Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá pessoal,

Este final de semana me dediquei a fazer um estudo completo do distribuidor do Monza. O básico eu já sabia, mas, por mais que existem tópicos e mais tópicos com muitas fotos, tanto sobre o distribuidor do carburado como do EFI (mais deste último), você tem que mexer para entender as minúcias. Adquiri um distribuidor de cobaia com a pretensão de desmontar até as mínimas partes e depois remontar, aprendendo com os erros e acertos cometidos. Compartilho aqui a minha experiência com os amigos monzeiros. Peço aos mais experientes que façam críticas com relação a erros que eu possa ter cometido.


Aí está o dito cujo, já sem tampa e sem a cápsula de avanço:

Imagem


Para tirar a cápsula do avanço, basta remover 2 parafusos, um de cada lado de seu suporte no corpo do distribuidor. Um deles é comum ao encaixe da presilha da tampa. Então, já se consegue afastar a cápsula um pouquinho do corpo e, no espacinho que surge, você consegue puxar com uma chave de fenda a haste para baixo (entendam para baixo aqui como em direção ao acoplamento), desencaixando-a da mesa... Tirar é fácil mas colocar.....


A primeira coisa a se fazer é marcar a posição do rotor em relação ao acoplamento do distribuidor no comando de válvulas, para não ter dúvidas na hora de montar, Na foto abaixo, observe que o ressalto do acoplamento é fora de centro, dividindo em uma parte maior e outra menor. Com o rotor encaixado no eixo e apontando para cima, a parte menor fica pra direita, atentem que, para evitar dúvida na hora da remontagem, este detalhe é importante!!

Imagem



Em seguida, retirar o acoplamento. Para isso, é necessário tirar a molinha indicada na foto abaixo, ela vai em um sulco no acoplamento. Com uma chave de fenda pequena, é bem simples, deve-se tomar cuidado apenas para não deformar ela demais. Retirada a molinha, visualiza-se o pino que prende o acoplamento.

Imagem

Imagem



Assisti um vídeo na Internet de um cidadão falando que é só empurrar este pino com um prego que ele sai... :roll: Ah, tá bom, afffffff..... :evil: Tive que prender muito firmemente o corpo do distribuidor na morsa, envolvendo as garras da morsa com um pano, e descer a marreta em um punção para tirar este bendito pino!! E com ajuda de muito WD40!! Enfim, como o objetivo era aprender com os erros, acho que aqui já cometi um deles: deveria primeiro ter tirado a mesa impulsora junto com a bobina porque as pancadas para tirar o pino podem facilmente fazer trincar o material da bobina impulsora ou arrebentar os fiozinhos do enrolamento dela. Além disso, tem outras coisas frágeis que vou mostrar logo a seguir. Depois de umas 2 horas e com muita raiva, aí está o acoplamento, algumas arruelas (são 3) e um anel de cortiça, que impede que o óleo entre para o distribuidor. Marque a ordem delas para recolocá-las na mesma posição.

Imagem

Imagem



Medindo as arruelas, 2 delas tem por volta de 0.1mm e uma 0.2mm:

Imagem



Para poder tirar o eixo fora do corpo do distribuidor, o próximo passo é tirar a placa que fica abaixo do rotor, retirando estes 2 parafusos:

Imagem



Retirada a placa, se tem esta visão, agora é necessário tirar este anel de suporte, onde entram os parafusos. É bem chatinho, tente apertá-lo e puxá-lo ao mesmo tempo para fazê-lo escapar do sulco onde vai alojado. Assim que começar a sair, vai forçando de um lado, forçando de outro, mas cuidado com a bobina impulsora logo abaixo!!

Imagem



Aí o anel fora do distribuidor:

Imagem



Depois, tire os 3 parafusos que vão no lado de fora do distribuidor (2 você já retirou na hora de sacar a cápsula de avanço): 1 maior, um prende o conector da bobina impulsora, e 2 menores, um prende o encaixe da outra presilha (que talvez você já tenha retirado para facilitar o manuseio nas etapas anteriores) e o outro prende a mesa. Por fotos, é mais fácil, rsrsrsrs:

Imagem



É importante não mudar as posições para evitar de travar a mesa ou, o pior, o eixo do distribuidor.


Enfim, já se consegue puxar o eixo para fora do distribuidor, por cima:

Imagem



Para separar o conjunto de mesa, bobina impulsora e "aranha" do eixo, primeiro tire o anel de trava marcado abaixo, com a ajuda de um alicate próprio pra isso.

Imagem



E então desconecte as molas na parte de baixo do conjunto. Estas molas fazem parte do sistema de avanço centrífugo. Não perca as molas, não são encontradas para reposição!!

Imagem



Aí o conjunto impulsor fora:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



E aqui está o eixo sem ele:

Imagem



Aqui, está o 2º ponto de fragilidade do distribuidor (o 1º é a bobina impulsora em si), que me desencoraja fazer esse trabalho todo no distribuidor que está no meu carro (lembrem que este é um distribuidor "cobaia"): observem estas 2 pontinhas onde as molas vão encaixadas: são frágeis (parecem serem feitas de material de solda), por isso não tente entortá-las com alicate :smt018 , vão quebrar!! Digo isso porque, com o distribuidor já montado, observei que uma das molinhas estavam escapando fácil demais, tentei entortar a pontinha e imaginem o que aconteceu? :smt010


Imagem



No eixo do impulsor, na base, vão duas capinhas nas pontas de encaixe na base do eixo principal (3º ponto de fragilidade). Elas saíram aos pedaços, acredito que devido às pancadas na hora de tirar o maldito pino do acoplamento.

Imagem

Imagem



É por este motivo, e pela bobina impulsora em si, que seria melhor tirar o conjunto impulsor por cima do distribuidor, antes de sacar o acoplamento, afim de poupá-lo das batidas... Nesta opção, as molas podem ser desconectadas pelo buraco aberto ao tirar a cápsula, observem só:

Imagem



Apliquei descarbonizante Car80 em tudo, exceto na mesa, onde fiz uma limpeza mais conservadora, só com paninho, para não estragar a bobina impulsora:

Imagem

Imagem


Depois de uma lavagem com detergente (exceto mesa e bobina), coloquei as peças para secar no Sol forte que fez aqui em Poços no sábado (01/02/2014):

Imagem

Imagem


Para quem teve saco de ler tudo isso até aqui :roll: , este eu acho que seria um serviço decente de desmontagem e limpeza interna do distribuidor. Eu queria também sacar a "aranha" fora de seu eixo, mas definitivamente não consegui, não vislumbrei um meio de forçar a "aranha" de modo a não estragar a bobina :smt017 . Este seria um passo desafiador que teria que ser cumprido na necessidade de troca das bobina impulsora (pra ser sincero, não quero nem pensar nessa necessidade :smt010 ).


Para poder montar tudo, basicamente é seguir as etapas em ordem inversa, mas como já é de costume, montar geralmente é mais difícil do que desmontar, pelos seguintes motivos:


- Na montagem optei por colocar o acoplamento do eixo é só depois voltar o conjunto impulsor no lugar. Então, as molas tiveram que ser reconectadas pelo buraco oval no corpo do distribuidor, com a ajuda de um alicate bem fininho. Foi aqui que, como já disse acima, constatei que uma das molas ficaram escapando e, para tentar solucionar esse incoviente, entortei a pontinha onde a mola rebelde vai encaixada. E deu no que deu...


- É muito chato reconectar a haste da cápsula desafogadora na mesa. A haste não é firme em relação ao corpo da cápsula e, para piorar, o serviço tem que ser feito às cegas, pois a própria cápsula tampa o buraco. Fiquei com medo de quebrar a haste de tanto ficar futucando...


No fim das contas, consegui montar tudo e, aparentemente, o distribuidor ficou como antes. Por sinal, provavelmente está com problemas, pois, assim que o comprei, observei que, ao girar o eixo, as 4 pontinhas da "aranha" ficam tocando, bem de leve, nas 4 pontinhas da mesa. Ao final do serviço, ficou do mesmo jeito. Pergunto aos mais experientes: teriam como fazer alguma regulagem para evitar que isso aconteça? Ou é só entortando as pontinhas? No manual de serviço do Monza, consta que
a folga deve ser entre 0.22mm e 0.60mm, e, embora possa variar entre o mínimo e o máximo, deve ser igual nos 4 pólos

Abaixo, posto algumas dicas de testes, possíveis de serem feitos mesmo com o distribuidor montado no carro, do avanço centrífugo e do avanço à vácuo:

- 1º Teste do avanço centrífugo:


- 2º Teste do avanço à vácuo:


Espero que tenha ajudado e contribuído para enriquecer o fórum. Não aconselho pessoas inexperientes a fazerem o serviço no nível de intrusão aqui mostrado, já que os benefícios não compensam os riscos. Além do mais, a maioria das averiguações e manutenções, exceto troca da bobina impulsora, podem ser feitas sem tirar o eixo do corpo, o que é mais crítico, na minha opinião. :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por waldir »

avvsilva,

muito bom!

Bastante rico em ilustrações e informações.

Falta agora a segunda parte que vc fugiu dela :D que é a troca da bobina impulsora... tão ruim quanto sacar o pino do engate.

Com isso tudo eu considero o distribuidor dos EFI mais fácil.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 03 Fev 2014, 09:50, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por xande do abv »

Muito bom :smt023 em 2013 sofri com isso :smt010 mais ja troquei :mrgreen: parabens pelo topico :smt023 :smt023 :smt023
Avatar do usuário
sjmoreno
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 150
Registrado em: 15 Jun 2010, 17:36
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por sjmoreno »

Essas molas da para ser trocadas por aquela janelinha na lateral do distribuidor?
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por avvsilva »

sjmoreno escreveu:essas molas da pra ser trocadas por aquela janelinha na lateral do distribuidor ?
Olá sjmoreno, até que dá, mas é muito chato. O problema é que se você deixa ela cair lá dentro, dá o que fazer para sacar de volta. Além do mais, quando ela fica lá dentro, corre-se o risco de ficar prensada em algum lugar e ser danificada com o giro do eixo do distribuidor. É preciso bastante cuidado.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
maksonmc
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 06 Set 2014, 09:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por maksonmc »

Revivendo o tópico!!

Há diferença de molas entre distribuidores do mesmo modelo?

Tipo, se um carro for 2.0 e outro 1.8 ou se for gasolina ou álcool?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, há diferenças no distribuidor entre Monza com motor fase I e fase II, 1.8 gasolina e álcool entre eles, e 1.8 e 2.0. Só o 2.0 álcool e gasolina não tem diferenças entre eles.

A diferença está basicamente no avanço centrífugo e o a vácuo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
maksonmc
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 06 Set 2014, 09:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por maksonmc »

Vlw Carlos!

Então tenho problemas. O meu distribuidor deu pau e eu consegui um usado, porém notei que uma das molas dele é mais curta.
Agora lascou.
Responder