CONEXÕES DO CANISTER
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Re: CONEXÕES DO CANISTER
Ok obrigado. Vou tentar religá-lo. Caso volte a ter dúvidas eu postarei aqui.
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Re: CONEXÕES DO CANISTER
Pessoal, vou reinstalar meu canister, porém, estou tendo dificuldades para compreender todas as ligações dele mesmo com base nas instruções do Waldir. Seria possível alguém dar uma força com um vídeo ou fotos? O meu é um carburado 1991.
- luiz sle
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Re: CONEXÕES DO CANISTER
Boa tarde!
As imagens do "Tinypic" acabaram sumindo, assim como de muitos outros sites de hospedagem que começaram a cobrar pela armazenagem. Então o tópico ficou confuso.
Com isso, estive estudando o sistema de canister original do Monza carburado, que possui conexões a mais, do que os Monza MPFI/EFI 92>. Sua localização também é diferente (afixado no para-lamas dianteiro esquerdo). Dessa maneira, resolvi salvar algumas fotos do sistema, que estarei postando aqui, para quem venha desejar a deixar o sistema funcional ou queira entender o funcionamento.
Primeiramente, vamos as conexões no tanque de combustível:
1 - Respiro do tanque - serve para que o ar presente no tanque possa sair, no momento do abastecimento, no posto de combustível, para que o combustível não fique retornando e dando contra-golpe.
2 - Saída de vapores para o canister. Junto a ele, uma válvula de restrição positiva. Reparem que a mangueira passa novamente ao lado, demarcado em verde.
1 -Mangueira de respiro mencionada anteriormente
2 - A mangueira de vapores que vai pro canister, sobe até o bocal de combustível para que fique mais alta que o nível do combustível e auxilie a válvula de restrição positiva, afim de não passar combustível líquido em direção ao canister, o que danificaria o carvão ativado presente dentro do mesmo.
1 - Mangueira de envio e de retorno de combustível.
2 - Mangueira de vapor do tanque em direção ao canister
A mangueira de vapor do tanque, sai junto as mangueiras de combustível, na caixa de rodas dianteira direita, e entra na estrutura dianteira do veículo, anterior ao para-choque:
Segue pela frente do Monza, até sair na caixa de rodas dianteira do lado esquerdo, conectando-se ao canister:
Abaixo, o esquema de ligação das conexões do canister do Monza até 1991, inclusive 500EF: Nos Monza carburado, há necessidade de conexão à cuba do carburador, para captar os gases da cuba de combustível e enviar ao canister.
A mangueira de gases do carburador, desce através de um rasgo na carroceria, atrás da bateria, juntamente com a mangueira que vai ligada ao coletor de admissão para queima dos gases de gasolina e junto ao tubo de vácuo que é ligado à uma conexão do tipo "T", no avanço à vácuo do distribuidor.
Abaixo, conexão na traseira do coletor de admissão, que coleta os gases de gasolina para queima:
Na conexão ao lado, é ligada a mangueira do blow-by, como em qualquer Monza.
Desfecho: percebam que é um sistema simples de funcionamento, porém composto de vários componentes o que pode deixar um pouco confuso o entendimento. No entanto, tentei exemplificar ao máximo, com fotos que consegui na internet e aqui no próprio fórum.
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
Luiz Fernando.
As imagens do "Tinypic" acabaram sumindo, assim como de muitos outros sites de hospedagem que começaram a cobrar pela armazenagem. Então o tópico ficou confuso.
Com isso, estive estudando o sistema de canister original do Monza carburado, que possui conexões a mais, do que os Monza MPFI/EFI 92>. Sua localização também é diferente (afixado no para-lamas dianteiro esquerdo). Dessa maneira, resolvi salvar algumas fotos do sistema, que estarei postando aqui, para quem venha desejar a deixar o sistema funcional ou queira entender o funcionamento.
Primeiramente, vamos as conexões no tanque de combustível:
1 - Respiro do tanque - serve para que o ar presente no tanque possa sair, no momento do abastecimento, no posto de combustível, para que o combustível não fique retornando e dando contra-golpe.
2 - Saída de vapores para o canister. Junto a ele, uma válvula de restrição positiva. Reparem que a mangueira passa novamente ao lado, demarcado em verde.
1 -Mangueira de respiro mencionada anteriormente
2 - A mangueira de vapores que vai pro canister, sobe até o bocal de combustível para que fique mais alta que o nível do combustível e auxilie a válvula de restrição positiva, afim de não passar combustível líquido em direção ao canister, o que danificaria o carvão ativado presente dentro do mesmo.
1 - Mangueira de envio e de retorno de combustível.
2 - Mangueira de vapor do tanque em direção ao canister
A mangueira de vapor do tanque, sai junto as mangueiras de combustível, na caixa de rodas dianteira direita, e entra na estrutura dianteira do veículo, anterior ao para-choque:
Segue pela frente do Monza, até sair na caixa de rodas dianteira do lado esquerdo, conectando-se ao canister:
Abaixo, o esquema de ligação das conexões do canister do Monza até 1991, inclusive 500EF: Nos Monza carburado, há necessidade de conexão à cuba do carburador, para captar os gases da cuba de combustível e enviar ao canister.
A mangueira de gases do carburador, desce através de um rasgo na carroceria, atrás da bateria, juntamente com a mangueira que vai ligada ao coletor de admissão para queima dos gases de gasolina e junto ao tubo de vácuo que é ligado à uma conexão do tipo "T", no avanço à vácuo do distribuidor.
Abaixo, conexão na traseira do coletor de admissão, que coleta os gases de gasolina para queima:
Na conexão ao lado, é ligada a mangueira do blow-by, como em qualquer Monza.
Desfecho: percebam que é um sistema simples de funcionamento, porém composto de vários componentes o que pode deixar um pouco confuso o entendimento. No entanto, tentei exemplificar ao máximo, com fotos que consegui na internet e aqui no próprio fórum.
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
Luiz Fernando.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Momento de força (Torque) máximo líquido:
179N.m (17,5 kgf.m) a 3.000rpm!
Carburador de duplo estágio 2E7
Potência máxima líquida (ABNT NBR-5484)
81kW (110 CV) a 5.600 r.p.m.
1998 cc³
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Momento de força (Torque) máximo líquido:
179N.m (17,5 kgf.m) a 3.000rpm!
Carburador de duplo estágio 2E7
Potência máxima líquida (ABNT NBR-5484)
81kW (110 CV) a 5.600 r.p.m.
1998 cc³
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020