Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 21 Nov 2013, 17:19
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Maranhão Fortes »

Pessoal fui ver como estavam as pastilhas do freio dianteiro do Monza (pinça flutuante de um pistão). Elas ainda estavam "boas" então montei tudo de novo. Porém, percebi que, com o carro suspenso, as rodas não giram livremente; dá a impressão que as pastilhas ficam tocando no disco de cara roda. Pergunto se isso é normal.
Tenho também outras dúvidas:
1 - Se apenas uma pastilha é empurrada contra o disco da roda pelo pistão, como a outra pastilha é acionada contra o outro lado do disco?
2 - O pistão sofre a pressão do fluído e se desloca para fora, empurrando a pastilha; então o que faz o mesmo pistão se contrair, já que precisa de bastante força para fazer ele se recolher?
3 - Caso o pistão estrague, como fico sabendo, e pode ser trocado somente ele ou tem que comprar uma nova pinça já com pistão?
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por DÉCO »

Maranhão Fortes escreveu:Pessoal fui ver como estavam as pastilhas do freio dianteiro do Monza [pinça flutuante de um pistão]. Elas ainda estavam "boas" então montei tudo de novo. Porém, percebi que, com o carro suspenso, as rodas não giram livremente; dá a impressão que as pastilhas ficam tocando no disco de cara roda. Pergunto se isso é normal.
Tenho também outras dúvidas:
1 - Se apenas uma pastilha é empurrada contra o disco da roda pelo pistão, como a outra pastilha é acionada contra o outro lado do disco?
2 - O pistão sofre a pressão do fluído e se desloca para fora, empurrando a pastilha; então o que faz o mesmo pistão se contrair, já que precisa de bastante força para fazer ele se recolher?
3 - Caso o pistão estrague, como fico sabendo, e pode ser trocado somente ele ou tem que comprar uma nova pinça já com pistão?
.
Nao entendi "pinça flutuante de um pistao" :smt017

Se tiverem "apertando" o disco com o carro andando a ponto de aquecer, tem que fazer manutenção.
NUNCA mexa em sistema de freio sem conhecer PERFEITAMENTE como funciona, há risco de acidente!
Respostas as suas outras perguntas:
1 - A pinça é montada em um sistema de 2 partes fixadas por dois eixos lubrificados que possue um tipo de mola de borracha que empurra ela de volta, a mesma força que incide em uma pastilha através do pistão, produz uma força no sentido inverso, de mesma intensidade (veja o pequeno vídeo abaixo).

http://www.youtube.com/watch?v=RkMiE43KGCQ

Por incrível que pareça, não precisa de tanta força assim, apenas uma mola de borracha faz o pistao voltar :
Imagem

A gente "tende" a pensar que o cilindro é "duro" para movimentar, o que é um erro, se vc tirar todo fluído da pinça, colocar o pistão com reparo novo, ele vai e volta com a mao, sem esforço, por isso apenas esta "mola" de boracha consegue fazer ele voltar...

3 - É muito difícil estragar o pistão, mas para saber teria que avaliar, pode ser trocado o pistão, somente o reparo (normalmente só troca o reparo) ou o sistema todo, vende tudo separado, você compra só o que precisa de acordo com a avaliação:

Imagem

Para saber se estragou, teria que avaliar o comportamento do freio, se está puxando para um lado, se ele não volta, se ele vaza, tudo é sinal de problemas, agora O QUE trocar? Somente perante avaliação.

REPETINDO, normalmente se troca apenas o reparo, porém se o carro ficar anos parado sem manutenção pode danificar a "camisa" do pistao (que seria a pinça) e causar travamento dele.

TUDO DEPENDE DE AVALIAÇÃO

Tentei explicar de forma simples e pouco técnica, espero ter conseguido, se não entendeu, pergunte até não ter mais dúvidas, ok? :smt023

Se for fazer manutenção, teria que desmontar tudo, limpar tirar foto e mostrar aqui, aí podemos avaliar.
SE NUNCA MEXEU, acomselho acompanhar o mecânico executando este serviço e ir perguntando para ele para aprender, FREIO É SEGURANÇA, não da psra brincar de mecânico mexendo em freio.

tamo ai
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Nao entendi "pinça flutuante de um pistão" :smt017
bokomoko respondido 6 anos atrás
O freio a disco pode ter pinças e disco fixos, disco flutuante ou pinça flutuante.

Num sistema de pinças/disco fixos, a medida que as pastilhas se gastam, a pressão da pastilha sobre o disco fica maior de um lado do disco do que do outro porque o desgaste é diferente. Isso acaba significando uma perda de eficiência do freio.

No sistema de disco flutuante, o disco desloca-se horizontalmente, mais para a esquerda ou direita, compensando automaticamente um desgaste irregular da pastilha, tornando a frenagem mais eficiente.

