FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
Enviado: 09 Jun 2014, 09:44
Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.
Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=24386
Funcionamento do Módulo HEI - High Energy Ignition
Publicação da Oficina Brasil - Edição de Agosto 2012 - http://www.oficinabrasil.com.br
Flavio Xavier - [email protected]
Nesta matéria, veremos este componente utilizado nos modelos Kadett e Monza da General Motors com injeção eletrônica Delco Multec 700.
Este fica localizado embaixo da mesa do distribuidor, sendo basicamente, uma ignição eletrônica, enviando para a UCE os pulsos da bobina que indica o tempo certo para a centelha e os recebe devidamente corrigidos no momento de energizar a bobina de ignição (faísca).
O mesmo possui 8 pinos de ligação elétrica com o sistema de injeção do veículo, onde, a função de cada um destes, os diagramas correspondentes e os dados obtidos com a análise, veremos na sequência da matéria.
PINO B3 DA UCE - LINHA DE MASSA (SINAL DE REFERÊNCIA BAIXA)
Ligado ao pino G do módulo HEI, é a linha de diagnóstico da massa de potencia do módulo HEI.
A "UCE" mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição.
PINO 04 DA UCE - CONTROLE DE AVANÇO DE IGNIÇÃO (SINAL EST OU ELETRONIC SPARK TIMING)
Ligado ao pino E do módulo HEI, é a linha de sinal que a UCE manda para o módulo HEI para "chavear" a base do transistor de potência para ignição.
Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 'RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia este sinal de tensão de 5,00 volts DC através do terminal "D4" para o terminal "D" do modulo HEI.
PINO 05 DA UCE - LINHA DE CONTROLE DE DESVIO DE COMANDO DO HEI (BY-PASS)
Ligado ao pino B do módulo HEI, é a linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla o avanço da ignição, com valor fixo em 10°.
Quando a rotação ultrapassar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 5,00 volts DC (sinal de referência) através do terminal "B5" para o terminal "C" do modulo HEI. Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e, a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal D do módulo HEI).
Quando houver falha nesta linha, o sinal NÃO chega até o modulo HEI, que ignora a linha EST, onde não vai haver correção de avanço de ignição (o ponto de ignição fica travado).
Caso paire alguma dúvida sobre os diagramas escaneados, favor indicar que postarei o pedaço do diagrama em 'zoom'
Abs
waldir
09.06.14
Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=24386
Funcionamento do Módulo HEI - High Energy Ignition
Publicação da Oficina Brasil - Edição de Agosto 2012 - http://www.oficinabrasil.com.br
Flavio Xavier - [email protected]
Nesta matéria, veremos este componente utilizado nos modelos Kadett e Monza da General Motors com injeção eletrônica Delco Multec 700.
Este fica localizado embaixo da mesa do distribuidor, sendo basicamente, uma ignição eletrônica, enviando para a UCE os pulsos da bobina que indica o tempo certo para a centelha e os recebe devidamente corrigidos no momento de energizar a bobina de ignição (faísca).
O mesmo possui 8 pinos de ligação elétrica com o sistema de injeção do veículo, onde, a função de cada um destes, os diagramas correspondentes e os dados obtidos com a análise, veremos na sequência da matéria.
PINO B3 DA UCE - LINHA DE MASSA (SINAL DE REFERÊNCIA BAIXA)
Ligado ao pino G do módulo HEI, é a linha de diagnóstico da massa de potencia do módulo HEI.
A "UCE" mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição.
PINO 04 DA UCE - CONTROLE DE AVANÇO DE IGNIÇÃO (SINAL EST OU ELETRONIC SPARK TIMING)
Ligado ao pino E do módulo HEI, é a linha de sinal que a UCE manda para o módulo HEI para "chavear" a base do transistor de potência para ignição.
Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 'RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia este sinal de tensão de 5,00 volts DC através do terminal "D4" para o terminal "D" do modulo HEI.
PINO 05 DA UCE - LINHA DE CONTROLE DE DESVIO DE COMANDO DO HEI (BY-PASS)
Ligado ao pino B do módulo HEI, é a linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla o avanço da ignição, com valor fixo em 10°.
Quando a rotação ultrapassar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 5,00 volts DC (sinal de referência) através do terminal "B5" para o terminal "C" do modulo HEI. Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e, a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal D do módulo HEI).
Quando houver falha nesta linha, o sinal NÃO chega até o modulo HEI, que ignora a linha EST, onde não vai haver correção de avanço de ignição (o ponto de ignição fica travado).
Caso paire alguma dúvida sobre os diagramas escaneados, favor indicar que postarei o pedaço do diagrama em 'zoom'
Abs
waldir
09.06.14