Ventoinha com ar condicionado...

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
RogerVida
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Set 2009, 19:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ventoinha com ar condicionado...

Mensagem não lida por RogerVida »

Saudações amigos Monzeiros...

Eu ressuscitei o meu ar condicionado no final do ano passado... e comecei a notar o funcionamento da ventoinha...

Eu procurei antes de postar pelos tópicos mas não achei um assunto direto, as informações que encontrei não foram suficientes para solucionar minha dúvida.

O meu Monza tem ar condicionado original, ele tem o resistor na carenagem da ventoinha e quando eu ligo o ar, mesmo com o carro frio, a ventoinha liga o primeiro estágio por alguns segundos e depois vai para o segundo estágio e assim fica até eu desligar o ar condicionado. Vi relatos de outros amigos com ar condicionado que a ventoinha fica alternando entre a primeira e segunda velocidade. Outros disseram que a segunda quase não entra pois a primeira dá conta.

Mas no meu, a segunda fica direto como relatei acima. Isto pode ser considerado normal ? tem alguma coisa que pode estar causando isto ?

Rogério
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ventoinha com ar condicionado...

Mensagem não lida por coy »

Pode ser aquela resistencia da ventoinha e muito remotamente o sensor de temperatura.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha com ar condicionado...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Você não entendeu os vários tópicos sobre esse tema. Poderia ter perguntado lá mesmo.

Quando ligar o A/C, a primeira velocidade entra mesmo com motor frio. Depois de algum tempo, entra a segunda e, pelo menos no meu Monza, alterna entre primeira e segunda conforme pressão do sistema do A/C e temperatura do motor. Vai depender de necessidade de um dos dois para entrar a segunda.
A primeira da conta do recado com A/C desligado. Tudo isso está em vários tópicos sobre esse tema.

O que difere é que em alguns Monza, sem A/C ligado entra a segunda velocidade quando motor aquece e em outros entra a primeira. Isso se percebe pelos relatos nos tópicos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ventoinha com ar condicionado...

Mensagem não lida por coy »

Carlos pelo que entendi o carro dele entra a primeira velocidade ao ligar o ac e depois trava na segunda sem alternar as velocidades.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha com ar condicionado...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

coy escreveu:Carlos pelo que entendi o carro dele entra a primeira velocidade ao ligar o ac e depois trava na segunda sem alternar as velocidades.
Então,

vai depender de pressão da sistema e temperatura do motor, para saber está normal ou não. Tem que avaliar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RogerVida
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Set 2009, 19:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventoinha com ar condicionado...

Mensagem não lida por RogerVida »

Obrigado amigos pelas resposta...

Carlos, eu não reabri os tópicos que você mencionou pois eram antigos e achei que poderia causar algum transtorno em abrir tópicos antigos.

você disse :
"Quando ligar o A/C, a primeira velocidade entra mesmo com motor frio. Depois de algum tempo, entra a segunda e, pelo menos no meu Monza, alterna entre primeira e segunda conforme pressão do sistema do A/C e temperatura do motor. Vai depender de necessidade de um dos dois para entrar a segunda.
A primeira da conta do recado com A/C desligado. Tudo isso está em vários tópicos sobre esse tema."

Realmente li tudo isto nos tópicos, e entendi sim o que os tópicos estavam dizendo. Só que o meu caso é diferente...

O meu, com o motor frio, se eu ligar o ar condicionado a ventoinha liga no primeiro estágio por uns 2 ou 3 segundos e, após isto, liga o segundo estágio e não sai mais disto...ou seja, fica no segundo estágio todo o tempo que o ar está ligado e em nenhum momento ela fica alternando entre o primeiro e o segundo estágio como o seu...

A temperatura fica na metade entre o azul e o meio e não sai disto e a ventoinha fica rodando no segundo estágio diretão... sem alternar...

Foi por este comportamento que acontece no meu que eu abri este tópico. E este comportamento eu não encontrei nos diversos que eu li...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha com ar condicionado...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se tem tópicos sobre mesmo tema, mesmo antigo e ainda tem dúvidas, melhor manter aqueles tópicos, pois vai agregar mais informações e não vai ficar espalhadas, dificultando a procura de que precisar no futuro.

Como disse, tem que avaliar a pressão do sistema de A/C em conjunto com motor. É possível que esteja com algo errado na pressão interna e o pressostato de solicitação da segunda velocidade fica acionado direto. O pressostato também pode ter problemas, mau contato no chicote... Tem que avaliar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder