[projeto monzeiros AJUDA] TBI Monzeiros
-
guijgl
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
[projeto monzeiros AJUDA] TBI Monzeiros
Faaaaaaaaaaaalaaa galera!!!
Cá estava eu pensando com meus botoes, vou modernizar o monza (visto que ele será eternamente meu).
Pesquisei pesquisei e vou montar (com auxilio de um prof eletronico) a injeção megasquirt no meu nenem, creio que alguns usuario desse forum ja tenha isso nos carros (em breve vou encher o saco dessa galera)
Enfim, como sou um adepto do "do it yourself" estou querendo projetar uma TBI, que seja exclusivamente para o monza (o meu é um 94 gl 2.0 alcool)
O problema é que eu quero uma TBI Hard Core, que faça café e veja meus emails por mim.
Pesquisei aqui e vi um que achei interessante de fazer nos mesmos moldes.
Com os bicos em cima da borboleta, particularmente eu prefiro (pois assim da tempo do alcool se misturar ao O2)
http://image.off-roadweb.com/f/34193225 ... ibutor.jpg
E esse com os bicos embaixo da borboleta
http://i.ebayimg.com/00/s/NTk0WDgwMA==/ ... ~~60_3.JPG
Dai vem o primeiro problema (de muitos que pretendo discutir por aqui)
se a idéia é fazer um coletor tubular, onde cada tubo será ligado a um corpo de borboleta, qual deverá ser o tamanho de cada borboleta?
faço a conta simples de 60mm (tamanho do TBI do monza) dividido por 4?
Depois de pronto eu salvo o projeto (fazendo em solid works) pra galera aqui!
Cá estava eu pensando com meus botoes, vou modernizar o monza (visto que ele será eternamente meu).
Pesquisei pesquisei e vou montar (com auxilio de um prof eletronico) a injeção megasquirt no meu nenem, creio que alguns usuario desse forum ja tenha isso nos carros (em breve vou encher o saco dessa galera)
Enfim, como sou um adepto do "do it yourself" estou querendo projetar uma TBI, que seja exclusivamente para o monza (o meu é um 94 gl 2.0 alcool)
O problema é que eu quero uma TBI Hard Core, que faça café e veja meus emails por mim.
Pesquisei aqui e vi um que achei interessante de fazer nos mesmos moldes.
Com os bicos em cima da borboleta, particularmente eu prefiro (pois assim da tempo do alcool se misturar ao O2)
http://image.off-roadweb.com/f/34193225 ... ibutor.jpg
E esse com os bicos embaixo da borboleta
http://i.ebayimg.com/00/s/NTk0WDgwMA==/ ... ~~60_3.JPG
Dai vem o primeiro problema (de muitos que pretendo discutir por aqui)
se a idéia é fazer um coletor tubular, onde cada tubo será ligado a um corpo de borboleta, qual deverá ser o tamanho de cada borboleta?
faço a conta simples de 60mm (tamanho do TBI do monza) dividido por 4?
Depois de pronto eu salvo o projeto (fazendo em solid works) pra galera aqui!
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: [projeto monzeiros AJUDA] TBI Monzeiros

TBI bonitinha,mas deve beber um bocado nao?
boa sorte no projeto amigo :smt023
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Ano: 1988
- Injeção: Carburador
Cara, injeta MPFi teu carro! É o que tem de melhor, mais moderno e é plug-and-play.
Abraço.
Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Eu, por questão de facilidade em manutenção ainda prefiro a EFI, mas por funcionalidade e como vc vai por uma mega, a i o melhor mesmo e o que foi sugerido pelo Luiz, MPFI se vc der uma pesquisada aqui vai ver que fica show e sem grandes adaptações.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
Marconi se agente for analisar tecnicamente é o contrario. o EFI que demanda mais manutençao. o EFI tu precisa se preocupar com potenciometro da mistura sempre que troca de combustivel,troca de peças,motor,etc(lembre-se que a EFI nao é autoajustavel a mistura fina), a EFI precisa se preocupar com o avanço ja que com o tempo se perde a regulagem, com a EFI precisa verificar regulador de pressao ja que o mesmo tem opção de regulagem, no EFI tem ainda o reparo do injetor que pode vazar, no MPFI nao existe isso nao tem retorno pelo injetor, sem, contar problema de HEI. só nisso ja te mostra que ele é uma IE de manutenção e muito acentuada. voces estao acostumados com um unico tipo de IE antiga e acham por ser simples é facil de manutençao. mais as outras que nao necessitam manutençao.coy escreveu:Eu, por questão de facilidade em manutenção ainda prefiro a EFI, mas por funcionalidade e como vc vai por uma mega, a i o melhor mesmo e o que foi sugerido pelo Luiz, MPFI se vc der uma pesquisada aqui vai ver que fica show e sem grandes adaptações.
diferente de uma MPFI de malha fechada como as ECU MS. nesse sistema nao precisa fazer nada do que citei acima, nao existe manutençao alguma, é tudo automatizado nela. e nao tem adaptaçao tambem(vai depender de como vao fazer). desde que se use oque tem que se usado. e o custo das peças é igual ou ate menor. 4 injetores mpfi novos flex bosch custa o mesmo que um EFI heheheh, e vem a flauta de brinde :smt023
--------------------
e ao amigo do topico pode troca de ideia pq essa TBI vai afoga o motor 4 cil. cada injetor desse alimenta um 4 cil 2.0 e sobra. a melhor coisa é comprar um bloco familia 2 injetado novo, sistema roletado mpfi, e uma MS2.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- coy
Ate concordo com vc Rafaelo mas tenho um medo do sistema de fluxo de ar do mpfi.
Para mim que ja estou familiarizado com a Efi ela é mais simples de dar manutenção, claro que em termos de rendimento pro carro a mpfi é muito melhor.
Para mim que ja estou familiarizado com a Efi ela é mais simples de dar manutenção, claro que em termos de rendimento pro carro a mpfi é muito melhor.
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
Marconi, esta confundido sistema MPFI com VAF. nem todo MPFI tem VAF.coy escreveu:Ate concordo com vc Rafaelo mas tenho um medo do sistema de fluxo de ar do mpfi.
oque tu ta pensando é os MPFI de monza antigo que poderia ter problemas nesse sensor. mais nao é isso hoje, esta mais evoluído e nao tem absolutamente nenhuma manutençao de ajuste, todas as peças sao sem regulagem ja foram feitas pra evitar isso. sim concordo contigo, é antigo, pode da problema e nao é confiavel ate pq é mecanico e nao eletronico como os MAP. mais agente nao recomendar seu uso(VAF do monza), ate pq o sensor MAP alem de mais preciso nao da manutençao.
obs: a MS opera com todos tipos de sensores MAF,MAP,VAF. poderia ligar o MAF, mais seria tolice. a não que o projeto mante-se o hardware antigo so atualizando a ECU. mais nao é nossos casos.
os MPFI que agente fala aqui com a MS é as com as peças digitais que ja usam o sensor original MAP/MAT na mesma peça :smt023 ou seja é MAP a mesma função da tua EFI. é ligado ao coletor.
veja no meu motor N20XF(MPFI moderno) como utilizo o sensor(bosch) original ligado a MS ECU sem adaptaçao alguma, é ate mais seguro que no monza EFI, pq nesse nao tem como ligar invertido, nao usa mangueira de vacuo. so entra de uma forma o sensor no coletor.
esse mesmo sensor mede a pressao do motor MAP, e a temperatura do ar da admissão MAT.

se a pessoa for usar o hardware MPFI GM do kadett GLS tambem usa o mesmo sensor, porem em outro ponto.
quem quer colocar MPFI com Megasquirt é inteligente sempre usar hardware moderno, e evitar sensores antigos que sao passiveis de problemas, como distribuidor, sensor VAF, etc. no teu caso que tem um bloco com roda fonica tu aposentaria o distribuidor, e usaria a bobina original GM dupla do motor em questao, o mesmo sensor MAP/MAT, e por ae vai.
como disse antes, um MPFI GM(N20XF ou 20XEX ou outros GM familia 2) moderno é zero de manutençao. é so bater a chave e usar nao tem ajuste algum, ela mesmo faz as manutenções se auto ajustando. isso tira qualquer erro que possa ter do operador que fizer manutençao no carro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- coy
É isso mesmo Rafaelo, eu tava me referindo a este mesmo mpfi usado no monza e no vectra A, ja vi alguns amigos sofrerem com este sistema.
Mas de qualquer forma o bom e que to aqui aprendendo com as explicações, porêm como por hora não pretendo colocar uma mega prefiro a minha EFI que acho que é de muito simples manutenção, que alias foi o que eu quiz dizer, que se não fosse colocar uma mega em minha opinião manter a EFI seria melhor.
Como não pretendo me desfazer nunca do meu club a mega com a MPFI ("moderna") um dia estarão nos meus planos.
Mas de qualquer forma o bom e que to aqui aprendendo com as explicações, porêm como por hora não pretendo colocar uma mega prefiro a minha EFI que acho que é de muito simples manutenção, que alias foi o que eu quiz dizer, que se não fosse colocar uma mega em minha opinião manter a EFI seria melhor.
Como não pretendo me desfazer nunca do meu club a mega com a MPFI ("moderna") um dia estarão nos meus planos.
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT