Superaquecimento /estágios da ventoinha
Enviado: 10 Fev 2014, 22:20
Bom pessoal, tô com um problema no arrefecimento e quero uma ajuda de vocês.
Primeiro: o meu é um GLS 96/96 com AC. Aqui no sul está fazendo um calor infernal, 40ºC diariamente sem trégua. Noto que o meu carro esquenta muito. Eu estranho em alguns momentos a ventoinha dele também. Já notei que se eu ligo o ar com o motor frio e dou uma volta com o carro, a ventoinha aciona na velocidade máxima, mesmo com o ponteiro da temperatura estando um pouquinho acima da marca azul. Na cidade o ponteiro fica marcando geralmente a metade do curso e se parar o carro no trânsito, ele sobe um pouco mais, mas a ventoinha não aciona a velocidade máxima, onde deveria, e sim na velocidade em que ela aciona normalmente com o AC ligado. :smt010 Quando eu desligo o carro com o motor quente e o deixo parado por uns 5 min, ao voltar a ligar a ignição, o ponteiro da temperatura quase beira a marca vermelha, então ligo o motor e a ventoinha aciona naquela mesma velocidade do AC e o ponteiro baixa até cerca da metade do seu curso e fica ali, disso não baixa e se deixar ligado, o ponteiro sobe um pouquinho mais. Já notei que algumas vezes a ventoinha acionou em sua velocidade máxima com o motor quente, porém desarma quando o marcador aponta o meio curso (no meu antigo GL SEM ar, ela desarmava quando o ponteiro beirava a marca azul). Na estrada e com o ar ligado, o marcador fica exatamente no meio do seu curso, por vezes sobe um pouquinho.
Segundo: Foi feita limpeza de todo o sistema de arrefecimento, colocado aditivo, trocado a VT e a bomba d'água. Mesmo assim não tem jeito do carro baixar a temperatura. Desconfiei de ter queimado a junta do cabeçote, porém na oficina foi me dito que ela está boa. Também foi apertado o cabeçote, ele estava um pouco frouxo. A temperatura baixou um pouco depois disso, mas voltou a esquentar.
Terceiro: Hoje foi tirada a VT do carro e posto ele na estrada pra testar, também esquentou. O radiador não é o original, já foi trocado pelo antigo proprietário, é um RV (fotos abaixo). Amanhã vou levá-lo para varetar, pode ter alguma sujeira dentro, mas não acho que seja esse o problema...
A minha dúvida é, O QUE PODE SER? :smt017
E quanto a ventoinha do radiador, quantos estágios ela tem de velocidade?
Primeiro: o meu é um GLS 96/96 com AC. Aqui no sul está fazendo um calor infernal, 40ºC diariamente sem trégua. Noto que o meu carro esquenta muito. Eu estranho em alguns momentos a ventoinha dele também. Já notei que se eu ligo o ar com o motor frio e dou uma volta com o carro, a ventoinha aciona na velocidade máxima, mesmo com o ponteiro da temperatura estando um pouquinho acima da marca azul. Na cidade o ponteiro fica marcando geralmente a metade do curso e se parar o carro no trânsito, ele sobe um pouco mais, mas a ventoinha não aciona a velocidade máxima, onde deveria, e sim na velocidade em que ela aciona normalmente com o AC ligado. :smt010 Quando eu desligo o carro com o motor quente e o deixo parado por uns 5 min, ao voltar a ligar a ignição, o ponteiro da temperatura quase beira a marca vermelha, então ligo o motor e a ventoinha aciona naquela mesma velocidade do AC e o ponteiro baixa até cerca da metade do seu curso e fica ali, disso não baixa e se deixar ligado, o ponteiro sobe um pouquinho mais. Já notei que algumas vezes a ventoinha acionou em sua velocidade máxima com o motor quente, porém desarma quando o marcador aponta o meio curso (no meu antigo GL SEM ar, ela desarmava quando o ponteiro beirava a marca azul). Na estrada e com o ar ligado, o marcador fica exatamente no meio do seu curso, por vezes sobe um pouquinho.
Segundo: Foi feita limpeza de todo o sistema de arrefecimento, colocado aditivo, trocado a VT e a bomba d'água. Mesmo assim não tem jeito do carro baixar a temperatura. Desconfiei de ter queimado a junta do cabeçote, porém na oficina foi me dito que ela está boa. Também foi apertado o cabeçote, ele estava um pouco frouxo. A temperatura baixou um pouco depois disso, mas voltou a esquentar.
Terceiro: Hoje foi tirada a VT do carro e posto ele na estrada pra testar, também esquentou. O radiador não é o original, já foi trocado pelo antigo proprietário, é um RV (fotos abaixo). Amanhã vou levá-lo para varetar, pode ter alguma sujeira dentro, mas não acho que seja esse o problema...
A minha dúvida é, O QUE PODE SER? :smt017
E quanto a ventoinha do radiador, quantos estágios ela tem de velocidade?