Projeto futuro - Monza 2.0 EFI Turbo alcool original

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Projeto futuro - Monza 2.0 EFI Turbo alcool original

Mensagem não lida por Nelson osorio »

Galera....

ressurgindo das cinzas, fiquei bem afastado do forum devido ao desânimo com o bólido.

Minha junta de cabeçote queimou pela 4ª vez...

a primeira normal, devido à Kilometragem mesmo,

segunda vez radiador foi pro brejo, e faltou água...

terceira vez foi a vez da correia dentada, entortando duas válvulas

e a última, sem motivo nenhum... enfim, troquei de mecânico e foi identificado às cagads do antigo... o cabeçote já estava condenado...
feito o reparo num cabeçote sem medida, soldado e tudo mais... até que consegui rodar um ano..

Agora encostei, estou dando uma geral... troca de várias mangueiras e a compra de um cabeçote convencional... não optei pelo roletado, devido às adaptações e tudo mais no EFI...

bom, em resumo... já que tá tudo revisado... a mulher tá comprando um carrinho, o monza vai ficar comigo por mto tempo...

Pretendo, para o ano que vem, turbinar ele, mas busco algo bem suave.... manso na fase aspirada, com uma puxada gostosa...

Minimizar os custos, sem futuros upgrades... portando pensei em mais ou menos 0,5 de pressão... deixando tudo std e original...

Não pretendo mexer com injeção, nada de injeção programável, será a originebas mesmo...

Como é algo de longo prazo, preferi criar este topico, para reunir informações sobre o acerto do EFI no turbo... alguns, saem correndo e dizem nao ter jeito de acerto... oq nao acredito...

Bom... oq precisarei alem do kit, para meu projeto básico? EFI alcool original

tenho conhecimentos básicoooooos....

mas pensei em um Bico suplementar para a fase turbo, e deixar tudo original para a fase aspro, pra rodar manso e economico como original. Qual bico uso? Troco o original, só acrescento o supla?

Vou precisar de um gerenciador de bico, atraso de ponto tmb? tem que ser digital ou pode ser analógico?
Precisa mexer na linha de combustivel, troca de bomba ou não? E sobre o dosador? já ouvi dizer que tem que isolar o original, usar um HPI, como seria isso?

Oq mais irá precisar? sempre buscando o melhor CxB possível, deixando ele "andável" na fase aspro, que será a mais utilizada.... e tendo aquela pegada boa no turbo, nada mto extravagante, na faixa de 160 CV, sei lá.... o foco nao é potência... é só uma pegada boa mesmo...

Qualquer palpite, é bem vindo... afinal, é um,projeto futuro, mas acredito que é a duvida de mta gente aqui... pretendo adquirir as peças aos poucos...
Abraços
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Projeto futuro - Monza 2.0 EFI Turbo alcool original

Mensagem não lida por 500EF »

O caminho mais simples é o que você citou mesmo.

Mantenha a injeção original e use um gerenciador para fase turbo que cuide de um bico monopoint suplementar (o modelo depende da potência pretendida) e atraso de ponto quando entrar pressão.

O meu carro foi montado assim, com a diferença que tive que converter a fase aspirada porque ele era à gasolina. O seu não precisa mexer em nada porque já é à álcool.

Vai precisar do kit turbo (eu prefiro montar do que comprar kit padaria pronto, mas aí depende do seu bolso e da disponibilidade de gente capacitada para fazer), escapamento, velas mais frias (grau 9 ngk provavelmente).

É claro que altamente recomendável melhorar os freios, suspensão e embreagem. Mas se não tiver $$$ para gastar com tudo logo de cara, pode ir melhorando cada coisa depois (eu fiz assim). É só ter consciência de que o carro ainda não está seguro para pilotar como se estivesse em um track-day. E pelo seu post, parece que não vai ser um problema. ;)

Conheço gente aí do interior de SP que tem condições de executar o projeto para você. Caso precise de recomendação, me avise. ;)

Ah! Se alguém disser que não dá para montar porque é EFI, agradeça e não volte mais...rsrsrs

Edit:

Aqui um vídeo de um gol 1.6 monopoint turbo montado do jeito que descrevi aí em cima e pelo preparador aí de SP que eu disse que ia recomendar para você... :)

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Nelson osorio »

aqui no trampo, nao consigo ver os videos, rsrs

mas em casa eu confiro!!

deixa chegar meu carro, rs... ai te mando uma MP para vc me indicar esse preparador...rs
Aqui tem mtos PREPARA - A - DOR tmb... rsrsrsrs

valeww...me clareou bem as ideias.
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Já mandei os dados do Anderson de Pradópolis-SP lá na sua MP. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder