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PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV

Enviado: 22 Abr 2015, 20:25
por Renan Zambon Mendes
Ola amigos. Tenho um Monza 2.0 a gasolina, carburador 2E, porem ele tem GNV. Queria uma opinião PROFISSIONAL, quanto a preparar um carro assim. Sei que há dificuldades em preparar um carro com GNV, mas também sei que é possível. Eu iria usar uma receita assim:

Rebaixo do cabeçote para atingir 10:1 de compressão
Adição de junta de cabeçote de aço
Retrabalho do cabeçote ( feito por mim, pos sei exatamente aonde e quanto tirar )
Regulagem do motor.

Como não disponho muito dinheiro agora, deixarei para comprar um comando de cerca de 260, 270° mais pra frente.
Porem queria saber se essa receita da certo.
Obrigado amigos.

Re: PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV

Enviado: 23 Abr 2015, 09:40
por 500EF
EU partiria para uma taxa mais alta de uma vez e passaria a rodar com álcool / GNV.

E para isso, acrescentaria na sua lista a troca dos pistões pelos do Flex ou pelos do à álcool (o que achar mais barato por aí) e a parte da alimentação (ideal se trocar o carburador por um original do à álcool).

A diferença para chegar nos 13 ou 14:1 de taxa você compensa no rebaixamento do cabeçote.

10:1 pode ser bom para mijoroba. Mas para álcool ainda é muito pouco e para o GNV pior ainda.

Comando vai piorar sua situação. GNV já perde torque...

Re: PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV

Enviado: 23 Abr 2015, 15:33
por Renan Zambon Mendes
Não possuo ideia de mexer no motor pra transformar pro alcool ( digamos que tenho meus motivos :P ). A ideia de aspirar um carro que roda GNV é mio maluca mesmo, mas ele perde torque pelo fato da explosão ser muito fraca, isso seria compensado também com velas aeronáuticas ( acredite da certo !!! ), porem o comando é algo que você diz com razão, por isso não vou coloca-lo agora.
Queria saber se nesse caso, com essas definições especificas, acha que pode gerar alguma coisa boa?

Re: PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV

Enviado: 23 Abr 2015, 16:28
por 500EF
Não é maluca. Não vejo nada de errado.

Só que vai gastar grana para abrir o motor e passar de 8,8:1 para 10:1.

Vai melhorar. Mas muito menos do que poderia...

Agora, que papo é este de vela aeronáutica???

Re: PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV

Enviado: 23 Abr 2015, 16:42
por Renan Zambon Mendes
São velas usadas no motor lycoming, tenho um jogo em casa, elas são parecidas com as de 4 eletrodos porem mais fortes. A explosão delas é muito mais forte que a vela comum, então o aproveitamento do combustível se torna melhor.
POisé uma preparação "supimpa" necessita do alcool, no caso do nosso carro. Mas quero manter o combustível original. A vantagem de eu fazer isso que como preparo motores pra competição, tenho ferramental em casa e a mão de obra só gasto para facear o cabeçote. Porem nunca preparei um carro com GNV, este é o primeiro que tenho contato. Então surge muitas duvidas que martelam a cabeça kkk

Re: PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV

Enviado: 23 Abr 2015, 17:00
por 500EF
GNV deveria andar com 15:1 de taxa ou mais para ser eficiente.

Por isso sugeri elevar para 13:1 ou 14:1.

E neste caso, o combustível líquido teria que ser o etanol, que também sugeri.

Quanto às velas, a única coisa que ela pode ter para não limitar a corrente é não ser resistiva. E isso as originais dos carburados já são (BPxES, sendo x o grau térmico).

Mesmo sem ver a vela, aposto minhas fichinhas que não trarão nenhum ganho por este motivo. Podem inclusive piorar, porque como tem mais de um eletrodo, cria muitas barreiras para o início da propagação da frente de chama (efeito extintor).

Se quiser aumentar a energia da centelha, o módulo é o lugar certo onde mexer. ;)

Re: PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV

Enviado: 23 Abr 2015, 17:10
por Renan Zambon Mendes
REalmente o GNV precisa de uma taxa alta. Mas a vela da certo porque ja fiz isso em motores com preparações básicas. mas vc achar que seria viavel essa receita que eu falei no inicio do post?

Re: PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV

Enviado: 23 Abr 2015, 17:20
por 500EF
Claro que 10:1 é um pouco melhor (ou seria "menos pior"???) que 8,8:1.

Mas eu nem consigo chamar isso de preparação... rsrsrs

Outra dúvida: Como está fazendo com o avanço de ignição? Rodando no GNV, principalmente com estas taxas baixas, deveria ser necessário avançar bastante. Por outro lado, rodar com gasolina e 10:1 já não vai ter muito o que mexer antes de começar a "amarrar" em alta ou até grilar. Mesmo com a mijoroba de 30% de álcool que estão vendendo hoje.

Eu sugiro marcar na carcaça do distribuidor e avançar fisicamente o ponto para um ou outro combustível.