desculpe minha "leiguisse 2" mas quais as vantagens de instalar uma bobina MI no meu carro (Monza 90 carburado) minha bobina é bosch, existe alguma desvantagens, quando troquei minha bobina a uns 3 anos atrás o mecânico tb ofereceu essa MI, mas só disse que é melhor, não explicou o porque, preferi instalar a originalDÉCO escreveu:.ebilck escreveu:Que é sobre adaptação eu sei, mas a duvida é pq tem que ser uma Bobina de Gol/Santana e etc e não uma de Monza, uma vez que existem monzas e injeção eletrônica? Seria pq as bobinas dos Monzas são de mais pinos?
boa tarde Ebilck, e seja bem vindo ao forum !!
A opçao pela BOBINA MI de 2 pinos, foi exatamente por ela, a principio, possuir um sistema de alimentaçao "similar" à original (1 positivo + 1 negativo) e tambem por ser uma bobina de potencia muito superior ( algo em torno de 34.000 contra algo em torno de 20.000 na original destes veiculos asfaltica), e por ser utilizada na adaptaçao de varios veiculos de varias marcas exemplo : voyage, passat, gol antigo, opalas, jeeps etc... com resultados satisfatorios e bem sucedidos, nestes veiculos, viabilizando assim a "tentativa" de adaptaçao nos nossos Monzas, que até o momento quando corretamente instalada, BEM SUCEDIDA .
MAS PORQUE NAO A DO MONZA EFI ? Principalmente por que ela possui um funcionamento um pouco mais complexo com 4 fios do que uma com 2 fios, que pelo que eu saiba, ela "recebe" e "envia" informaçoes para varios sensores, UCE etc que nos carburados nao existe, tornando assim esta "adapataçao" complexa e com alto risco de ser MAU SUCEDIDA, causar danos nela, e no Modulo de igniçao dos carburados etc...sendo que ela seria viavel quanto a potencia, mas pela complexidade da adaptaçao, inviavel, POREM, nao impossivel (questao que teria que ser amplamente avaliada, atravez de um conhecimento profundo do funcionamento das EFI (coisa que eu nao tenho)) .
Quando eu disse que é só tirar uma e por a outra, foi apenas para nao confundir as pessoas e tornar esta adaptaçao facil para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento do assunto, que depois de varias tentativas de erro e acerto essa é a melhor opçao, MAS... mesmo com 2 fios, o funcionamento desta bobina é muito mais complexo do que c pode parecer, para vc ter uma ideia, um dos fios que alimenta ela , durante o funcionamento, fica mudando a polaridade, imagina uma com 4 fios quantas variaveis deve haver (estou chutando, nao conheço o funcionamento das EFI) e tem mais ainda, a questao do fio resitivo que nao vou entrar em detalhes que vai ficar gigante a resposta e cansativa....
RESUMINDO: por know how (experiencias bem sucedidas anteriores) material disponivel para estudo, e similaridade de funcionamento em comparaçao a asfaltica.
Talvez eu estude o funcionamento das dos EFI para poder te responder melhor, porem ja vi o assunto agora "superficialmente" ela recebe mesmo uma informaçao da UCE coisa que os carburados nao possuem
abraço
ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Anderson Gomes
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Fala galera, blz? estou com uma duvida aqui, o meu carro monza 89 esta com bobina mi, porem esses dias fui fazer o teste da centelha, porem saiu uma faisca fraca e branca, em outro dia fiz de novo nessa vez ja nao saiu mais nada (nao sei se fiz direito, pois liguei no distribuidor o carro pegou) a minha duvida é... com esse projeto de onde passa energia pra bubina? como ela é adaptada preciso ver de onde passa energia pra msm (bobina) pra fazer o teste, se ta chegando a energia certa pra bubina... vlw galera
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
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Vamos la :
LUCIO : informei o modelo (gol, santana, parati 2 pinos ou bosch ou magnet marelli ) NEM pense em chinesas , pessima qualidade .
ANDERLGOMES : A vantagem é por ela ser mais potente, faisca um pouco mais forte , o que melhora a queima do combustivel, resultando em melhor desempenho e pequena melhora no consumo, instalaçao simples, porem a propria bobina original pode melhorar em CARBURADOS apenas com velas, cabos diretos (sem resistencia) .
MONZA90ERIC : revise todo procedimento e observe c nao houve algum erro, tem que ser feito EXATAMENTE como eu descrevi, foram feitos varios testes ate conseguir chegar neste resultado, TEM que usar cabos, velas e rotor tudo direto, senao a bobina gera uma faisca mais forte e c perde no caminho (fuga) o que vai causar um desgaste prematuro ou até a queima da bobina, como disse la no inicio do tutorial , c nao fizer EXATAMENTE como falei vai dar problema , inclusive a qualidade da bobina impacta muito , tem que ser de OTIMA QUALIDADE ,senao abre o bico mesmo, começa a vazar faisca da carcaça da bobina e vai danifica-la.
Da pra testar como esta o conjunto ligando o carro a noite em um lugar totalmente escuro e observar com atençao que vai conseguir visualizar qualquer fuga de corrente .
abraço
Vamos la :
LUCIO : informei o modelo (gol, santana, parati 2 pinos ou bosch ou magnet marelli ) NEM pense em chinesas , pessima qualidade .
ANDERLGOMES : A vantagem é por ela ser mais potente, faisca um pouco mais forte , o que melhora a queima do combustivel, resultando em melhor desempenho e pequena melhora no consumo, instalaçao simples, porem a propria bobina original pode melhorar em CARBURADOS apenas com velas, cabos diretos (sem resistencia) .
MONZA90ERIC : revise todo procedimento e observe c nao houve algum erro, tem que ser feito EXATAMENTE como eu descrevi, foram feitos varios testes ate conseguir chegar neste resultado, TEM que usar cabos, velas e rotor tudo direto, senao a bobina gera uma faisca mais forte e c perde no caminho (fuga) o que vai causar um desgaste prematuro ou até a queima da bobina, como disse la no inicio do tutorial , c nao fizer EXATAMENTE como falei vai dar problema , inclusive a qualidade da bobina impacta muito , tem que ser de OTIMA QUALIDADE ,senao abre o bico mesmo, começa a vazar faisca da carcaça da bobina e vai danifica-la.
Da pra testar como esta o conjunto ligando o carro a noite em um lugar totalmente escuro e observar com atençao que vai conseguir visualizar qualquer fuga de corrente .
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Deco, parabéns pelo tópico.
Estou aqui com a bobina, porém me faltam alguns dos componentes necessários para a instalação, e as fotos do tópico estão fora do ar, teria como refazer o upload?
Estou aqui com a bobina, porém me faltam alguns dos componentes necessários para a instalação, e as fotos do tópico estão fora do ar, teria como refazer o upload?
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
.proveyron escreveu:Deco, parabéns pelo tópico.
Estou aqui com a bobina, porém me faltam alguns dos componentes necessários para a instalação, e as fotos do tópico estão fora do ar, teria como refazer o upload?
Amigao, para isso preciso rever meu topico e caçar as fotos, faço isso sim, mas to muuuuuito enrolado com o carter do meu carro, olha meu topico, bucha da grossa, mas ja ta no fim da novela.
Seu carro ta normal né ?
Aguenta mais um pouco, coisa de 2 dias tiro fotos de novo q fica mais facil até
Nao faça nada pela metade, ou faz ou nao, c nao usar os caabos corretos danifica a bobina (pula faisca e pode furar a carcaça da bobina e condena-la)
velas tem q ser NAO resistivas,
nao pode faltar nada ok ?
até
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Então Deco, meu carro ta perfeito no quesito ignição, minha opção por colocar essa bobina é só pelo upgrade mesmo, não é para sanar nem mascarar nenhum problema.
Pode ficar tranquilo, eu espero sim!
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
O amigo Proveyron ja instalou a bobina no carro dele, seguindo o procedimento correto, e com a ajuda do Alexandre (xande do abv) .proveyron escreveu:Então Deco, meu carro ta perfeito no quesito ignição, minha opção por colocar essa bobina é só pelo upgrade mesmo, não é para sanar nem mascarar nenhum problema.
Pode ficar tranquilo, eu espero sim!
Gostaria que quando possivel, vc nos informasse sobre sua experiencia com a bobina MI , resultados etc . . .
valeu
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Re: ADAPTAÇAO BOBINA MI EM CARBURADOS
Bom dia galera, instale o GNV no meu caixote, e descobri que tava ruim de bobina, pelo tópico do Deco e a ajuda dele com a mp do macete, fiz a troca pra mi. Assustei com a diferença na lenta kkkkk, brigadao Deco, ainda não coloquei o carro na rua pq fiquei sismado com uma coisa, o cabo resistivo tá esquentando demais, já chequei as conexões, peguei pelo manual e tá tudo certo, segui cada detalhe, a unica coisa que não fiz foi abrir mais as velas que estão com 1mm da Serrinha hehe. Alguém tem alguma ideia, será se isto é normal, fio quente me deixa assustado hehe e esquenta muito, porém só ele, os outros fios normal, bobina e módulo frios,
Sigo para o alvo, que é Jesus,