TEMPERATURA?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Marcio Shernk
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 16 Abr 2015, 08:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

TEMPERATURA?

Mensagem não lida por Marcio Shernk »

Olá, tenho um Monza GLS 94/94 álcool e várias duvidas. A ventoinha só liga na alta sem a/c ligado e ainda liga quando o ponteiro esta lá em cima aos 110 graus.
1 - É normal só ligar na alta a ventoinha sem o A/C ligado?
2 - É normal o ponteiro da temperatura ligar acima da metade?
Quando só aos 110 graus ela liga, ai o ponteiro chega na metade, e depois começa a subir de novo, no bairro fica subindo toda hora e ligando e desligando toda hora a ventoinha, é normal?
Detalhe: Está sem a válvula termostática. Pode ser defeito no marcador de temperatura ou no sensor?

O carro está gastão, fazendo em média entre pista e bairro 6 km/l. O cabeçote é novo e ainda abaixa água todos os dias. Notei que o freio de mão esquenta, tem alguma passagem de água por ali?

Por favor, estou ficando louco com essas dúvidas, quando vejo o ponteiro lá em cima, fico morrendo de medo, e doido por não conseguir descobrir qual é o problema.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TEMPERATURA?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em todo Monza, de qualquer ano de fabricação e modelo, em condições normais e A/C desligado, o marcador de temperatura chega próximo ou 1/2 de escala, ativa a ventoinha e desativa perto de 1/4 de escala. O Monza EFI ativa a ventoinha com 101ºC, se seu Monza ativa acima dessa temperatura, verifique o sensor de temperatura CTS, problemas de aterramento ou problema real de super aquecimento do motor, nestes caso, um termômetro em conjunto com scanner ajuda muito na avaliação.
Principais problemas se super aquecimento: Obstruções interna e externa no radiador, bomba d'água, ar no sistema de arrefecimento, mangueiras em posição errada ou junta de cabeçote queimada.
Esse problema também pode ter a ver com os mesmo problemas que citou nos outros 2 tópicos que criou.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Marcio Shernk
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 16 Abr 2015, 08:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TEMPERATURA?

Mensagem não lida por Marcio Shernk »

CARLOS, O CARRO SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA. NA PISTA ELE TRABALHA COM A TEMPERATURA NO 0° E NO BAIRRO A UNS 110° COLOCANDO A VÁLVULA, NO BAIRRO ELE VAI TRABALHAR COM A TEMPERATURA MAIS BAIXA?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TEMPERATURA?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Marcio Shernk escreveu:CARLOS, O CARRO SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA. NA PISTA ELE TRABALHA COM A TEMPERATURA NO 0° E NO BAIRRO A UNS 110° COLOCANDO A VÁLVULA, NO BAIRRO ELE VAI TRABALHAR COM A TEMPERATURA MAIS BAIXA?
Depois que o motor entrar na faixa normal de temperatura, com a VT vai manter o mínimo indicado na VT. Ou seja, Monza 2.0 EFI gasolina e álcool, que tem a VT 92/107ºC, sempre manterá o mínimo de 92ºC, mesmo que em rodovias e tempo ou clima muito frio. Já a temperatura de acionamento de 101ºC já faz parte da programação da UCE em acionar a ventoinha. Se estiver lingando com 110ºC está errado e precisa ser reparado ou aferiu errado ou o aparelho não está correto. No Monza EFI, todos eles ativa a ventoinha com 101ºC com diferença pequena de tolerância de mais ou menos 2ºC. O mesmo ocorre com a VT.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TEMPERATURA?

Mensagem não lida por RappeR »

Boa noite.
Monza álcool 2.0 - 1992 s/ ar

Alguém sabe me dizer se a temperatura do meu Monza está correta?
Ela arma com 101° e desarma com 94°. Percebi que no bairro ele só vive com a ventoinha ligada, mal desarma pouco tempo já arma. Sem contar no painel, parece q ela arma bem acima do 1/2 da escala e desarma no 1/2. Quanto ao marcador no painel já troquei o mesmo e não resolveu.
Gravei um vídeo sobre. Alguém pode ajudar, por favor?

[YouTube]https://youtu.be/qywJwqykEXE?si=j7W0ng41jdHW78j1[/YouTube]
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TEMPERATURA?

Mensagem não lida por rafamts »

RappeR escreveu: 29 Dez 2023, 01:45 Boa noite.
Monza álcool 2.0 - 1992 s/ ar

Alguém sabe me dizer se a temperatura do meu Monza está correta?
Ela arma com 101° e desarma com 94°. Percebi que no bairro ele só vive com a ventoinha ligada, mal desarma pouco tempo já arma. Sem contar no painel, parece q ela arma bem acima do 1/2 da escala e desarma no 1/2. Quanto ao marcador no painel já troquei o mesmo e não resolveu.
Gravei um vídeo sobre. Alguém pode ajudar, por favor?

[YouTube]https://youtu.be/qywJwqykEXE?si=j7W0ng41jdHW78j1[/YouTube]


É isso mesmo. Arma com 101 e desliga com 94. O meu 94 2.0 gasolina está igual ao seu.
Responder