Compressão baixa em dois cilindros
Enviado: 31 Jul 2014, 15:03
Boa tarde Monzeiros! Gostaria de compartilhar um problema que aconteceu com meu Monzão 89 Classic alcool/GNV e que está dando um pouco de trabalho e aumentando minha experiência.
Estava voltando a noite para casa (problema sério só dá a noite e final de semana) e começou a dar aquele som típico de pré-ignição (batendo pino) e perdendo força. Consegui chegar em casa a uns 20/30km/h. No dia seguinte dei uma analisada e encontrei um cabo de vela queimado e como já estava em tempo de trocar, substituí cabos e velas, mas continuava afogando e sem força, troquei a bobina também pois estava esquentando um pouco. Dei uma geral na tampa do distribuidor e no rotor. Mas não mudou em nada o funcionamento ruim.
Percebi que parte do combustível saía pelo escapamento sem queimar e que o motor balançava mais do que o normal. Então fiz o teste de compressão dos cilindros e tive uma surpresa, os cilindros 1 e 2 estavam com algo em torno de 140 PSI (desde que eu comprei sempre medi e sempre esteve próximo deste valor) mas os cilindros 3 e 4, deram o mesmo valor de 70 PSI. Imaginando que havia uma passagem entre os dois cilindros, repeti o teste sendo que coloquei uma vela fechando um dos cilindros e colocando o teste no outro, e continuou dando os 70 PSI.
Então, por onde poderia estar ocorrendo este vazamento? Porque, mesmo um dos cilindros estando fechado, o outro mantém a baixa compressão. O que está me deixando curioso é como poderia acontecer (mais provável é não acontecer) de ter dois problemas iguais nos dois cilindro vizinhos, tipo: duas válvulas presas ou dois pistões trincados...Então, pela lógica, tenho um problema que arrasta os dois cilindros...
Estou tentando não abrir o motor agora, porque o meu outro Monzão 93 EFI gasolina, já está com o motor desmontado e estou arrumando devagar, mas só com peças de qualidade para não ficar na mão... e agora fiquei a pé!
Grato a todos e desculpa pelo "jornal"....
Estava voltando a noite para casa (problema sério só dá a noite e final de semana) e começou a dar aquele som típico de pré-ignição (batendo pino) e perdendo força. Consegui chegar em casa a uns 20/30km/h. No dia seguinte dei uma analisada e encontrei um cabo de vela queimado e como já estava em tempo de trocar, substituí cabos e velas, mas continuava afogando e sem força, troquei a bobina também pois estava esquentando um pouco. Dei uma geral na tampa do distribuidor e no rotor. Mas não mudou em nada o funcionamento ruim.
Percebi que parte do combustível saía pelo escapamento sem queimar e que o motor balançava mais do que o normal. Então fiz o teste de compressão dos cilindros e tive uma surpresa, os cilindros 1 e 2 estavam com algo em torno de 140 PSI (desde que eu comprei sempre medi e sempre esteve próximo deste valor) mas os cilindros 3 e 4, deram o mesmo valor de 70 PSI. Imaginando que havia uma passagem entre os dois cilindros, repeti o teste sendo que coloquei uma vela fechando um dos cilindros e colocando o teste no outro, e continuou dando os 70 PSI.
Então, por onde poderia estar ocorrendo este vazamento? Porque, mesmo um dos cilindros estando fechado, o outro mantém a baixa compressão. O que está me deixando curioso é como poderia acontecer (mais provável é não acontecer) de ter dois problemas iguais nos dois cilindro vizinhos, tipo: duas válvulas presas ou dois pistões trincados...Então, pela lógica, tenho um problema que arrasta os dois cilindros...
Estou tentando não abrir o motor agora, porque o meu outro Monzão 93 EFI gasolina, já está com o motor desmontado e estou arrumando devagar, mas só com peças de qualidade para não ficar na mão... e agora fiquei a pé!
Grato a todos e desculpa pelo "jornal"....