Fala Bruno, tudo bem?
O Bruno é o mais novo e sortudo Monzeiro do fórum, com esta maravilha de Monza Class 93 novinho em folha!! :smt005
Bruno, conforme você vai conversando mais com o pessoal aqui do forum, você notará que tem o pessoal que gosta do carro original, outros gostam de personalizar, outros gostam de incrementar um modelo mais simples com opcionais dos modelos mais sofisticados etc. Eu, particularmente, gosto do carro o mais original possível, então, os meus comentários serão sempre de acordo com esta premissa. Mas, jamais discordarei das sugestões dos amigos que não gostam muito de deixar o carro originai, afinal de contas, o que importa, é ter o carro e ser feliz com ele!
Então, vamos lá. Estou ansioso para conversar sobre esse carro!! rsrsrs.........
Em primeiro lugar, vejo que o seu Monza é um carro em excelente estado de conservação, recheado de bons opcionais, típicos da versão Class 93. Pelo que se vê, os ajustes necessários são bastante simples, o que demonstra que o seu carro voltará a ficar 100% restaurado em muito pouco tempo.
A sugestão que eu sempre dou aos colegas, baseada na minha experiência de restauração do Maverick, e, agora, na do Monza, é a de que, se o seu carro está em boas condições de uso e funcionamento, não mexa nele agora. Vá comprando todas as peças e detalhes de acabamento que você necessitará para a sua restauração. Faça uma lista do que você precisa e estabeleça as suas prioridades, atentado nas peças que são mais raras ou complicadas de serem encontradas. Dê preferência pelas peças originais GM, que ainda tem bastante, por exemplo, no ML. Você que mora perto de SP terá ainda mais sorte de localizar estes detalhes em casas especializadas, mas, os amigos Monzeiros também possuem fontes que poderão auxiliá-lo também. Depois de comprar tudo ou quase tudo, na medida do possível, aí você dá início à restauração e o faz por inteiro.
As vantagens desta estratégia seriam:
1)você conseguirá se programar melhor, financeiramente, para investir no projeto.
2) não perderá tempo para adquirir as peças mais raras, que dão mais trabalho para serem encontradas.
3) na fase de manutenção, você terá todas as peças que precisa e maior fôlego para investimentos adicionais ou imprevistos.
4) aproveitará o custo de 1 mão-de-obra para vários procedimentos ao mesmo tempo e o carro ficará pronto mais rápido.
5) você estará adiantando a parte mais demorada da restauração, que é encontrar e comprar as peças.
6) enquanto adianta a restauração, poderá continuar utilizando o carro.
7) você terá tempo para cotar preços e fazer melhor compra (a mesma peça original pode ter variação de preço de 400%).
Com relação aos itens mais raros e difíceis de serem encontrados:
O Monza não é mais um carro novo. Mas, também, não é considerado um carro antigo ainda. Desta forma, a maioria das peças podem ser encontradas com certa facilidade, havendo, contudo, algumas peças e partes que já estão se tornando raras.
No seu caso, penso que os itens mais complicados (mas não impossíveis) de serem encontrados seriam:
1) Faróis originais com regulagem elétrica de altura e milha. Salvo engano, com esta configuração, só existe o Cibié.
2) Pneus 185 70 R13 de marca boa e fornecido à GM na época (Pirelli, Goodyear, Firestone).
Obs: A Arteb também fornecia faróis à GM, mas a Cibié era a única que fornecia os faróis com regulagem de altura e milha. Quanto aos pneus, esta medida original está se tornando rara, já que, atualmente, as medidas mais comuns mais próximas seriam 175 70 R13 (pneu mais estreito) ou 185 70 R14 (roda maior). Na final do ano passado, penei para encontrar pneus da medida correta e, ainda, só encontrei Pirelli, o último jogo de pneus disponível na loja. Mas, não tenha pressa. Faça pesquisas, buscas, cote preços etc. Como dizem os colegas, é uma questão de tempo. Preocupe-se em comprar bem, ou seja, fazer uma boa compra, escolhendo produto de qualidade a preço justo.
Obs. 2: recentemente, falamos sobre faróis:
viewtopic.php?f=33&t=23343&start=1025
Demais itens:
Radio Original: geralmente, basta uma revisão simples para voltar a funcionar a contento. Não se esqueça de checar terminais dos fios e da antena. Teste a antena também, e, se necessário, compre uma nova. Atente-se à boa marca. Lembre-se que a furação da antena do seu carro, realizada no pára-lama dianteiro, lado direito, é a original de fábrica da GM.
Setas: não raro vejo promoções de lanterna original do pisca no ML. No seu caso, a original é lanterna cristal (branca).
