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motor 2.0 8v mpfi - duvida
Enviado: 06 Jun 2014, 10:52
por Felipe Blum
Rapaziada, sou novo aqui e acabei de me cadastrar mas antes de mais nada, gostaria de parabeniza-los pelo excelente "trabalho" de vocês aqui no forum!
Estava a procura de informações a respeito de rebaixamento de cabeçote do motor gm 2.0 8v, e pude encontra-las aqui nesse forum compreendendo um pouco mais a respeito de motores (ou pelo menos acho que entendi né kkkkkk) não possuo um monza, porém decidi me cadastar nesse forum pq vcs sao feras e sabem explicar bem !
Bom, apesar de nao ter um monza tenho um chevrolet, uma zafira, e a minha duvida é a seguinte:
Os motores da zafira (2001) são os mesmo que de alguns modelos do monza/vectra/astra ? Procurei a respeito na internet e n achei nenhuma resposta concreta, afinal são poucos que tem vontade de mecher no motor dela... Gostaria de saber pq eu queria rebaixar o cabeçote dela para adquirir mais potencia e um consumo melhorzinho, daí poderia me basear na informaçoes dos proprietarios que fizeram modificaçoes em seus monza`s/astra`s/vectra`s.
Gente, desde já, grato!
Re: motor 2.0 8v mpfi - duvida
Enviado: 06 Jun 2014, 16:05
por 500EF
Dê uma olhada nos meus tópicos que encontrará bastante informação.
Tanto no da Blazer, quanto no do Astra.
Ambos estão na seção de outros carros aqui do fórum.
E minha próxima vítima, ainda em fase de e$tudo$, será o Cruze.
Taxa + álcool + ignição transformam seu carro completamente.
Com 14:1 de taxa e ignição CDI, meu Astra Flex (agora não é mais flex) passou a andar na frente de bravo TJet / Focus 2.0 16v e ontem andei na frente de um gol GTi 2.0 16v (aquele com a bolha no capô).
Mas uma pergunta importante deve ser respondida antes de começar: Qual o seu objetivo?
Re: motor 2.0 8v mpfi - duvida
Enviado: 06 Jun 2014, 16:16
por Felipe Blum
Então, quero aumentar a potencia e reduzir um pouco o consumo, originalmente pelo que vi no manual a zafira tem 9,8:1 de taxa, queria elevar no limite sem danificar nada, poder rodar tranquilo. Ví num topico que essa margem seria de 10,5:1, porém no monza. Por isso queria saber se sao os mesmos motores, para poder me basear em algumas informaçoes, por que essa informaçoes originais e "alteradas" da zafira eu nao encontro.
Gente, assisti um video no youtube explicando melhor a respeito, vou postar uns calculos cm base nos dados do manual da zafira (espero que entendam e que eu n esteja falando besteira.)
Vamos lá:
Dados do fabricante;
- diametro interno do cilindro: 86mm
- curso do êmbolo: 86mm
- cilindrada real : 1998cm3
- relaçao de compressão: 9,8:1
Vcc: volume da camara de combustao
V: cilindrada individual
Rc: relaçao de compressao
Contas:
V = 499,5
Vcc = V/ (rc -1)
Vcc = 499,5 / ( 9,8 -1)
Vcc= 499,5 / 8,8
Vcc= 56,761 (original)
Levando em consideraçao a hipotese de que a taxa ideal seria 10,5:1
Vcc= V / (rc -1)
Vcc= 499,5 / (10,5 -1)
Vcc= 499,5 / 9,5
Vcc= 52,578 (taxado)
Agora como eu faço pra saber, calculando, quantos mm preciso retirar do cabeçote para pode chegar a esses valores ?
Lembrando que eu usei dados do motor de monza para alteraçao de taxa.
Espero que alguem entenda e me ajude kkkk
Re: motor 2.0 8v mpfi - duvida
Enviado: 07 Jun 2014, 00:00
por Rafaelo
nem precisa fazer calculo, geralmente -0.1mm equivale a 0.1 a mais de taxa. ou seja - 1mm sao 1x a mais de compressao.
teoricamente se teu cabeçote for STD precisaria tirar -0.7 decimos pra pegar 10.5:1
Re: motor 2.0 8v mpfi - duvida
Enviado: 07 Jun 2014, 06:48
por 500EF
Ter trabalhi e despesa de abrir o motor para aumentar de 9,8 para 10,5, na minha opiniao nao compensa.
A menos que ele ja esteja aberto mesmo.
EU tiraria logo 2mm deste cabecote (pode calcular ai, usando a base de 5ml por mm de rebaixo, mas ela deve ir para a faixa dos 12:1) e passaria a rodar com alcool.
Poderia ficar melhor se seu motor tivesse pistoes flex ou do 2.0 a alcool (ai a taxa iria para entre 14:1 e 15:1 com -2mm). Mas, mesmo com 12:1 Ja vai melhorar bem...
Chegou a ver os meus topicos? Tem bastante informacao, foto e video la...

Re: motor 2.0 8v mpfi - duvida
Enviado: 07 Jun 2014, 18:20
por Felipe Blum
Rafaelo escreveu:nem precisa fazer calculo, geralmente -0.1mm equivale a 0.1 a mais de taxa. ou seja - 1mm sao 1x a mais de compressao.
teoricamente se teu cabeçote for STD precisaria tirar -0.7 decimos pra pegar 10.5:1
Aaaah, legal ! Muito bom saber disso hahaha
o que é esse tal cabeçote STD ? Como sei se o meu é deste modelo ?
500EF escreveu:Ter trabalhi e despesa de abrir o motor para aumentar de 9,8 para 10,5, na minha opiniao nao compensa.
A menos que ele ja esteja aberto mesmo.
EU tiraria logo 2mm deste cabecote (pode calcular ai, usando a base de 5ml por mm de rebaixo, mas ela deve ir para a faixa dos 12:1) e passaria a rodar com alcool.
Poderia ficar melhor se seu motor tivesse pistoes flex ou do 2.0 a alcool (ai a taxa iria para entre 14:1 e 15:1 com -2mm). Mas, mesmo com 12:1 Ja vai melhorar bem...
Chegou a ver os meus topicos? Tem bastante informacao, foto e video la...

Então mas aí, se eu rebaixar 2mm não tem risco do pistão bater nas válvulas? Até quanto de taxa eu posso rodar com gasolina ?
a minha vontade era só rebaixar sem fazer mudanças drásticas, pq não queria ficar sem carro por mais tempo, e mais pra frente fazer um remapeamento da injeção pra conseguir uns cavalinhos a mais, porem vou pesquisar a respeito pra saber se compensa ou não..
Raapaziada obrigado pela ajuda, espero não estar incomodando !
Re: motor 2.0 8v mpfi - duvida
Enviado: 07 Jun 2014, 18:29
por jesuino b ferreira
o que é esse tal cabeçote STD ? Como sei se o meu é deste modelo ?
cabeçote STD nunca foi retificado a face dele.
ai,como foi dito pelo rafaelo,voçe tira 0,7 mm dele para ficar bom.
se foi retificado,vai ter que medir a altura dele para verificar o quanto ainda falta para atingir a marca de 0,7 mm.
para saber a altura tem que tirar fora e medir com ferramentas de precisao( paquimetro ou micrometro).
acho que nao precisa de micrometro,mas se quiser saber a medida com 100% de precisao,faça com ele :smt023
Re: motor 2.0 8v mpfi - duvida
Enviado: 07 Jun 2014, 18:47
por Rafaelo
Felipe Blum escreveu:
Aaaah, legal ! Muito bom saber disso hahaha
o que é esse tal cabeçote STD ? Como sei se o meu é deste modelo ?
STD vem de Standard ou padrao ou virgem no caso. se teu motor nunca foi aberto e nunca precisou mexer no cabeçote bem possivel que seja STD ainda.
Felipe Blum escreveu:mais pra frente fazer um remapeamento da injeção pra conseguir uns cavalinhos a mais, porem vou pesquisar a respeito pra saber se compensa ou não..
nao vale apena remapear, custa caro e o ganho nao compensa. e se cair em mao de gente sem noção acaba piorando. so vale apena se for muito barato e se for ja testado por alguem(cobaia)