Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

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Leocastro
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Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, devido a fazer N manutenções no freio do meu Monza, e, nunca estar satisfeito, resolvi partir para um UPGRADE, sem adaptação.
Fiz como o Diego Paiva aqui do fórum, instalei o conjunto de freios dianteiros do Vectra A, no meu Monza.
Seguem informações abaixo:
Diâmetro dos discos:
Vectra - 254mm
Monza - 236mm
Veja a diferença do disco do Monza que usei para exemplo (esquerda), e o do Vectra ao lado.
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Diâmetro do Pistão: 54mm (Mesmo do Monza)
Curso do Pistão: 22mm (Não sei o do Monza)
Pode parecer pouca coisa, 22mm, mas, mecanicamente é muita diferença, e, não é só o disco e pastilhas maiores em si, o sistema é mais aprimorado e mais eficiente.
Aproveitei e recomendo, caso comprem as pinças usadas, a trocar os reparos dela, e limparem o pistão, pois, mesmo essa que comprei, que parecia estar conservada, tinha muita sujeira nos pistões.
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A instalação é super simples, e eu a foz da seguinte maneira.
Removi a pinça original do Monza, retirei o disco, e na sequencia, o espelho de ventilação do, este, eu tive que cortar um pedaço dele, pois, pra sair inteiro, só retirando o cubo. Como nunca mais o utilizaria, cortei e joguei fora.
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Instalei o espelho de ventilação do Vectra A
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O disco, e a pinça com as pastilhas
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Após isso abri o sangrador do freio da pinça 256, removi a conexão do flexível na pinça 234, e, a instalei ele na pinça 256, assim, o fluido vai descendo, já preenche a câmara do pistão e começa a sair pelo sangrador, assim que ele começa sair do sangrador, você pode fechar ele. E, depois, faça o procedimento correto para sangria do sistema.

No meu caso, por causa do modelo da roda do meu carro em específico, tive que fazer um espaçador de 2,8mm, pois, ao montar a roda, ela pegava na pinça. Mas, é somente esta minha roda, pois, as rodas 14 GM mais novas, ficam instaladas sem problema algum na roda. Quando a pastilha desgastar um pouco, retiro este espaçador.
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Repita o procedimento para a roda do outro lado, e, faça a sangria assim como feito no outro. Recomendo a aproveitar a mão de obra e já substituir todo o fluido de freio do carro, fazendo a sangria também nas rodas traseiras.

IMPORTANTE:
Obrigatoriamente, o sangrador deve ficar virado pra cima, com uma desatenção, pode-se instalar a pinça invertida, assim, fica impossível de se fazer a sangria no veículo, o que pode ocasionar muito ar no sistema, o freio não funciona, o que pode ocasionar um seríssimo acidente (E JÁ LI RELATOS DISSO ACONTECER!).

Resultado: De imediato, o freio mesmo sem o assentamento completo das pastilhas nos discos novos, já funcionava melhor que o do Monza. Agora, após 90 km percorridos, o freio vai melhorando gradativamente.
É INCRÍVEL, você encosta o pé no freio e o carro para com muito mais firmeza!
E, tive um problema resolvido que já perdurava no meu Monza, ele estava travando a roda dianteira direita antes da esquerda, quando removi as pinças originais, a do lado esquerdo estava travada. Após a substituição dos freios, o carro freia perfeitamente, e, com simetria perfeita de frenagem.

Resumindo: Você freia mais, aplicando menos força. Ainda não peguei rodovia para informar a diferença, assim que for, deixo publicado aqui!
Abraços, qualquer dúvida, só perguntar!
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DÉCO
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Re: Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Voce é D+ mesmo, hein Leo?

Obrigado pela GENEROSIDADE de postar aqui o passo a passo para este " UP "

UMA PERGUNTA:

Você sabe se é possível colocar os freios de 288 mm nas minhas rodas cata-vento 15" (Vectra GSI)? Curiosidade mesmo, vai demorar para eu trocar, só quando entrar o CARACOL 8.

ABRAÇO AMIGÃO!!
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Leocastro
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Re: Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

DECO, claro! Da perfeitamente Deco, mas apenas para os discos de 280. Os de 288, só se vc trocar as rodas, pois 288 só com o cubo de 5 furos!
Abração Deco!
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rodrigoschneider
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Re: Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

Só por curiosidade leocastro qto foi a brincadeira?
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Leocastro
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Re: Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

Mensagem não lida por Leocastro »

rodrigoschneider escreveu:Só por curiosidade leocastro qto foi a brincadeira?
Pinças: R$130,00
Pastilhas: R$75,00
Discos: R$125,00
Reparos das pinças: R$30,00 os dois lados
Fluido de freio Dot 4: R$0,00 (Eu sempre tenho em casa)

Satisfação em sentir o Monza freando, não tem preço! Rs.
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Re: Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

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Tive esse mesmo problema quando foi trocado os freios pelos de 256mm, o espaçador que conseguimos foi de 5mm, faz mais de 1 ano e está até hoje no carro. :(
O estranho é que o lado do motorista a roda nem girava quando apertava os parafusos, já do lado do passageiro pegava bem de leve. Já o estepe é do modelo Kadett GSI/ GLS 96 e fica livre tranquilo.

Como o freio está fazendo um barulho estranho e acho que pode ser por causa do espaçador, estou até querendo comprar outro jogo de rodas (do mesmo modelo, claro, que é igual o seu) que o vendedor diz nunca ter "dado passe" no centro (que imagino ser a causa das rodas pegarem na pinça).
Será que vale a pena arriscar outro jogo de rodas? :smt017
Monza: SL/E 1993
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Re: Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

Surfin escreveu:Tive esse mesmo problema quando foi trocado os freios pelos de 256mm, o espaçador que conseguimos foi de 5mm, faz mais de 1 ano e está até hoje no carro. :(
O estranho é que o lado do motorista a roda nem girava quando apertava os parafusos, já do lado do passageiro pegava bem de leve. Já o estepe é do modelo Kadett GSI/ GLS 96 e fica livre tranquilo.

Como o freio está fazendo um barulho estranho e acho que pode ser por causa do espaçador, estou até querendo comprar outro jogo de rodas (do mesmo modelo, claro, que é igual o seu) que o vendedor diz nunca ter "dado passe" no centro (que imagino ser a causa das rodas pegarem na pinça).
Será que vale a pena arriscar outro jogo de rodas? :smt017
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Surfin, já tive problemas quando substituíram alguns parafusos da roda traseira do meu carro e ficou "pegando" na lona de freio, será que não é o mesmo caso que o seu?

abraço
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FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
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Re: Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza

Mensagem não lida por Surfin »

Acho que não pois foi o mesmo caso do LeoCastro, embora as rodas ficassem meio perto das pinças era tranquilo, depois de trocadas as pinças as rodas passaram a encostar nas pinças, mais num lado que no outro. Só que o estepe (que é o mesmo modelo do GLS 96) gira tranquilamente no mesmo lugar da roda que pega mais na pinça (lado do motorista).
Por isso acho que pode ser o caso de terem gasto o centro da roda pra "alinhar" ela (vai saber, cada coisa que esses caras aprontam...)
E mesmo trocando os parafusos, o problema continua...
Monza: SL/E 1993
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