Friso CLASS: conforme dito pelos colegas, esqueça pintura. Fotografe o friso que está no carro, de preferência, o original (se não tiver original, avise-nos, daremos um jeito de encontrar um). Depois, meça a altura e largura das letras "CLASS", do espaço existente entre as letras e do espaço destinado à aplicação do adesivo na porta do carro. Com isso, dá para mandar fazer um adesivo novo, com as caraterísticas originais. Havendo dificuldade, me avise. Quando preciso de adesivo deste tipo aqui, consigo fazer uma cartela com dezenas de adesivos de qualidade a preço justo (coisa de R$30,00).
Tampa traseira levemente ondulada: consulte, pelo menos, mais 3 Monza tubarão e fotografe a peça (tampa traseira). Após identificar exatamente o que você pretende fazer, consulte uma casa especializada em serviços de martelinho de ouro, já que esta tampa, no seu carro, parece estar bem alinhada, com os emblemas originais e borrachão incrivelmente bem assentados. Se precisar refazer ou retocar a pintura, seja por qual motivo for, estude a possibilidade de troca a tampa. Mas, a que tudo indica, você não precisará chegar a este ponto.
Tampa do gancho para guinchar o carro: Não me lembro ao certo, mas a tampa original tem uma espécie de enforca gato que fica escondido, destinado a segurar a tampa, na hipótese dela se soltar. Mas, no pára-choque, a tampa fica encaixada perfeitamente, sem pinos, parafusos ou enforca gatos. Aproveite para checar o gancho destinado ao guincho. Lembre-se que ele fica escondido, exatamente atrás da tampa. Olhando o carro de frente, o gancho não deve aparecer. Se estiver aparecendo, deverá ser empurrado para cima, a fim de retorná-lo à posição correta e original.
Tapetes originais: são de borracha, preto, da marca
Borcol. Existe também a marca "3B-Rio", um excelente tapete antiderrapante, mais grosso e com a quinta peça que vai em cima do túnel (degrau entre os dois tapetes traseiros). Vou me lembrar de uma outra marca original da época e posto aqui depois.
Sistema de som: eu, particularmente, manteria o rádio original e, no máximo, colocaria alto-falantes mais potentes, mas dentro dos encaixes originais de fábrica. Você pode colocar um Pioneer ou outra marca boa de sua preferência, sendo alto-falantes redondos de 6 polegadas (coaxial ou triaxial) nas portas dianteiras e alto-falantes 6X9 no tampão traseiro, embaixo da telinha original do tampão. Se for o caso, você poderia até instalar um módulo de potência, mas em algum lugar escondido do carro.
Rodas Vectra Elite 15 ou 17: se você quer passar por esta experiência, coloque estas rodas enquanto restaura as originais do carro. Depois de tudo pronto e peças novas todas compradas, dê início à restauração e retorne as rodas originais já restauradas, com pneus novos de medidas originais. Em uma versão rara como a CLASS, eu não me arriscaria a mudar as características originais do carro, tampouco as rodas.
Insulfilm: aí, vai do gosto de cada Monzeiro. Como antigomobilista mais conservador, eu não recomendo, pois o carro sem insulfim nos vidros fica mais original e com aspecto de carro mais novo. Fica outro carro! Mas, se você for usar o carro no dia a dia, sem a opção de escolher uma vaga de estacionamento na sombra e por questões de segurança, tudo bem, aplique os Insulfilm nos vidros. Mas, se for um carro para você ter e curtir, sem precisar utilizá-lo no dia a dia, experimente ficar 1 mês, pelo menos, sem insulfim, antes de trocá-lo pelo insulfim novo. Aí você me diz o que você achou
Originalidade: Em aspectos gerais, o seu carro parece estar bem original. O único detalhe é o emblema da GM cromado que está aplicado acima da fechadura da tampa traseira: este detalhe não é original.
Motor: O motor do seu Monza, assim como o de 95% dos Monza tubarão, é alimentado por injeção eletrônica de combustível.
Em 1991, os Monza tubarão vinham motor 1.8 ou 2.0 carburado, movidos a álcool e, geralmente, à gasolina. No final de 1991 até os últimos de 1996, os Monza já possuíam motores alimentados por injeção eletrônica de combustível.
Havia 02 tipos: a
EFI e a
MPFI.
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M.P.F.I. - Multi Point Injection Fuel: opcional e exclusiva dos Monza Classic SE, modelos 1992 e 1993, com motor 2.0, movido à gasolina.
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E.F.I. - Electronic Fuel Injection: aplicável nas demais versões, modelos 1992 a 1996, com motor 1.8 e 2.0, movidos a álcool ou à gasolina.
Diferença: A EFI trabalha com 1 bico de injeção para os 4 pistões do motor. A MPFI trabalha com 4 bicos de injeção, sendo um para cada pistão. Potência: Motor 2.0 EFI gasolina: 110cv. Motor 2.0 MPFI gasolina: 121cv.
Espero ter ajudado!!
Abraço