No sistema de pinça flutuante, quem desloca-se é a pinça, com o mesmo efeito.
Peguei na net, não posso garantir a resposta :mrgreen:

fonte:https://br.answers.yahoo.com/question/i ... 813AASeEd5
Porém, percebi que, com o carro suspenso, as rodas não giram livremente; dá a impressão que as pastilhas ficam tocando no disco de cara roda. Pergunto se isso é normal.
Normal, na verdade a pinça não se afasta da pastilha.
Ao tirar o pé de freio, você apenas alivia a pressão que ela está sofrendo.
Pouca gente sabe, mas existe uma válvula dentro do cilindro mestre, responsavel por esta pressão constante das pastilhas contra o disco.
Me perguntem como sei que eu explico :smt005
1 - Se apenas uma pastilha é empurrada contra o disco da roda pelo pistão, como a outra pastilha é acionada contra o outro lado do disco?
por DÉCO » 15 Set 2014, 21:361 - A pinça é montada em um sistema de 2 partes fixadas por dois eixos lubrificados que possuem um tipo de mola de borracha que empurra ela de volta, a mesma força que incide em uma pastilha através do pistao, produz uma força no sentido inverso, de mesma intensidade
Imagem
2 - O pistão sofre a pressão do fluído e se desloca para fora, empurrando a pastilha; então o que faz o mesmo pistão se contrair, já que precisa de bastante força para fazer ele se recolher?
Na verdade o pistão vai em direção ao disco, jogando a respectiva parte da pinça para trás e consequentemente puxando a outra pinça em direçao ao disco e trazendo junto a pastilha.
3 - Caso o pistão estrague, como fico sabendo, e pode ser trocado somente ele ou tem que comprar uma nova pinça já com pistão?
O meu carro tinha 01 pistão quebrado a borda onde encaixa o guarda pó e eu comprei outra pinça na época por sair mais barato.
Tudo depende da hora e do lugar para fazer este tipo de avaliação.
E se o pistão ou a pinça estragar vai ficar sabendo.
A roda pode travar, pode ficar sem freio ou vazar todo o fluído para fora.

E como foi dito pelo DÉCO
C NUNCA MEXEU , acomselho acompanhar o mecânico executando este serviço e ir perguntando para ele para aprender, FREIO É SEGURANÇA, não da para brincar de mecânico mexendo em freio.
Um abraço amigo e tomara que tenha compreendido :smt023
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 21 Nov 2013, 17:19
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Maranhão Fortes »

DÉCO escreveu:
Maranhão Fortes escreveu:Pessoal fui ver como estavam as pastilhas do freio dianteiro do Monza [pinça flutuante de um pistão]. Elas ainda estavam "boas" então montei tudo de novo. Porém, percebi que, com o carro suspenso, as rodas não giram livremente; dá a impressão que as pastilhas ficam tocando no disco de cara roda. Pergunto se isso é normal.
Tenho também outras dúvidas:
1 - Se apenas uma pastilha é empurrada contra o disco da roda pelo pistão, como a outra pastilha é acionada contra o outro lado do disco?
2 - O pistão sofre a pressão do fluído e se desloca para fora, empurrando a pastilha; então o que faz o mesmo pistão se contrair, já que precisa de bastante força para fazer ele se recolher?
3 - Caso o pistão estrague, como fico sabendo, e pode ser trocado somente ele ou tem que comprar uma nova pinça já com pistão?
.
Não entendi "pinça flutuante de um pistao" :smt017

Se tiverem "apertando" o disco com o carro andando a ponto de aquecer, tem que fazer manutenção.
NUNCA mexa em sistema de freio sem conhecer PERFEITAMENTE como funciona, risco de acidente!
Respostas as suas outras perguntas:
1 - A pinça é montada em um sistema de 2 partes fixadas por dois eixos lubrificados que possue um tipo de mola de borracha que empurra ela de volta, a mesma força que incide em uma pastilha através do pistão, produz uma força no sentido inverso, de mesma intensidade.(veja o pequeno video abaixo)

http://www.youtube.com/watch?v=RkMiE43KGCQ

Por incrível que pareça, não precisa de tanta força assim, apenas uma mola de borracha faz o pistão voltar:
Imagem

A gente "tende" a pensar que o cilindro é "duro" para movimentar, o que é um erro, se vc tirar todo fluído da pinça, colocar o pistão com reparo novo, ele vai e volta com a mão, sem esforço, por isso apenas esta "mola" de boracha consegue fazer ele voltar....

