Dúvida sobre quilometragem. SL/E 89.
Enviado: 25 Mar 2015, 17:03
Pessoal, boa tarde.
Sou novo aqui no fórum, mas já acompanho há anos.
Temos em casa um Monza SL/E 89, cuja história vocês podem conhecer neste tópico:
viewtopic.php?f=2&t=31929
Este carro era do meu avô e está na família há pelo menos uns 20 anos. Ele marca atualmente 38.700 km no hodômetro, que até hoje eu acreditava serem 138.700 km. Isto pois o estado geral do carro indicava isso. Por tristes coincidências, esse Monza sofreu 4 batidas no tempo que esteve com meu avô, o que piorou muito seu visual externo e fez sumir as peças originais de acabamento, como vocês podem ver na foto.
Acreditava, pois tive uma conversa com meu pai sobre o carro, e ele me garantiu que o carro, embora não parecesse, tinha apenas os 38k indicados no painel. Segundo ele, quando meu tio adquiriu esse carro nos anos 90, ele só tinha 10 mil km, tendo feito 3 revisões na concessionária até então. Meu tio sempre o utilizou como 2º carro e o vendeu para meu avô em meados dos anos 2000. Da mesma forma, meu avô pouco o utilizava, a maioria das vezes para comprar algo na cidade ou ir à missa.
Foi feita uma extensa revisão nesse carro em 2010, (ele estava com 136 k à época), onde foi trocada a suspensão inteira, freios, correia dentada e outras peças. Felizmente, as peças antigas ficaram guardadas na casa dos meus avós, e hoje fui lá dar uma olhada, a fim de confirmar o relato do meu pai.
O que observei nas peças trocadas foi:
• Rolamento tensor da correia dentada: Ainda original gm, fabricado no Canadá.
• Amortecedores: Os 4 Monroe, com logo GM e ACDELCO gravados.
• Diversas borrachas da suspensão com código GM
Quanto ao estado atual do carro, observa-se:
• Servofreio GM e cilindro mestre de freio varga, aparentemente original.
• Reservatório de expansão e tampa ( a preta ainda), ambos originais gm
• Presença do adesivo original na tampa de óleo.
• Tudo d’água (aquele que costuma quebrar) original com logo GM
• Diversas mangueiras do radiador GM
• Motor não fuma ou faz barulho, mas tem vazamento severo de óleo.
Finalmente, meu pai afirma que o motor nunca foi aberto ou que a embreagem tenha sido trocadas.
Acho que 138 mil km são razoáveis para a duração dessas peças. Mas se considerarmos que esses 138 k foram feitos em 27 anos, é de se impressionar que o tensor da correia dentada, os amortecedores e as mangueiras tenham resistido por tanto tempo.
O que vocês acham pessoal? Poderia eu ter um Monza com apenas 38k na garagem? Ou meu relato seria mais uma confirmação da robustez mecânica da nossa amada barca? :smt017
Que outras peças poderiam ser verificadas a fim de sanar minha dúvida?
Peço que deixem suas nobres opiniões.
Um grande abraço e desculpem pela bíblia.
Bruno.
Sou novo aqui no fórum, mas já acompanho há anos.
Temos em casa um Monza SL/E 89, cuja história vocês podem conhecer neste tópico:
viewtopic.php?f=2&t=31929
Este carro era do meu avô e está na família há pelo menos uns 20 anos. Ele marca atualmente 38.700 km no hodômetro, que até hoje eu acreditava serem 138.700 km. Isto pois o estado geral do carro indicava isso. Por tristes coincidências, esse Monza sofreu 4 batidas no tempo que esteve com meu avô, o que piorou muito seu visual externo e fez sumir as peças originais de acabamento, como vocês podem ver na foto.
Acreditava, pois tive uma conversa com meu pai sobre o carro, e ele me garantiu que o carro, embora não parecesse, tinha apenas os 38k indicados no painel. Segundo ele, quando meu tio adquiriu esse carro nos anos 90, ele só tinha 10 mil km, tendo feito 3 revisões na concessionária até então. Meu tio sempre o utilizou como 2º carro e o vendeu para meu avô em meados dos anos 2000. Da mesma forma, meu avô pouco o utilizava, a maioria das vezes para comprar algo na cidade ou ir à missa.
Foi feita uma extensa revisão nesse carro em 2010, (ele estava com 136 k à época), onde foi trocada a suspensão inteira, freios, correia dentada e outras peças. Felizmente, as peças antigas ficaram guardadas na casa dos meus avós, e hoje fui lá dar uma olhada, a fim de confirmar o relato do meu pai.
O que observei nas peças trocadas foi:
• Rolamento tensor da correia dentada: Ainda original gm, fabricado no Canadá.
• Amortecedores: Os 4 Monroe, com logo GM e ACDELCO gravados.
• Diversas borrachas da suspensão com código GM
Quanto ao estado atual do carro, observa-se:
• Servofreio GM e cilindro mestre de freio varga, aparentemente original.
• Reservatório de expansão e tampa ( a preta ainda), ambos originais gm
• Presença do adesivo original na tampa de óleo.
• Tudo d’água (aquele que costuma quebrar) original com logo GM
• Diversas mangueiras do radiador GM
• Motor não fuma ou faz barulho, mas tem vazamento severo de óleo.
Finalmente, meu pai afirma que o motor nunca foi aberto ou que a embreagem tenha sido trocadas.
Acho que 138 mil km são razoáveis para a duração dessas peças. Mas se considerarmos que esses 138 k foram feitos em 27 anos, é de se impressionar que o tensor da correia dentada, os amortecedores e as mangueiras tenham resistido por tanto tempo.
O que vocês acham pessoal? Poderia eu ter um Monza com apenas 38k na garagem? Ou meu relato seria mais uma confirmação da robustez mecânica da nossa amada barca? :smt017
Que outras peças poderiam ser verificadas a fim de sanar minha dúvida?
Peço que deixem suas nobres opiniões.
Um grande abraço e desculpem pela bíblia.
Bruno.