
corrente de pico = 70A
frequencia = 2Hz
Dutycicle = 30%
pre gas = 0.5 seg
pos gas = 2 seg
rampa de subida = 0.5 seg
rampa de descida = 0 seg
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TÓPICO RELACIONADO A SOLDAGEM DE ESTAMPARIA, TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR.
eu removi todo o material velho do monza 82 tinta/selante e notei alguns podre escondido debaixo do material velho, e algumas casca de pobre que ficam escondidas. carro velho como o monza sempre tem isso, por mais bunitinho que no olhar de um leigo seja, nao é assim que as coisas funcionam :smt023 debaixo disso esconde muita armadilha. eu ate tenho outros videos que nao subi mostrando isso. tem muita gente ae andando com podre escondido(pobre iniciais que nao vazaram)
em fim, voltando, eu reparei a estampa da caixa de roda nesse caso, utilizo um solda de alta precisão e qualidade TIG pulsada digital, essa maquina tem tudo oque uma TIG precisa ter, ela é DC ate 200A e começa em apenas 5A com controle de pulso, ou seja solda chapas extremamente finas como 0,5mm. o video do funciona pra quem tem uma TIG pulse não importando o modelo.
esses dias aqui no sul estao bem frio, nesse tarde seg que filmei tava 13° dentro da oficina e 8° na rua em plena tarde, esse tipo de clima é complicado trabalhar com estamparia devido o frio. porem tem que ser feito, não se pode parar de trabalhar so pelo clima. eu tive que usar mascara na filmagem devido os gases da tinta que aqueceu, oque é normal em reparo de estamparia com tinta aplicada. e deve ser usado no momento da soldagem devido os fumos da solda, apesar que a TIG quase nao faz fumos, mas é bom usar.
em questao do reparo na estampa foi utilizado aço 1020 1,5mm, mesmo material da confecção da estamparia dos carros, porem nesse caso é 1.0mm ou em alguns caso 0.8mm, se voces notarem eu limpei todo o podre arrombando com uma broca escalonada, assim se pode fazer um enxerto redondo facilitando o corte, depois que é feito os ponto se faz o cordao, depois se rebaixa o cordao com a tocha, e depois se rebaixa tudo com o flap disk.
algumas imagens ja com a massa poliéster aplicada e lixada. so a espera do preto vinilico e primer pra dar o acabamento, como falei no video, era pra ter esperado secar mais a tinta, mas eu estou com presa e ja estou cansado do monza, afinal sao 10 anos mexendo nele e ainda falta um pouco pra terminar e deixar ele todo novo de fato. me consomem muitas horas de trabalho na qual poderia estar dando seguimento alguns projetos inéditos no país que eu tenho na área automotiva. fora o meu trabalho...
nunca usem qualquer outra tecnica a nao ser MIG/TIG/Solda fria, qualquer outro tipo é gambiarra, trabalho sujo, etc. solda acetileno é um crime fazer isso, solda MMA é quase impossivel e tao sujo quando acetileno. não deixem ser enganados por Boquetas Neanderthal lascadores de pedra, quem comete esses tipos de erros não tem ideia do mal que faz pra qualidade do trabalho. eu coloquei pra voces oque tem de melhor no processo de recuperação de uma estampa o mesmo poderia ser com a MIG porem cada reparo se usa um tipo de soldagem. a TIG é um processo difícil porem muito limpo. a MIG é mais pratica e mais acessivel em algumas partes, ambas seriam ideais pra se ter no trabalho...
REGULANDO A MAQUINA SOLDA TIG PULSADA.
Configuração de ponto de solda S/adição
corrente de base = 15A
corrente de pico = 40A
frequencia = 2Hz
Dutycicle = 30%
pre gas = 0.5 seg
pos gas = 2 seg
rampa de subida = 0.5 seg
rampa de descida = 0 seg
Configuração pra cordão de solda C/adição
corrente de base = 25A
corrente de pico = 55A
frequencia = 2Hz
Dutycicle = 30%
pre gas = 0.5 seg
pos gas = 2 seg
rampa de subida = 0.5 seg
rampa de descida = 0 seg
Configuração pra acabamento do cordão de solda S/adição
corrente de base = 25A
corrente de pico = 70A
frequencia = 2Hz
Dutycicle = 30%
pre gas = 0.5 seg
pos gas = 2 seg
rampa de subida = 0.5 seg
rampa de descida = 0 seg
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TÓPICO RELACIONADO A SOLDAGEM DE ESTAMPARIA, TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR.