alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
cesar curva
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2010, 18:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Mensagem não lida por cesar curva »

obrigado a todos pelas valiosas informaçoes . Pra quem nao sabe ao daewoo mootor , foi uma parceria da gm com a daewoo. O espero é quase um clone do monza motor 2.0 8 valvulas e injeçao multec MPFI. O ponto fraco é o HEI. Gostaria de saber seu carro que originalmente tem roda fonica (astra belga 95) pode rodar com distribuidor Hall. ?
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Mensagem não lida por coy »

Vrsilva, valeu pelas informações.
Mas pergunto , nos Mpfi não seria sensor Hall ao inves de Hey?

Cesar, já tentou usar o hey fora do distribuidor com um dissipador de calor?
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
cesar curva
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2010, 18:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Mensagem não lida por cesar curva »

Ola Vrsilva , ja tentei sim , fiz um terra externo mas tambem nao durou muito (MTE thompson). Consegui um sistema completo de injeçao com centralina e tudo dos astra belga (95) com roda fonica e estou transplantado para o daewoo. Alias se alguem puder me indiacar qual polia fonica seria mais facil de adaptar ou substituir , eu agradeço. Preciso tambem de saber como posicionar a polia em relaçao aos dentes e o sensor.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Mensagem não lida por vrsilva »

cesar curva escreveu:obrigado a todos pelas valiosas informaçoes . Pra quem nao sabe ao daewoo mootor , foi uma parceria da gm com a daewoo. O espero é quase um clone do monza motor 2.0 8 valvulas e injeçao multec MPFI. O ponto fraco é o HEI. Gostaria de saber seu carro que originalmente tem roda fonica (astra belga 95) pode rodar com distribuidor Hall. ?
Na verdade o Espero é mais um carro que compartilha a plataforma J, faça uma pesquisa sobre ela e verá muitos carros que utilizaram ela, alguns carros usam motorizações iguais aos do Monza... A Daewo salvo engano é subsidiária da Chevrolet... Não tenho certeza... O Cruze foi desenvolvido pela Daewo e lançada mundialmente pela Chevrolet...

Veja bem... A central de injeção "ORIGINAL" que vem nos carros nós chamamos de centrais OEM, que significa "Original Equipment Manufacturer" ou seja, "equipamento original de fábrica". Com esse tipo de central NÃO É POSSÍVEL mudar qualquer tipo de componente no sistema do carro. Principalmente num caso como este...
O sinal que a bobina impulsora gera é analógico, e o sinal gerado pelo sensor de roda fônica é digital... Não tem como também pelo fato que, na bobina impulsora, ela pulsa 1 vez a cada rotação... No sensor de roda fônica ele pulsa várias vezes e quando o 1° cilindro está em APMS ele NÃO pulsa, indicando para a central o ponto de APMS do 1° cilindro, outras injeções tem como medida ao invés de a falta do pulso, um pulso longo...

Cara, por isso que falei que, na minha opinião a melhor maneira de mexer com o motor original e mudar alguns componentes dele é através da central de injeção programável MegaSquirt... Com ela é possível fazer qualquer motor de ciclo otto funcionar, desde um motor de 1 cilindro até um V12...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
cesar curva
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2010, 18:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Mensagem não lida por cesar curva »

sim sem duvida mas o astra belga usa roda fonica original. ela vem acoplada no eixo de manivela dentro do motor. por isso optei pelo "transplante". A outra duvida é se esta injeçao do astra com roda fonica original pode funcionar com distribuidor Hall, seria mais facil esta adaptaçao. De qualquer forma ja tenho uma roda fonica do tempra 2.0 8v que é bem facil de "prender" na polia do éspero.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Mensagem não lida por vrsilva »

cesar curva escreveu:sim sem duvida mas o astra belga usa roda fonica original. ela vem acoplada no eixo de manivela dentro do motor. por isso optei pelo "transplante". A outra duvida é se esta injeçao do astra com roda fonica original pode funcionar com distribuidor Hall, seria mais facil esta adaptaçao. De qualquer forma ja tenho uma roda fonica do tempra 2.0 8v que é bem facil de "prender" na polia do éspero.
Veja bem, você ainda não entendeu o ponto...

O "distribuidor Hall" que está dizendo, seria o distribuidor com sensor de rotação do tipo Hall... A resposta é NÃO!.