3 - É muito difícil estragar o pistão, mas para saber teria que avaliar, pode ser trocado o pistão, somente o reparo (normalmente só troca o reparo) ou o sistema todo, vende tudo separado, você compra só o que precisa de acordo com a avaliação:

Imagem

Pra saber se estragou, teria que avaliar o comportamento do freio, se está puxando para um lado, se ele não volta, se ele vaza, tudo é sinal de problemas, agora O QUE trocar, somente perante avaliação.

REPETINDO, normalmente se troca apenas o reparo, porém se o carro ficar anos parado sem manutenção pode danificar a "camisa" do pistão (que seria a pinça) e causar travamento dele.

TUDO DEPENDE DE AVALIAÇÃO

Tentei explicar de forma simples e pouco técnica, espero ter conseguido, se não entendeu, pergunte até não ter mais duvidas, ok? :smt023

Se for fazer manutenção, teria que desmontar tudo, limpar tirar foto e mostrar aqui, aí podemos avaliar.
SE NUNCA MEXEU, acomselho acompanhar o mecánico executando este serviço e ir perguntando para ele para aprender, FREIO É SEGURANÇA, não da para brincar de mecânico mexendo em freio.

tamo ai
Olá, DÉCO e Jesuino Ferreira, obrigado pelas respostas, me ajudaram bastante. Mas se é "normal" as pastilhas ficarem com leve contato com o disco de cada roda, isso não deixa mais pesada, acarretando mais consumo de combustível, pois o motor terá que fazer um esforço maior para poder girar as rodas devido a esse atrito. E como se sabe, maior esforço do motor, maior o consumo.
Com relação a pergunta número 2, transcrevo abaixo:
"2 - O pistão sofre a pressão do fluído e se desloca para fora, empurrando a pastilha; então o que faz o mesmo pistão se contrair, já que precisa de bastante força para fazer ele se recolher?"
Veja só: quando você pisa no freio, o fluído pressurizado aciona, nas rodas dianteiras, o pistão que empurra as pastilhas contra o disco; ao tirar o pé do freio, acaba a pressão e o pistão é recolhido, é isso? Mas é aqui que não estou entendendo, pois ao retirar a pinça fora, para que tenha espaço suficiente para por as pastilhas, tenho que aplicar uma força muito grande sobre o pistão para ele se recolher. Ora, se ninguém está pisando no freio, o que faz ele ficar duro? Vou tirar umas fotos da desmontagem e montagem e postar aqui no Fórum.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

As pastilhas sempre ficam em contato com disco, porém sem exercer força sobre eles quando o freio não é solicitado. Se a roda estiver prendendo ou pesada (lembre-se que no caso de veículos com tração dianteira, ao mover as rodas também estará movendo o diferencial) pode ter engripamento no pistão (embolo) da pinça, engripamento nos pinos deslizantes das pinças obstruções nos flexíveis de freio ou problema no cilindro mestre, ou ainda ajuste incorreto no acionamento do pedal de freio ou entre servo freio e cilindro mestre. Como há muitas possibilidades tem que avaliar com critérios, usando a lógica e o bom senso.

Como já disseram, o Monza utiliza pinça do tipo flutuante e com apenas um embolo. Quando tem pressão hidráulica, depois de pisar no pedal de freio, esse embolo se movimenta para fora e como a pinça é flutuante, o lado externo se movimenta pressionando as duas pastilhas contra o disco, exercendo praticamente a mesma pressão.

Então, um defeito comum de pino deslizante engripado não deixa a pinça se movimentar na parte externa, um flexível obstruído dificulta o retorno do fluído e por ai vai...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Veja só: quando você pisa no freio, o fluído pressurizado aciona, nas rodas dianteiras, o pistão que empurra as pastilhas contra o disco; ao tirar o pé do freio, acaba a pressão e o pistão é recolhido, é isso? Mas é aqui que não estou entendendo, pois ao retirar a pinça fora, para que tenha espaço suficiente para por as pastilhas, tenho que aplicar uma força muito grande sobre o pistão para ele se recolher. Ora, se ninguém está pisando no freio, o que faz ele ficar duro? Vou tirar umas fotos da desmontagem e montagem e postar aqui no Fórum.
[/quote].
Entendi plenamente o que vc está dizendo sobre esta dureza, que tambem encontrei quando fiz este serviço no meu carro e em muitos outros que ja fiz, inclusive existem ferramentas especificas para "retornar" o pistão o suficiente para "caber" a nova pastilha, esta abaixo é uma das várias ferramentas:
Imagem

Pense em um pistão (embolo) trabalhando numa camisa apenas numa área de poucos mm (pastilha desgastada), quando vc troca pela nova, o pistao passa a trabalhar em uma outra área, onde fazia MUITO TEMPO que ele nao andava, normalmente esta "nova area de trabalho" está suja, oxidada etc, DIFICULTANDO assim o deslocamento do pistao pela nova área, ou seja o "deslizar" do embolo dentro da camisa fica duro.

