Versão reduzida do "causo", só para entenderem:
Meu mais velho fez 18 e está fazendo auto-escola.
Eu já estava olhando um carrinho bem mais simples para ser o primeiro dele.
A idéia era pegar algo como um kadettinho GSi (nada tendencioso, sabem que eu não sou assim, né? kkkkkkkk). Imaginei de achar algo ali pelos 8k, mas os que achei nesta faixa não estavam 100%. E os que estavam, chegam a custar facilmente 12k ou mais.
Passei a olhar outras opções. Mas nesta faixa, não achei nada de "encher os olhos".
Meu amigo sabia que eu estava procurando um carro e me ofereceu o C3 tatu-bolinha antes de anunciar. Era muito interessante, porque o perfil do carro encaixaria muito bem. Mas pela pedida inicial (tabela FIPE = 17.500), ficou muito longe do que eu estava procurando.
Aí, para ajudá-lo anunciei nos fóruns da net que frequento.
Ele não estava com pressa em vender. Até que neste final de semana pintou uma oportunidade de carro que ele estava procurando (Omega CD 3.0). Então baixou para vender logo.
Aperta daqui, negocia dali, chegamos a um valor nem lá, nem cá e o tatuzinho foi parar na minha garagem.
Acertado o valor, só faltava ele "vender" o carro para o meu filho. Vai que o moleque não curte o carro...
Aí foi lá em casa para um test-drive delivery e ele curtiu demais.
Fui dirigindo para levar meu amigo em casa. Gostei do carrinho. Anda bem e é bem completinho mesmo. Air-bag duplo, freio a disco nas 4+ABS, bancos em couro, computador de bordo, som original com controle no volante, ar gelando, direção elétrica, bom espaço interno, etc.
O consumo parece ser muito bom (ele não é flex-fool). No CB estava marcando 9,7 l/100km (10,3 km/l) em trecho 100% urbano (velocidade média de 22 km/h, trajeto pior que o meu) e ar ligado sempre.
Era isso um 1.0 peladão. Se fosse um perfil de cara mais velho, para família, vectras seriam minha primeira opção (e tem carro no mercado bom nesta faixa de preço). Mas, não é o caso dele. Precisava de achar um carro pequeno e econômico, porém sem abrir mão de itens de conforto.
Então, casou.
Não sou fã de franceses. Mas tenho muito mais urticária só de chegar perto de carro 1.0 que não seja turbo (sem ofensas... Nada pessoal, viu José Leal?

)