Freios a disco dianteiros 254mm Vectra A no Monza
Enviado: 10 Nov 2014, 10:27
Pessoal, devido a fazer N manutenções no freio do meu Monza, e, nunca estar satisfeito, resolvi partir para um UPGRADE, sem adaptação.
Fiz como o Diego Paiva aqui do fórum, instalei o conjunto de freios dianteiros do Vectra A, no meu Monza.
Seguem informações abaixo:
Diâmetro dos discos:
Vectra - 254mm
Monza - 236mm
Veja a diferença do disco do Monza que usei para exemplo (esquerda), e o do Vectra ao lado.
Diâmetro do Pistão: 54mm (Mesmo do Monza)
Curso do Pistão: 22mm (Não sei o do Monza)
Pode parecer pouca coisa, 22mm, mas, mecanicamente é muita diferença, e, não é só o disco e pastilhas maiores em si, o sistema é mais aprimorado e mais eficiente.
Aproveitei e recomendo, caso comprem as pinças usadas, a trocar os reparos dela, e limparem o pistão, pois, mesmo essa que comprei, que parecia estar conservada, tinha muita sujeira nos pistões.
A instalação é super simples, e eu a foz da seguinte maneira.
Removi a pinça original do Monza, retirei o disco, e na sequencia, o espelho de ventilação do, este, eu tive que cortar um pedaço dele, pois, pra sair inteiro, só retirando o cubo. Como nunca mais o utilizaria, cortei e joguei fora.
Instalei o espelho de ventilação do Vectra A
O disco, e a pinça com as pastilhas
Após isso abri o sangrador do freio da pinça 256, removi a conexão do flexível na pinça 234, e, a instalei ele na pinça 256, assim, o fluido vai descendo, já preenche a câmara do pistão e começa a sair pelo sangrador, assim que ele começa sair do sangrador, você pode fechar ele. E, depois, faça o procedimento correto para sangria do sistema.
No meu caso, por causa do modelo da roda do meu carro em específico, tive que fazer um espaçador de 2,8mm, pois, ao montar a roda, ela pegava na pinça. Mas, é somente esta minha roda, pois, as rodas 14 GM mais novas, ficam instaladas sem problema algum na roda. Quando a pastilha desgastar um pouco, retiro este espaçador.
Repita o procedimento para a roda do outro lado, e, faça a sangria assim como feito no outro. Recomendo a aproveitar a mão de obra e já substituir todo o fluido de freio do carro, fazendo a sangria também nas rodas traseiras.
IMPORTANTE:
Obrigatoriamente, o sangrador deve ficar virado pra cima, com uma desatenção, pode-se instalar a pinça invertida, assim, fica impossível de se fazer a sangria no veículo, o que pode ocasionar muito ar no sistema, o freio não funciona, o que pode ocasionar um seríssimo acidente (E JÁ LI RELATOS DISSO ACONTECER!).
Resultado: De imediato, o freio mesmo sem o assentamento completo das pastilhas nos discos novos, já funcionava melhor que o do Monza. Agora, após 90 km percorridos, o freio vai melhorando gradativamente.
É INCRÍVEL, você encosta o pé no freio e o carro para com muito mais firmeza!
E, tive um problema resolvido que já perdurava no meu Monza, ele estava travando a roda dianteira direita antes da esquerda, quando removi as pinças originais, a do lado esquerdo estava travada. Após a substituição dos freios, o carro freia perfeitamente, e, com simetria perfeita de frenagem.
Resumindo: Você freia mais, aplicando menos força. Ainda não peguei rodovia para informar a diferença, assim que for, deixo publicado aqui!
Abraços, qualquer dúvida, só perguntar!
Fiz como o Diego Paiva aqui do fórum, instalei o conjunto de freios dianteiros do Vectra A, no meu Monza.
Seguem informações abaixo:
Diâmetro dos discos:
Vectra - 254mm
Monza - 236mm
Veja a diferença do disco do Monza que usei para exemplo (esquerda), e o do Vectra ao lado.
Diâmetro do Pistão: 54mm (Mesmo do Monza)
Curso do Pistão: 22mm (Não sei o do Monza)
Pode parecer pouca coisa, 22mm, mas, mecanicamente é muita diferença, e, não é só o disco e pastilhas maiores em si, o sistema é mais aprimorado e mais eficiente.
Aproveitei e recomendo, caso comprem as pinças usadas, a trocar os reparos dela, e limparem o pistão, pois, mesmo essa que comprei, que parecia estar conservada, tinha muita sujeira nos pistões.
A instalação é super simples, e eu a foz da seguinte maneira.
Removi a pinça original do Monza, retirei o disco, e na sequencia, o espelho de ventilação do, este, eu tive que cortar um pedaço dele, pois, pra sair inteiro, só retirando o cubo. Como nunca mais o utilizaria, cortei e joguei fora.
Instalei o espelho de ventilação do Vectra A
O disco, e a pinça com as pastilhas
Após isso abri o sangrador do freio da pinça 256, removi a conexão do flexível na pinça 234, e, a instalei ele na pinça 256, assim, o fluido vai descendo, já preenche a câmara do pistão e começa a sair pelo sangrador, assim que ele começa sair do sangrador, você pode fechar ele. E, depois, faça o procedimento correto para sangria do sistema.
No meu caso, por causa do modelo da roda do meu carro em específico, tive que fazer um espaçador de 2,8mm, pois, ao montar a roda, ela pegava na pinça. Mas, é somente esta minha roda, pois, as rodas 14 GM mais novas, ficam instaladas sem problema algum na roda. Quando a pastilha desgastar um pouco, retiro este espaçador.
Repita o procedimento para a roda do outro lado, e, faça a sangria assim como feito no outro. Recomendo a aproveitar a mão de obra e já substituir todo o fluido de freio do carro, fazendo a sangria também nas rodas traseiras.
IMPORTANTE:
Obrigatoriamente, o sangrador deve ficar virado pra cima, com uma desatenção, pode-se instalar a pinça invertida, assim, fica impossível de se fazer a sangria no veículo, o que pode ocasionar muito ar no sistema, o freio não funciona, o que pode ocasionar um seríssimo acidente (E JÁ LI RELATOS DISSO ACONTECER!).
Resultado: De imediato, o freio mesmo sem o assentamento completo das pastilhas nos discos novos, já funcionava melhor que o do Monza. Agora, após 90 km percorridos, o freio vai melhorando gradativamente.
É INCRÍVEL, você encosta o pé no freio e o carro para com muito mais firmeza!
E, tive um problema resolvido que já perdurava no meu Monza, ele estava travando a roda dianteira direita antes da esquerda, quando removi as pinças originais, a do lado esquerdo estava travada. Após a substituição dos freios, o carro freia perfeitamente, e, com simetria perfeita de frenagem.
Resumindo: Você freia mais, aplicando menos força. Ainda não peguei rodovia para informar a diferença, assim que for, deixo publicado aqui!
Abraços, qualquer dúvida, só perguntar!