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ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Enviado: 30 Mar 2014, 13:12
por waldir
ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

O ponto principal de aterramento do Monza é uma conexão do polo negativo da bateria com a estrutura de chapa (carroceria, massa, lataria) próxima e acima do farol dianteiro esquerdo.

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Essa conexão, inicialmente ou de fábrica, era feita por uma cordoalha de cobre e depois foi substituída pelas montadoras por cabos grossos e isolados que parecem ter um melhor acabamento. Os cabos de cobre utilizados são de no mínimo 35mm2 (AWG 1) e suportam até 110 Amperes.

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A partir desse ponto de aterramento na carroceria (ou direto da bateria) costuma-se derivar um “reforço” para o motor conectando na carcaça do câmbio ou no cabeçote para oferecer um ponto negativo com qualidade para a UCE e para o MOTOR DE PARTIDA.

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Há dois pontos de aterramento originais nos parafusos do cabeçote colhidos por um chicote e que fornece o negativo à UCE e ao Módulo Hei
Os demais pontos de aterramento são colhidos através da carroceria: faróis, lanternas, desembaçador, painel de instrumentos todos e bomba de combustível.

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Isto posto, verifica-se a importância de que essa conexão Bateria => Carroceria esteja em perfeita condição principalmente se não houver reforços do negativo instalados.

Seguem alguns exemplos de aterramentos deficientes.





Algumas maneiras de verificar se o aterramento está bom são as seguintes:

1- Motor frio, meça a carga da bateria. Multímetro na escala 20VDC, caneta vermelha no polo positivo da bateria e caneta preta no polo negativo. Se acusar 12,6V ou pouquinho mais a bateria está com plena carga e 12,2V = 50%

2- Caneta preta no polo negativo da bateria e caneta vermelha no cabeçote, peça para alguém dar a partida no motor. Se acusar uma voltagem superior a 0,8V o aterramento deve ser inspecionado. Aterramentos bons acusa 0,3V ao máximo de 0,8V (300 milivolts à 800 milivolts).

3- Com o motor quente e funcionando, ligue os maiores consumidores: faróis, desembaçador traseiro, ar condicionado, ventilador no máximo e meça se há diferença.

Caneta vermelha no positivo da bateria e caneta preta no polo negativo da bateria e anote a voltagem.
Caneta vermelha no polo positivo da bateria e caneta preta na carroceria.
A diferença de voltagem não deve ser superior a 0,8V o que indicaria deficiência do aterramento.
Sendo que a principal causa é a resistência formada pela oxidação de arruelas e parafuso na lataria.
Devem ser limpos, lixados, soldas refeitas e depois muito bem apertados.

Os aumentos de resistência nos fios por oxidação podem ocorrer também no positivo do Alternador ao Motor de Partida e à Bateria.
Deve ser medida a resistência e eventualmente os terminais prensados reforçados com solda e até trocados por terminais e fios novos ou
o “tico e téco” do motor ficarão deficientes prejudicando todo o resto.

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Enviado: 30 Mar 2014, 13:19
por tyo
bem legal valdir no meu monza alem do aterramento já existente fiz um reforço ao pé do sensor de temperatura do painel para o ponteiro marcar corretamente

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Enviado: 30 Mar 2014, 13:50
por DÉCO
.
Muito importante este tópico Waldir, vai ser de grande ajuda a muitos Monzeiros, principalmente por ser comum problemas de aterramente causarem falhas no funcionamento da IE ou de algum dos sensores, coisas que RARAMENTE algum mecanico verifica, a maioria (deixando de lado os poucos e bons) espeta o raster e sai trocando tudo que ve na frente,(e a gente é que paga a conta) e na verdade, o problema esta no aterramento, causando gasto desnecessario, desgaste no proprietario e no "mexanico" , e muitas vezes desenvolvendo esta LENDA MENTIROSA que a nossa HONESTA MULTEC 700 nao presta.


Parabens Waldir !!!

abraço

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Enviado: 24 Ago 2014, 13:38
por bartkoguerra
Muito informativo este tópico
Vou dar uma olhada nos aterramento do meu agora na parte da tarde

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Enviado: 15 Jan 2015, 14:23
por Gilmar Martins
Gostei muito das dicas sobre aterramento da parte eletrica. Acabo de comprar um classic 90 e um dos problemas eata na demora de carregar a bateria. Vou fazer os testes sugeridos. Muito obrigado pelas dicas

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Enviado: 19 Jan 2015, 22:34
por Gilmar Martins
Olá pessoal, fiz os testes conforme foi sugerido pelos monzeiros e precisei melhorar as conexões do alternador. Agora o ponteiro no painel fica estável e o voltímetro mede entre 13,9-14.3V. Mas o que eu acho um pouco estranho é que a bateria começa a ser carregada, isto é, a lâmpada do painel apaga somente quando o motor ultrapassa os 1.500 giros. Já tive outros 3 monzas, todos esses começavam a carregar assim que o motor pegava, mesmo sem acelerar. O que poderia estar acontecendo? O antigo proprietário me informou que havia feito reparos bem recente o alternador. Por isso estou sem entender. Alguém pode me dar uma ideia?

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Enviado: 20 Jan 2015, 06:53
por waldir
Mas o que eu acho um pouco estranho é que a bateria começa a ser carregada, isto é, a lâmpada do painel apaga somente quando o motor ultrapassa os 1.500 giros.
Gilmar,
precisa verificar se a lampada do painel está correta. É uma lâmpada de 3 watts para excitar o alternador.
Não pode colocar lampadas Led aí neste local.

Ou pode ter falha neste circuito. A tal lampada é ligada no regulador de tensão do alternador.

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Enviado: 20 Jan 2015, 14:57
por Gilmar Martins
Boa dica Valdir. Assim que tiver um tempo vou substituir a lampada porque eu coloquei led! Muito obrigado.abçs.