Entenda que, Centrais de injeção OEM não permitem alterações em seus projetos... Se elas foram projetadas para usar sensor de roda fônica DEVE ser usado este tipo de sensor, e AINDA, a roda fônica DEVE OBRIGATORIAMENTE que ter o mesmo número de dentes e o passo de APMS ser o mesmo do projeto original do motor do Astra Belga.

O que você fez foi comprar um sistema que NÃO SE APLICA ao seu carro, para você poder usar o sistema do Astra Belga teria de ter comprado o motor junto, pois esse carro tem algumas particularidades dele.

Cara me desculpe a sinceridade, mas você perdeu dinheiro comprando essa central do Astra, deveria ter consultado pessoas com formações técnicas antes de ter feito isso... Sei que não adianta ficar eu dizendo isso, mas os fóruns existem para isso, para buscar informações com quem já tem experiência... Como é o nosso caso, temos até que bastante usuários que colocaram motor dos astras mais novos nos Monzas... Temos alguns que instalaram a MegaSquirt como o Rafaelo...

Quando a pessoa opta por adaptar o sistema de um carro em outro sendo eles de tecnologias diferentes como é o caso do nosso Monza EFI/Carburado/MPFI e o seu Espero MPFI, sempre haverá dificuldades... e das grandes, você encontrou uma, e não é tão simples de resolver assim... pois como disse é preciso que essa roda externa tenha as mesmas especificações da original, depois é preciso confeccionar um suporte para o sensor, uma posição perfeita dele, proteção para que não junte sujeira.... Ou seja, vai te dar MUITO mais dor de cabeça que o módulo HEI original...

Eu indico você à apenas mudar o HEI de local, muitos aqui fizeram isso e tem resolvido, dando até a possibilidade de usar agora os módulos de marcas paralelas das mais vagabas...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
cesar curva
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Out 2010, 18:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Mensagem não lida por cesar curva »

muito obrigado pelas informaçoes preciosas mais uma vez.
deixa eu explicar por partes.:
a injeçao do astra belga ainda nao foi paga , ficou meio em cinsignaçao e de uma amigo. C
Ceio que adaptar MECANICA<ENTE a roda fonica do tempra nao havera problema porque ela tambem tem 62 dentes.por intervalo de 2 dentes. e o diametro dela tbem e compativel com polia do daewoo e ela e bem fina , ou seja pouca massa a ser fixada.
A sincronizaçao é que ainda tenho algumas duvidas.. ou seja como contar o numero de dentes.
A fonica e o sensor do tempra do meu amigo sao de fabrica e ficam expostos , e nunca hove problemas , parece que o sensor [.
quanto ao suporte , acho que seria facil + ou - fixa~lo no suporte do ar cond.é muito bem blindado.
Mas realmente , diante destas dificuldades , ate pensei em fazer um downgrade e colocar o coletor , carburador modulo e bobina dos velhos e bons monzas carburados.
Uma coisa pra mim é certa nao vou comprar mais mod HEI , perdi a confiança no carro com este sistema ..
Agradeço a todos pela paciencia e estou aberto a todas a ideias.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: alternativa ao modulo HEI para Daewoo Espero

Mensagem não lida por vrsilva »

Amigo, colocar o carburador, não é simplesmente colocar ele pindurado lá e pronto, existe MUITA coisa no seu carro que depende da central de injeção, e fazer esse retrocesso vai implicar em TANTA dificuldade se não mais que, instalar o sistema do Astra... Garanto pra você que será mais trabalhoso e mais custoso...

Faça o que estou lhe dizendo, procure no fórum o tópico onde as pessoas colocaram o módulo HEI em outro local, o melhor deles salvo engano foi do Waldir que colocou debaixo da grelha, mesmo com um dissipador sem ventoinha já resolve o problema, se colocar uma ventoinha pequenina de 8cm de diâmetro já vai deixar o HEI em temperatura ambiente quase...
Cara o problema não é O HEI, e sim o local onde ele fica... E também já foi dito muitas e muitas vezes aqui no fórum, o que causa a queima do HEI é, além da temperatura em volta dele, má transferência térmica dele, existe os problemas elétricos, alternador e regulador de tensão, o aterramento do próprio HEI...

Por isso que eu estou falando... Verifica todo o sistema de ignição, e procura no fórum como colocar o HEI em outro local, faça isso que você irá ficar tranquilo...

A título de curiosidade e talvez um pouco de esperança pra você, o meu Monza tem o HEI original de fábrica ainda... quase 20 anos prestando serviços sem problemas..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder