Página 1 de 3

Preparação aspro Monza EFI (GNV)

Enviado: 13 Fev 2014, 16:41
por SLE93
Olá pessoal, após acompanhar o fórum a bastante tempo resolvi me cadastrar e pedir a ajuda de vocês, tenho como meta +30 a 50cv mais tem um porem, o carro tem GNV e como faço percursos longos ainda não posso manter o monzão só na podium.
A princípio meu objetivo era turbinar mas teria que passar o GNV para injeção direta e isso ficaria muito além do meu orçamento $$. Pois bem, tenho muitas dúvidas quanto a preparação aspro no monza gnv.

Falando um pouco do monzão, Trata-se de um SL/E 93 4p EFI Gasolina, o carro esta inteiro de mecânica, já são 11 anos nas mãos do meu pai e agora passou pra mim. O motor foi feito a pouco tempo atrás e esta com 15.000 Km, o cabeçote foi feito a cerca de cinco meses, é carro pra pegar e viajar nas condições atuais não bate nada! mas quero algo mais, principalmente quando estou no gnv! minha meta é em 8 ou 10 meses retirar totalmente o gnv passando pra álcool e turbinar ou mudar o kit gnv pra um de 5ª geração com injeção direta e também turbinar, visto que no gnv a pressão sobe até mais que no álcool e a perda de potência com esse kit vai ser minima ou zero. Por conta da paixão do meu pai por esse carro resolvi ficar e não vende-lo pois cheguei a fechar negócio em um Astra Hatch 4p 2007 e nesse rolo o tuba ia junto. De resto estou montando aos poucos do meu jeito, painel digital, couro, volante do cruze, rodas 15 do vectra gsi (cata vento), lanternagem, alinhamento e pintura completa (cinza leon).

Bem seguem minhas dúvidas.

1- Quanto a taxação, estava pensando em 10:1 ou até 11:1 por conta de rodar na podium mas e o gnv? terei problemas em rodar no gnv com a taxa em ambos os valores? no caso das duas taxas eu rebaixaria aproximadamente quanto o cabeçote (1,1mm) para 10:1?.

2- Em meu projeto pretendo usar um comando 272º ou 276º simétrico com overlap curto, novamente a mesma pergunta rs, terá problemas ao rodar no gnv? qual fabricante me indicam?

3- Escapamento será 4x1, qual ponteira me indicam? me interessei nesse coletor http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... romSimilar alguma sugestão?

4- Polia regulável, uma com dentes que seja pro monza já me atende?


Conto com a ajuda de vocês para concretizar esse projeto fora de todos os padrões rsrsrs, tem que ter muito amor pra não ficar com o astra!.

Re: Preparação aspro Monza EFI (GNV)

Enviado: 13 Fev 2014, 16:53
por 500EF
Se pretende turbinar, não gaste com nada agora.

Se não pretende turbinar, converta para álcool (falamos bastante sobre isso no tópico viewtopic.php?f=4&t=29811 ), aumente bem a taxa de compressão e seja feliz no álcool / gnv.

Álcool rende bem com mais taxa que gasolina.

GNV precisa de mais taxa que o álcool ainda para render bem.

E outra coisa que é muito exigida nos GNV (mais ainda se for taxado) é a ignição. Pode ver que é comum fecharem os eletrodos das velas para poupar os cabos e o módulo.

Mantendo aspirado, eu iria de 14:1 + álcoo/gnv + ignição. E mais nada (não mexeria em comando, polia, etc.). E o que vai precisar para isso é exatamente o que está no tópico que postei o link aí em cima. Tudo lá serve para você. ;)

Re: Preparação aspro Monza EFI (GNV)

Enviado: 13 Fev 2014, 18:40
por Rafaelo
SLE93 escreveu:tenho como meta +30 a 50cv mais tem um porem, o carro tem GNV e como faço percursos longos ainda não posso manter o monzão só na podium.
essa meta esquece apenas taxa. vai precisar muito mais que taxa. algo como comando. o problema que eu vejo é o GNV isso atrapalha bastante preparaçao. ja que é um sistema paralelo ao original, prejudica bastante especialmente usando comando de maior duraçao.
SLE93 escreveu:1- Quanto a taxação, estava pensando em 10:1 ou até 11:1 por conta de rodar na podium mas e o gnv? terei problemas em rodar no gnv com a taxa em ambos os valores? no caso das duas taxas eu rebaixaria aproximadamente quanto o cabeçote (1,1mm) para 10:1?.
pistao alcool - 2mm cab = 14:1 ideal pro gnv e alcool.
SLE93 escreveu: 2- Em meu projeto pretendo usar um comando 272º ou 276º simétrico com overlap curto, novamente a mesma pergunta rs, terá problemas ao rodar no gnv? qual fabricante me indicam?
esse comando + taxa + coletor ja pega mais que 30cv no alcool. eu nao tenho experiência com gas, o problema que vejo é um so, backfire. pq pouco overlap o gas fica la na admissao no cruzamento dae da aquela bombinha...

eu nao usaria comando de maior duraçao em GNV
SLE93 escreveu: 3- Escapamento será 4x1, qual ponteira me indicam? me interessei nesse coletor http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... romSimilar alguma sugestão?
esse é o pior que existe. melhor o original todo entupido do que colocar um treco desse todo torto, nem flange direito tem... coletor razuavel esta na faixa de 700,00 mangos, tem um meio inox meio carbono no ML que parece bom. pelo menos um amigo meu disse.
SLE93 escreveu: 4- Polia regulável, uma com dentes que seja pro monza já me atende?
existem, sao 2 modelos no mercado dente antigo dente novo. a polia seria util no alcool pra deixar mais alto, porem ferraria o GNV em baixa. como falei antes, nao da pra atender ambos, alguem sempre vai sair perdendo nessa.

eu tirava o GNV e faria um alcool bruto.

Re: Preparação aspro Monza EFI (GNV)

Enviado: 14 Fev 2014, 10:39
por 500EF
Rafaelo escreveu:pistao alcool - 2mm cab = 14:1 ideal pro gnv e alcool.
Pistão flex - 2mm = 14:1

Pistão à álcool - 2mm vai lá perto dos 15:1. :smt023

Re: Preparação aspro Monza EFI (GNV)

Enviado: 14 Fev 2014, 11:19
por Rafaelo
500EF escreveu:
Rafaelo escreveu:pistao alcool - 2mm cab = 14:1 ideal pro gnv e alcool.
Pistão flex - 2mm = 14:1

Pistão à álcool - 2mm vai lá perto dos 15:1. :smt023
esqueci :smt023

Re: Preparação aspro Monza EFI (GNV)

Enviado: 17 Fev 2014, 00:17
por rafael_club
eu comprei esse mesmo coletor 4x1 no mercado livre gostei do produto claro que poderia ser um pouco melhor mais meu carro ganho desempenho sem sombras de duvidas subia giro mais rapido e ficava + solto em velocidades mais altas,se quiser comprar vai de boa vendedor muito bom e o envio é rapido tudo conforme o anuncio :D ,a proposito seu carro ta usando variador de avanço?isso ajuda a não perder mt potencia;

Re: Preparação aspro Monza EFI (GNV)

Enviado: 18 Mar 2014, 18:29
por Maicon Rodrigues
E baixando 2mm no cabeçote nao prejudica nada?
digo eficiência da câmera e etc?

Re: Preparação aspro Monza EFI (GNV)

Enviado: 18 Mar 2014, 21:55
por 500EF
Nao creio... Faria novamente no astra...