Se vc desmontar tudo, limpar a camisa com palha de aço (nao agride a camisa, se usar lixa, vai agredir a camisa), substituir os reparos, passar fluído de freio no reparo de embolo, passar fluído de freio na camisa, e colocar o embolo de volta dentro da camisa, tudo novinho, vai observar que ele se movimenta com MUITA FACILIDADE, é lento mas não tem resistência.

Eu já troquei pastilha somente voltando o pistao e colocando a pastilha nova FOI 2 SERVIÇOS, um para por e outro para tirar, por causa do pistão passar a trabalhar numa área que ele fazia tempo que não trabalhava, esta área estava suja e oxidada causando vazamento, HOJE nem perco tempo, já compro o reparo novo, desmonto tudo, lavo tudo, lixo com palha de aço (Bombril), monto, sangro JÁ ERA :D fica legal.
Se teimar em trocar pastilha sem trocar o reparo, ou o pistao vaza ou o pistão não consegue voltar, causando desgaste prematuro de pastilhas que são novas, AUMENTO ABSURDO de consumo de combustível, SUPER AQUECIMENTO do disco (algum pequeno risco de incêndio) etc...

Abaixo são exemplos do estado que as vezes estão os pistões (imagina entao a camisa):

Imagem
Imagem

Espero ter sido claro na explicação, fiquei com vontade até de ir no desmanche do meu amigo para poder explicar em vídeo isso, desmontando alguma pinça por lá...

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Deco, troca reparos da pinça a cada troca de pastilhas?

Essas imagens mostram que o freio não teve manutenção preventiva, como troca do fluído de freios no tempo recomendado.

Meu Monza GLS 96 está com 281.000km e nunca precisei trocar reparos das pinças. Quando troco pastilhas, não tenho trabalho em recuar os êmbolos. Troco o fluído de freio pelo menos a cada 2 anos.
O freio do meu Monza é bem leve e quem andou sabe disso. Quando ando com Monza de amigos noto bem a diferença. Quando eles andam no meu, ficam dando "cabeçada" a cada pisada no pedal de freio, rs!

Falando nisso, falta pouco para fazer essa manutenção de troca de pastilhas, onde deverei trocar também os discos. Se continuar leve para recuar e sem vazamentos, não vou trocar os reparos.

Eu troquei reparos da pinça de Monza de amigos, mas foi por estar com a pinça engripada e o motivo foi esse das fotos, onde não teve manutenção preventiva.
A próxima troca de pastilhas desses carros não trocarei reparo novamente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por DÉCO »

Carlos A. Freire escreveu:Deco, troca reparos da pinça a cada troca de pastilhas?

Essas imagens mostram que o freio não teve manutenção preventiva, como troca do fluído de freios no tempo recomendado.

Meu Monza GLS 96 está com 281.000km e nunca precisei trocar reparos das pinças. Quando troco pastilhas, não tenho trabalho em recuar os êmbolos. Troco o fluído de freio pelo menos a cada 2 anos.
O freio do meu Monza é bem leve e quem andou sabe disso. Quando ando com Monza de amigos noto bem a diferença. Quando eles andam no meu, ficam dando "cabeçada" a cada pisada no pedal de freio, rs!

Falando nisso, falta pouco para fazer essa manutenção de troca de pastilhas, onde deverei trocar também os discos. Se continuar leve para recuar e sem vazamentos, não vou trocar os reparos.

Eu troquei reparos da pinça de Monza de amigos, mas foi por estar com a pinça engripada e o motivo foi esse das fotos, onde não teve manutenção preventiva.
A próxima troca de pastilhas desses carros não trocarei reparo novamente.


Carlos Freire
NÃO NÃO, nem sempre existe a necessidade de troca, tudo depende da avaliação, e como vc disse, depende MUITO da manutenção preventiva. Ao se retirar o "guarda-pó" do embolo, este estando intacto, não existe entrada de umidade, ou sujeiras, e consequentemente, não existe dano na camisa que causa engripamento.
È quase impossível sem estar presente na manutençao de QUALQUER COISA fazer uma avaliação precisa, tudo tem muitas "VARIÁVEIS" .

Na primeira vez que abri minha pinça, tinha até LAMA grudada no fundo da camisa do êmbolo. :smt021 !!
Falando nisso, falta pouco para fazer essa manutenção de troca de pastilhas, onde deverei trocar também os discos. Se continuar leve para recuar e sem vazamentos, não vou trocar os reparos.
NÃO VOU NEM sujerir para vc trocar os discos, pinças e pastilhas pelas do Vectra (que são maiores), que sei que vc gosta de originalidade, mas quando fiz o meu, me arrependi de não ter feito este "up" no meu, principalmente que futuramente vem um caracol :D .

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder