Boa tarde!
As imagens do "Tinypic" acabaram sumindo, assim como de muitos outros sites de hospedagem que começaram a cobrar pela armazenagem. Então o tópico ficou confuso.
Com isso, estive estudando o sistema de canister original do Monza carburado, que possui conexões a mais, do que os Monza MPFI/EFI 92>. Sua localização também é diferente (afixado no para-lamas dianteiro esquerdo). Dessa maneira, resolvi salvar algumas fotos do sistema, que estarei postando aqui, para quem venha desejar a deixar o sistema funcional ou queira entender o funcionamento.
Primeiramente, vamos as conexões no tanque de combustível:
Ligação das mangueiras ao tanque.jpg
1 - Respiro do tanque - serve para que o ar presente no tanque possa sair, no momento do abastecimento, no posto de combustível, para que o combustível não fique retornando e dando contra-golpe.
2 - Saída de vapores para o canister. Junto a ele, uma válvula de restrição positiva. Reparem que a mangueira passa novamente ao lado, demarcado em verde.
Gargalo de combustível.jpg
1 -Mangueira de respiro mencionada anteriormente
2 - A mangueira de vapores que vai pro canister, sobe até o bocal de combustível para que fique mais alta que o nível do combustível e auxilie a válvula de restrição positiva, afim de não passar combustível líquido em direção ao canister, o que danificaria o carvão ativado presente dentro do mesmo.
Ligação das mangueiras de combustível e tubo de respiro.jpg
1 - Mangueira de envio e de retorno de combustível.
2 - Mangueira de vapor do tanque em direção ao canister
A mangueira de vapor do tanque, sai junto as mangueiras de combustível,
na caixa de rodas dianteira direita, e entra na estrutura dianteira do veículo, anterior ao para-choque:
Possivel local de passagem da mangueira de vapor do tanque.jpg
Segue pela frente do Monza, até sair na caixa de rodas dianteira do lado esquerdo, conectando-se ao canister:
Canister Monza 500EF.jpg
Abaixo, o esquema de ligação das conexões do canister do Monza
até 1991, inclusive 500EF:
Esquema de ligação das mangueiras do canister - carburado.png
Nos Monza carburado, há necessidade de conexão à cuba do carburador, para captar os gases da cuba de combustível e enviar ao canister.
A mangueira de gases do carburador, desce através de um rasgo na carroceria, atrás da bateria, juntamente com a mangueira que vai ligada ao coletor de admissão para queima dos gases de gasolina e junto ao tubo de vácuo que é ligado à uma conexão do tipo
"T", no avanço à vácuo do distribuidor.
Caixa de rodas - mangueira.jpg
Abaixo, conexão na traseira do coletor de admissão, que coleta os gases de gasolina para queima:
Coletor de admissão - conexão da mangeuria do caninster.jpg
Na conexão ao lado, é ligada a mangueira do blow-by, como em qualquer Monza.
Desfecho: percebam que é um sistema simples de funcionamento, porém composto de vários componentes o que pode deixar um pouco confuso o entendimento. No entanto, tentei exemplificar ao máximo, com fotos que consegui na internet e aqui no próprio fórum.
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
Luiz Fernando.